quinta-feira - 30/10/2014 - 08:22h
Câmara de Mossoró

Após duas exclusões, Jório deve ser eleito presidente


A Câmara Municipal de Mossoró realiza antecipação das eleições à sua mesa diretora, para biênio 2015-2016, à manhã de hoje (10 horas). O vereador governista Jório Nogueira (PSD) deverá ser eleito presidente, em lugar de Francisco Carlos (PV), que cumpre mandato tampão até o dia 31 de dezembro deste ano.

Jório (quinto da esquerda para direita) e o prefeito (o sexto) finalmente afinam sintonia (Foto: divulgação)

Jório consolida seu nome com apoio uníssono do governismo com 13 votos e deve ter também votos da oposição. Dois nomes corriam por fora, como o líder da bancada governista Soldado Jadson (Solidariedade) e Alex do Frango (PV), mas recuaram.

A intervenção direta do prefeito Francisco José Júnior (PSD) nos últimos dias, em favor de Jório, pacificou o governismo. Ao mesmo tempo, ratificou maior fortalecimento e iminente ampliação da base do seu governo na Câmara Municipal, pós-eleições estaduais, em que saiu  muito fortalecido.

Na terça-feira (28), o prefeito “Silveira” recebeu os 13 vereadores à noite em seu apartamento. Agradeceu apoio aos seus candidatos eleitos e articulou montagem da mesa diretora.

Ontem (quarta-feira, 29) à noite, foi a vez do próprio Jório reunir seus apoiadores diretos na Casa para afinar discurso. O encontro foi num sítio de sua família, na área urbana da cidade.

A eleição iminente de Jório é uma espécie de “remissão de pecados” do prefeito em relação ao próprio vereador. Em pelo menos dois momentos, nos últimos meses, o rechaçou.

Galeno Torquato

Na eleição que consagrou Francisco Carlos, ele impôs o nome do vereador do PV, ligado ao esquema da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), mesmo com a contrariedade praticamente unânime de sua bancada.

Jório tinha aceno positivo dos vereadores e a simpatia de segmentos da oposição, mas foi preterido.

O próprio prefeito, com o desenrolar do tempo e o distanciamento político do esquema de Fafá, chegou a confessar a alguns interlocutores, que tinha errado ao preterir Jório.

Agora, fez o mesmo de antes em seu favor. Evitou defecções na bancada e colocou Jório como seu candidato.

Outro episódio em que Jório tinha sobrado, recentemente, foi na escolha do candidato a deputado estadual do prefeito. Silveira descartou o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, que o apoiara nas eleições suplementares a prefeito.

Apostou no próprio pai e ex-deputado estadual Francisco José (PROS), mas o nome não vingou porque ocorreu  impedimento legal. Aí Jório Nogueira chegou a sonhar em ser ungido. Tinha apoio do então candidato a governador Robinson Faria (PSD).

Porém o prefeito surpreendeu novamente. Importou o ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato (PSD). Mobilizou militância e apoios na bancada de vereadores, proporcionando votação expressiva para seu ungido.

Agora é Jório. Parece que valeu os sacrifícios, renúncias e amuos.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. Samir Albuquerque diz:

    Se tivesse estudado na UERN não conseguiria, até porque, para presidir de forma satisfatória um poder legislativo, necessário se faz, que uma pessoa possa fazer pelo menos um “O” com uma quenga.

    Não é meu caso, já que – com muito orgulho -, sou Uerniano.

    Vergonhoso! Em qualquer pais de vergonha, alguém que ofenda uma instituição universitária de importância como a UERN jamais seria presidente de um poder, alias, sorte teria se permanecesse com o cargo de representante, quiçá, ser promovido.

    Pena que o Prefeito de Mossoró escolha seguir exemplos passados, em desalinho com a forma de agir que trouxe a ele as vitorias que hoje goza. Lembre-se caro Silveira, os que te antecederam também gostavam de fazer escolhas assim.

  2. Luan Palhares diz:

    Esse prefeito quer Brilhar só! Não apoiou nenhum Mossoroense e de quebra ainda tirou os dois deputados que tinhamos do páreo, com esse estrelismo perde Mossoró que se apequena num plano local…

    Mossoró Perdeu a Governadora

    2 Deputados Estaduais e 1 Federal

    Temos que reconhecer, ficamos menor!

  3. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Híiiiiiiiiiiiii, rapaz!

    Não é que o “simpático” Jório está sorrindo!!! Porque será??????

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.