segunda-feira - 12/07/2010 - 05:52h

A Espanha da objetividade

Espanha, finalmente, chega ao topo. É a campeã mundial de futebol, ao levantar o título da Copa do Mundo da África.

A conquista nesse domingo (11), vencendo a Holanda por 1 x 0 na prorrogação premiou o bom toque de bola, mas ao contrário do que se exalta, não é uma homenagem ao ataque e, sim, à boa defesa e à posse de bola com técnica.

A Espanha, em sete jogos, fez apenas oito gols (um deles na prorrogação), sofrendo dois. Foram quatro vitórias por 1 x 0. Já a Alemanha, terceira colocada, marcou o dobro.

Entretanto é incontestável que soube ganhar. Soube vencer um tipo de competição que por suas características, prioriza a objetividade, o resultado puro e simples.

A Espanha foi isso: objetiva. Quando possível, fez show. Mas acima de tudo venceu.

Na decisão, contra uma Holanda disciplinada na marcação e até violenta, o time espanhol fez o placar básico no tempo complementar. O adversário, que teve chance de decidir a seu favor, falhou quando não podia falhar em lances com Robben.

O campeão fez por onde chegar a tal conquista. À Holanda caberia um terceiro lugar.

A segunda melhor seleção foi a Alemanha.

Categoria(s): We Are The Champions

Comentários

  1. Marcia Celia diz:

    Caro Carlos Santos e leitores do blog. Sinto-me um pouco frustrada nessa copa. Na primeira fase, torci para muitos africanos e só Gana se classificou, mas todos os sul-americanos chegaram nas oitavas de final. A partir de então, me senti uma polva ao contrario, para não dizer uma Mick Jagger. Senão vejamos: Todos os times que torci nas quartas de final, exceto Uruguai, pararam. Se queria o Paraguai, deu Espanha; se queria Argentina, deu Alemanha, se queria Brasil, Holanda. Só o Uruguai esscapou, por pouco tempo. As emifinais foram ainda mais cruéis. Uruguai perdeu para a Holanda e a Alemanha para a Espanha. Já sabia entao, antes do polvo, quem seria o novo campeão mundial.
    Mas favoritismo e passado glorioso não garantem vitória. Como diz a sabedoria do futebol: Ö jogo é jogado e o lambari é pescado” ou o “jogo sóa acaba quando termina”.
    A Espanha ganhou, então mereceu. Mas não me deixou feliz. A Alemanha foi a seleção que jogou o futebol mais bonito; a Holanda a de melhor campanha.
    Mas a Espanha jogou o jogo, pescou o lambari. Isso é o futebol.

  2. Francisco Rodrigues da Costa diz:

    Derrotado o Brasil pela Holanda, torci pela equipe de Gana. Não dando Brasil, que fosse um time africano. Era meu lema desde o início da Copa. Vibrei com a vitória da Espanha campeã. A Holanda, fez a melhor campanha da Copa, em resusltados. O Brasil, até então, único capeão mundial a levantar a taça em três Continentes, (Europa, uma, Américas três e Ásia, uma), tem a Espanha, agora, como aliada, ganhadora do título fora do seu Continente. Nenhuma outra nação, campeã do Mundo, conseguiu tal feito. Assim, o nosso país perdeu essa hegemonia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.