sexta-feira - 30/05/2014 - 15:16h
Economia

Aeroporto ganha regulamentação para poder ser operado


O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no Litoral Leste do Ceará, recebeu nesta quarta-feira (28), regulamentação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para operação de voos comerciais. Nos últimos meses, a pista recebeu frisagem da pista, para aumentar o atrito durante voos e decolagens, a última exigência da agência para liberar o uso comercial do equipamento.

Aeroporto fica a poucos quilômetros de Mossoró (Foto: portal do Governo do Estado do Ceará)

“Esta autorização é uma vitória para o Governo do Estado e reconhece todo o esforço que fizemos para cumprir todas as exigências técnicas para operar o aeroporto em perfeito estado. A partir de agora, é retomar a construção de parcerias para trazer voos regulares”, afirma o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

Empregos

Concluído em agosto de 2012, o aeroporto foi projetado para receber aviões de grande porte – Boeing 737, por exemplo – e recebeu investimentos de R$ 36 milhões, oriundos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado.

Até o próximo semestre, serão concluídas as obras do hangar que vai abrigar o Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da companhia aérea TAM. Quando em funcionamento pleno, o centro vai empregar diretamente cerca de 150 pessoas.

Especificações técnicas

A pista de pouso tem 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

Com informações do portal do Governo do Estado do Ceará.

Nota do Blog – Um belo exemplo a ser seguido pelo Rio Grande do Norte e Mossoró. Mas infelizmente o que temos é o inverso dessa realidade cearense, localizada a 95 quilômetros do solo mossoroense

Categoria(s): Administração Pública / Economia

Comentários

  1. ROSANA diz:

    O QUE ADIANTA O POLÍTICO DO ESTADO APOIAR O GOVERNO FEDERAL , VILMA APOIOU O GOVERNO LULA E O MÁXIMO QUE CONSEGUIU PARA GERAR EMPREGOS , FOI UM PRESÍDIO PARA MOSSORÓ ABRIGAR OS BANDIDOS DO BRASIL , INCOMPETÊNCIA DE DONA VILMA ? OU É TAMBÉM O GOVERNO FEDERAL QUE SEMPRE ENXERGOU O RN COMO O LIXO DO BRASIL ? NUNCA FEZ INVESTIMENTOS IMPORTANTES DO RN .DEPOIS RECLAMAM QUE OS NORDESTINOS VÃO PARA SÃO PAULO BUSCAR EMPREGOS E UMA VIDA MELHOR , O NORDESTE É TOTALMENTE ABANDONADO PELO GOVERNO FEDERAL , E ISSO NÃO É EXCLUSIVIDADE DO PT NÃO , TODOS FIZERAM ISSO .

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E o prefeito não voltou da viagem a Brasília dizendo que o Henrique Alves prometeu o início das obras da construção do novo aeroporto de Mossoró para janeiro de 2015, logo DEPOIS das eleições?
    A promessa já cvitou fumaça antes das eleições?
    Juntou-se à promessa dos aviões da FAB para transportar o milho?
    E ainda tem quem acredite em promessa dos Alves. Fico a imaginar o RN tendo como governador o Henrique Alves.
    /////
    A AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA E PAGA PELOS CONTRIBUINTES NÃO FOI DIVULGADA.
    QUANDO SERÁ REALIZADA UMA AUDITORIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ?

  3. Pedro Victor diz:

    Resta lutar pela duplicação da BR 304 pelo menos até Aracati…

  4. Erivan Santos diz:

    Pobre Mossoro, pobre Rn, pobre classe politica potiguar!

  5. Antonio Pinheiro diz:

    Home… bom exemplo tem até demais,não tem é político arrochado para seguí los. Eu duvi dê – ó – dó que o “aeroporto” daqui de Mossoró saia do que está hoje.

  6. AVELINO diz:

    Eitcha, Carlos… “a pista recebeu frisagem da pista, para aumentar o atrito durante voos e decolagens”!!! Não seria “pousos” e decolagens???

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – De fato, Avelino. Reproduzimos na íntegra o texto do jornal O Povo de Fortaleza-CE, confiando no material. Valeu o Control C/Control V, que brinco tratando por “chupa-cabra”. Abração

  7. naide maria rosado de souza diz:

    Muito bem! Vamos seguir o exemplo? A conquista passou tão perto. Queremos nossos aeroportos, precisamos deles engrenados ao desenvolvimento, acelerando o desenvolvimento.

  8. Valceli diz:

    Parabéns pra Nilda por não se acomodar e fazer a diferença na sua atividade profissional, e pra empresa pela sensibilidade e incentivo…Muito bacana!!!

  9. Valceli diz:

    Postagem indevida.. desculpa.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Não! Não existe local indequado para se homenageaar esta Heroína. Deveríamos escrever o seu feito nos muros da cidade, em faixas nas praças e cartazes nos postes.
      Pena que ela não sirva de exemplo aos que rastejam por um cargo comissionado, aos que se prestam a todo tipo de baixaria, aos que tentam justificar o injutificável e para isto não se importam de violentarem às suas próprias consciências chegando até a negarem o que viram e participaram.
      Outras como Luzenildas surgirão, até porque a vida é dinâmica.
      Pena que para a maioria isto não sirva de exemplo
      Continue postando em todos os lugares o nome desta que é um exemplo de tenacidade e determinação,
      Aproveito para mais uma vez parabenizar NILDA.
      ////
      A AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA E PAGA PELOS CONTRIBUINTES NÃO FOI DIVULGADA.
      QUANDO SERÁ REALIZADA UMA AUDITORIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ?

  10. AVELINO diz:

    Conterrâneas e conterrâneos é chagado o momento de rezarmos, acendermos velas 7 dias, batermos tambor, apertarmos o gogó dos novos políticos eleitos e dos velhos políticos inelegíveis, ir para a Praça do Codó implorarmos ou reivindicarmos nas ruas de Mossoró pelo mais fácil, o mais importante, pelo que já virou até bandeira de campanha eleitoral: a duplicação da BR-101, porém no sentido Mossoró-Natal… Este é o lado certo!!!

    Aeroporto não é tão importante assim, só fama, além do medo de muitos em usar o serviço aéreo ainda existe o desserviço do preço exorbitante da passagem aérea que não chega nem perto do preço da passagem da velha Viação Nordeste, né, não??? DUPLICAÇÃO JÁ DA BR-101, AGORA ENTRE NATAL E MOSSORÓ… DE PREFERÊNCIA, POR MOTIVOS ÓBVIOS, DESSA VEZ SEM “JOÃO MAIA” PELO MEIO!!!

  11. B.Aragon diz:

    A maioria dos mossoroenses se conformam com o cidade junina, que não traz nada de relevante, muito pelo contrário.

  12. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Esta questão da construção de um novo aeroporto precisa ser mais bem analisada.
    Aracati é um destino turístico. TURÍSTICO.
    Mossoró não é um destino turístico.
    Aracati tem a pouco mais de 20 quilômetros CANOA QUEBRADA e distando apenas 30 quilômetros MORRO BRANCO. Isto sem falar em MAJORLÂNDIA e várias outras belíssimas praias.
    Mossoró conta apenas com Tibau a 50 quilômetros e Areia Branca a igual distância.
    Fácil concluir que Mossoró não é um destino turístico.
    Como esperar que agências de viagens programem para Mossoró voos charters?
    Com o declínio econômico da cidade, saída da Petrobras e mergulho na politicalha, Mossoró não oferece condições à manutenção de linhas regulares operadas por aviões de médio ou de grande porte. Dificilmente teremos o embarque de 2 mil passageiros por ano em Mossoró, seja para que destino for. E desembarque, não considerando os mossoroenses retornando de alguma viagem, menos ainda.
    Por mais que o governo subsidie passagens, não é possível que companhias como a GOL ou a TAM operem linhas com frequência diária em Mossoró.
    O pouso e decolagem de um Boeing implicam em altos custos. Desde o tempo perdido na operação de pouso, com aproximação, pouso, taxiamento, parada total, desembarque de passageiros, retirada de bagagens e mais o tempo necessário ao embarque de passageiros, quando todo o processo se inverte. No mínimo o avião fica sem voar quase uma hora. No mínimo.
    E fazer tudo isto para o desembarque de três passageiros e embarque de dois?
    A solução não é a construção de um novo aeroporto a fim de que Mossoró passe a contar com serviços aéreos. A solução é outra e requer verbas bem menores e mais fáceis de conseguir.
    Qual a solução?
    Que os gênios descubram o que fazer para que Mossoró volte a contar com serviços aéreos.
    ////
    AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA E PAGA PELOS CONTRIBUINTES NÃO FOI DIVULGADA.
    QUANDO SERÁ REALIZADA UMA AUDITORIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.