terça-feira - 28/07/2020 - 16:18h
Crônica

A mocidade não me envelhece


Por François Silvestre

Convivo bem com o envelhecimento por conta dos erros adoráveis da mocidade. Não me arrependo de nada. Faço autocrítica de muita coisa, mas não é arrependimento. Essa coisa de arrepender-se é de natureza religiosa. E fui religioso, na infância. Não me arrependo de tê-lo sido. Autocritico-me.

Autocrítica difere de arrependimento. No arrependimento, você se mortifica. Autoflagela-se. Presta contas aos outros. Na autocrítica, você presta contas a você mesmo. Só. E se ampara moralmente para enfrentar a hipocrisia.

Quem se nega à autocrítica navega entre dois extremos. Ou é santo ou idiota. Não sou nenhum dos dois, graças a Tupã.

Ainda adolescente, vi meu país mergulhar desprotegido numa Ditadura. Poucos anos antes, criança, vi a morte natural do meu pai adotivo. E dois anos depois, aos dez anos, assisti à morte, por assassinato, do meu pai biológico.

A morte não me é companhia da velhiceFoi minha companheira de infância.

Na Casa do Estudante, pardieiro da Praça Lins Caldas, aprendi a lutar contra a Ditadura. Luta pequena, minimalista, de front paupérrimo.

Acreditei na solução comunista. Crença desfeita pelo tempo. Mas, a negação à exploração humana não se desfez. Não envelheceu em mim a negação ao fascismo, ao reacionarismo, à estupidez da Direita.

Não permito à velhice, que adoto sem traumas, o dedo apontado ao jovem que fui. Da mocidade incorporo tudo. Tudo. Principalmente os erros. E tenho pena de quem se mortifica da juventude que teve para vender-se à velhice da mortificação.

Meu corpo envelhece sendo o altar onde reverencio minhas crenças da mocidade. Todas elas. Até, como já disse, as que merecem autocrítica. Arrependimento, nunca.

O fascismo vive por conta e custo da deseducação. O fascismo não é uma ideologia, é um atributo comportamental. E navega em toados os lados. O pai repressor é fascista, mesmo se for socialista. A professora intolerante é fascista, mesmo se for cristã.

O governo brasileiro atual é fascista. Se é que seja governo. Não é ditadura porque não pode, mas gostaria de ser. É militarizado na forma mais avacalhada da vida militar, onde militares da ativa abocanham “as boquinhas” comissionadas, num vergonhoso cabide de empregos. Principalmente nas áreas de saúde e educação públicas.

Por ser velho, vou calar? Nunca. Vivam enquanto for vivo, em mim, as revoltas da juventude.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Clóvis Pituleira diz:

    François você é foda mesmo.Belo artigo,aliás como sempre.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Obrigado Caro François Silvestre, por nos brindar com o belo/singelo e ao mesmo tempo denso artigo de natureza memorialista/existencial, onde com grandeza d’alma e da bela escrita, capitaneia com maestria a diferença entre auto-crítica e arrependimento, que como dissestes, muitos, confundem por medo (Fruto de formação/imposição religiosa) e (ou) por pura ignorância.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Somos os melhores julgadores de nós mesmos. Faço autocrítica, sim. Às vezes me absolvo, às vezes, não. Penso ser um pouco severa e por isso traço linha de conduta para não ter de me enfrentar.

  4. Rocha Neto diz:

    Pena velho conterrâneo que você não mais escreve todos os dias pra que eu possa aprender mais. Hoje você se superou, chegou a me causar uma inveja santa. PARABENS!!!

  5. Amorim diz:

    Obrigado.

  6. Wilson diz:

    Simplesmente magnífico!

  7. Fernando diz:

    Hoje o dia começa muito bem.

  8. Elder cavalcante diz:

    Belíssimo texto! como sempre “.O homi é bom nas letras” Magnífico !!!

  9. David Leite diz:

    François, “10 com louvor”, como diria Márcia de Windson ( fui longe…).
    Abraço
    David

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Trate de voltar a escrever pro Blog aos domingos. O camarada François ensarilha armas e nos desfalca nesse dia, me obrigando a trabalhar mais.

      Câmbio!

  10. Raíssa Tâmisa diz:

    Painho é duca! E educa.

  11. Roncalli Guimarães diz:

    Magnifico !!

  12. Roncalli Guimarães diz:

    Magnífico!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.