• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 02/03/2021 - 21:02h
Fruticultura

Agrícola Famosa se associa a grupo espanhol em negócio de vulto

Por Egídio Serpa (Diário do Nordeste)

Por Bruno Cabral (Focus.jor)

A cearense Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora mundial de melão e melancia, e a Citri&Co, maior produtora e distribuidora europeia de frutas cítricas e de caroço, anunciaram hoje (terça-feira, 2) que se tornaram sócias, mas sem revelar quais os porcentuais dessa sociedade e qual das partes se tornará majoritária.

Parceria entre os dois grupos poderá resultar em fusão adiante, ampliando força em mercado de fruticultura e de capitais (Foto ilustrativa)

Parceria entre os dois grupos poderá resultar em fusão adiante, ampliando força em mercado de fruticultura e de capitais (Foto ilustrativa)

Essa sociedade vinha sendo desenhada há vários meses e era acompanhada com interesse pelo universo empresarial da fruticultura brasileira.

Em comunicado ao mercado, as duas empresas afirmaram que, com essa aliança, se tornarão “uma referência global no mercado de frutas frescas”. Não há qualquer dúvida quanto a isto.

Todo o acordo entre a Citri&Co e a Agrícola Famosa foi costurado pelos financistas da gestora de fundos espanhola Miura Private Equity.

Segundo nota conjunta de ambos os grupos, “a Citri&Co, maior companhia verticalmente integrada, especializada em frutas cítricas e de caroço da Europa, e a Agrícola Famosa, líder mundial na produção e exportação de melões e melancias, se associam para tornarem-se uma referência global no mercado de frutas frescas”.

Acrescenta, que “essa aliança permitirá a ambas as empresas reforçarem suas posições estratégicas, aprimorarem suas propostas de valor e fornecer frutas frescas de alta qualidade para seus clientes atuais e futuros em categorias estratégicas de produtos, sempre aderindo aos mais altos padrões de sustentabilidade e promovendo o desenvolvimento das comunidades locais onde atuam”.

Quem são

Fundada em 1995, a Agrícola Famosa tem sede no Ceará e campos de produção no Rio Grane do Norte, Piauí e Pernambuco, sendo dona de 30 mil hectares de terras próprias, dos quais 10 mil estão em plena produção. A empresa, cujos sócios principais são Carlos Porro e Luís Roberto Barcelos, produz hoje 200 mil toneladas de melões e melancias, exportando para vários mercados, incluindo Estados Unidos, Canadá, Europa, Rússia, Oriente Médio e China.

Por sua vez, a Citri&Co, fundada em 2017, com a integração das empresas Martinavarro e Rio Tinto, e, sem seguida, Perales&Ferrer, Frutas Esther e Sunpack. Hoje, a Citri&Co fornece mais de 500 miltoneladas de frutas frescas e tem 12 “packing houses” (espaços de embalagem).

Futuro com fusão e capital aberto

Luiz Roberto Barcelos, sócio da Agrícola Famosa, comentou que a expectativa é de que, no futuro, as duas companhias possam passar por um processo de fusão e, a partir daí, abrir o capital na Europa ou no Brasil.

“Neste momento, vai haver uma injeção de capital na Agrícola Famosa para amortizar dívida e fazer investimentos para aumentar o portfólio de produtos”, disse Barcelos. Segundo o empresário, a união entre as empresas possibilitará a produção de frutas como uva, manga, laranja e limão.

joint venture já está em vigor e as companhias continuarão operando de forma separada.

“A expectativa é que, juntando as duas empresas, possamos aproveitar as sinergias, gerando o fortalecimento de ambas. Vamos aproveitar as experiências de cada uma no seu continente, para que no futuro elas possam se tornar uma empresa só”, disse Barcelos.

Nota do Blog Carlos Santos – A Agrícola Famosa está localizada na região semi-árida do Nordeste Brasileiro. A Fazenda sede fica incrustada 70% no município de Icapuí, Estado do Ceará, e 30% em Mossoró, onde se localiza seu escritório central.

A empresa brasileira, se já era gigante e referência mundial, com essa composição ganha ainda mais musculatura.

Parabéns!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.