sexta-feira - 13/06/2014 - 10:04h
No Itaquerão

Baixaria como diversão sádica

O xingamento com expressão de baixo calão, direcionado ontem a presidente Dilma Rousseff (PT), é algo a ser reprovado por qualquer pessoa de bom senso neste país.

Expressão chula que não cabe para uma autoridade presidencial e uma mulher.

A vaia, não.

Ela é uma prerrogativa de quem se sente insatisfeito.

Contudo a baixaria de milhares de pessoas no estádio Itaquerão, na abertura da Copa do Mundo (Brasil 3 x 1 Croácia), é injustificável.

A diversão sádica e, coletiva, garantiu o anonimato dos seus autores, mas expôs o que somos como sociedade.

É a cara de um povo que se sente o máximo com o privilégio de estar ali, mas se apequenou no gesto.

Se a baixaria foi espontânea ou articulada, não interessa.

Sem dúvidas foi uma postura ridícula e pobre.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Monaliza diz:

    Achei uma falta de educação também. Coisa deplorável…

  2. Fred diz:

    Falo mau dos americanos em diversas coisas que não concordo, porém sinto inveja com o espírito de patriotismo que eles possuem independente da ideologia política. Poe ridícula nisso. São essas pessoas que querem “mudanças” que o gigante acordou???

  3. Samir Albuquerque diz:

    Fato interessante: Notaram a ausência de numero significativo – em termos de proporcionalidade – de negros e indígenas?

    Notaram as caras de gente rica em contrapartida a ausência das de pobre?

    Não é falta de educação, sim porque, com certeza, a esmagadora maioria daqueles que ali estavam, brasileiros, detinham diploma de nível superior, bem como, devem pertencer às classes mais favorecidas historicamente deste pais.

    A “insatisfação” ali demonstrada – se é que podemos dizer que aquilo é demonstração de insatisfação, afinal, Lula foi vaiado em discurso de abertura nos jogos pan-americanos – corresponde com mais intensidade, ao espaço dominante que estas classes perderam e tendem a perder na pirâmide socioeconômica deste pais.

    Mesmo assim, não se trata apenas disso. É muito mais uma “cultura” do desrespeito que só pertence a nós brasileiros.Em nenhum outro canto do mundo se vê o povo xingando autoridades, sobretudo, chefes de poder.

    Mas que dizer, quando até em um meio tão polido como o jurídico, um advogado insulta e ameaça o ocupante do mais alto cargo do poder judiciário?

    A cultura do desrespeito parece ser vista como uma qualidade, há quem se orgulhe, a exemplo deste inócuo que sequer cito o nome, de tão enojado que estou, contudo, de fato, para estes o desrespeito à republica e às instituições que lhe representam é motivo de orgulho, talvez algo pra chamar de patriótico, com a mão levantada e o punho serrado.

    Mas a verdade é que, no fim, não é o nome de Dilma, de Joaquim, Sebastião, Maria, Samir ou João que fica manchado, mas a Bandeira, o Brasão, a Constituição, e a própria Democracia brasileira que mais uma vez sofre pelas mãos e bocas de seus próprios senhores, o povo brasileiro.

    • Fred diz:

      A educação que falta não é aquela que aprende na escola. São pessoas que escondem nas multidões que não tem coragem suficiente de fazer só. Somente em grupo.

  4. Rui Nascimento diz:

    Isso é cara de um povo sem cultura, sem formação, mal educado e deselegante. Vaiar sim, faz parte da insatisfação e como se diz por aí: a vaia é o aplauso dos insatisfeitos. Xingar é a mais vil prova de estupidez, afinal, estava li não só a Presidenta da Republica, que jamais poderia satisfazer a todos os 200 milhões de brasileiros. Está ali a MÃE, a AVÓ e antes de tudo a MULHER, que “só” por isso merece o respeito de todos. Vaiar a Presidenta é um direito cívico, mas ao xingar mostramos ao mundo não a insatisfação, mas a ignorância de um povo que confunde insatisfação com desrespeito!
    Aplausos para as vaias! Vaias para o desrespeito!!!

  5. AVELINO diz:

    Viram como o universo das pesquisas interfere no seu resultado? Se por um lado a megera da Dilma é ovacionada com 32% das intenções de voto em pesquisa paga para ser feita na periferia com usuários do “cartão suborno do PT”, por outro lado, o do Itaquerão, verdadeiro universo de amostragem e representação máxima de todos os possíveis eleitores do país ali concentrados, a mesma megera PTralha é ovacionada literalmente com uma estrondosa “vaia de longa duração”, por 2 vezes, e algumas palavras verdadeiramente legítimas que foram ditas ao vento sobre a sua peçonhenta pessoa, personalidade e caráter PTista duvidoso, as quais eu não posso grifá-las aqui, até mesmo porque todos vocês já sabem os seus significados e semelhança com essa decadente mulher presidente!!! ESSA PESQUISA POR AMOSTRAGEM REALIZADA NO ITAQUERÃO FOI REALMENTE A VERDADEIRA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO DOS BRASILEIROS, DEMOCRÁTICA, ESPONTÂNEA E GRATUITA…

    • Fred diz:

      Caro Avelino. Tem certeza que ali está representado pela maioria da população por amostragem?? creio que não. Quem é que tem condições de pagar por um ingresso caro. Assista o comentário da ESPN. Independente da ideologia política a imagem do país está pessima. Como o prórpio Carlos Santos escreveu: “é algo a ser reprovado por qualquer pessoa de bom senso neste país.”

  6. Raniére Fernandes diz:

    Carlos,
    Concordo plenamente. Independentemente de qualquer situação, deve-se respeito ao ser humano, à mulher, à Presidente da República. A frase repetida várias vezes é imprópria para um protesto e para quem quer que seja dirigida.
    O protesto perde a razão de ser.
    Abraço.

  7. naide maria rosado de souza diz:

    Episódio deplorável. Pelo número de pessoas a gritar, nossa imagem fica maculada.

  8. Ana katarina gurgel diz:

    VERGONHA NACIONAL !!! ONDE ESTÁ O RESPEITO???
    Não tem outro nome e não parou por aí, aliás, te dou ainda mais 3 motivos pra justificar e concordar com tudo que falastes.
    1- O espaço e os minutos dados ao marco científico do exoesqueleto do Dr. Nicolelis. GENTEEEEE, UM CARA ANDOU e não foi milagre, foi CIÊNCIAAAAA e BRASILEIRAAAAAAAAA!!!!!! Tantas cabecinhas vibrantes de cinco, seis aninhos, loucos por robótica assistindo a abertura da copa e nem chegaram a ver esse marco histórico.
    2- Tantos artistas a nos representar e colocam dois gringos e a Cláudia Leite, num playback, se esforçando pra imitar a galinha pintadinha.
    3- O primiero gol da copa, ser contra e feito pelo Brasil.
    PELAMORDEDEUS
    Vou ali, me chamem qdo a copa acabar…

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Como querer que o povo não vaie?
    “12/06/2014 22h04- Atualizado em 12/06/2014 22h21
    Autoridades suíças procuraram o Brasil para denunciar Costa, diz MPF.
    Fonte G1”
    Sabem qual foi a denúncia? UM DEPÓSITO DE 23 MILHÕES DE DÓLARES DESTE SUJEITO.
    Na segunda feira este que hoje está recolhido aos costumes em alguma delegacia qualquer, bradou na CPI do Senado que eram MENTIROSOS os que acusavam a Petrobrás de ser um balcão de negócios.
    Como todo marginal, petulante.
    Estas são as figuras colocadas pelo PT em cargos da maior importância na petrobrás.
    E ainda querem que não vaiem?
    Rezo para que o povo se contente apenas em vaiar.
    Por que não estou assistindo ao jogo México X Camarões?
    Detesto roubalheira. Estão anulando gol do México no atacado. Uma vergonha.
    Esta Copa passará para a história do futebol mundial como a COPA DA VERGONHA.
    O PIOR É QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NO bRASIL.
    ////
    QUANDO SERÁ FEITA UMA AUDITORIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ?

    • Fred diz:

      Vaiar é uma coisa. Xingar e outra. Respeitar a dignidade das pessoas é o primeiro passo para conseguir mudar o país. Mudar com a falta de respeito? Não é essa mudança que desejo.

  10. Togo Ferrário diz:

    Caro amigo/jornalista Carlos Santos. E pensar que muitos brasileiros, através das redes sociais, reclamam da falta da educação básica, saúde pública precária, segurança aos frangalhos, dentre muitos outros problemas que são cobrados dos nossos governantes, diga-se de passagem, com muita razão, pagaram caro, muito caro mesmo, para xingarem uma senhora que, quer queiram ou não, é a maior autoridade do país, não têm educação suficiente para exigir tais benefícios, concordas?
    Provavelmente, muitos deles que xingaram, pensam que seria melhor o retorno da ditadura. É bom lembras a estes, e muitos outros também, que numa situação daquelas, jamais veríamos uma manifestação de ‘opinião pública’ com vaias, quiçá com palavrões. Faço minha suas palavras: uma postura ridícula e pobre. Muito pobre!

  11. fernando diz:

    Ainda tem gente falando que o bom do Brasil é o povo brasileiro. O que existe de pior é o povo desse nosso Brasil.

  12. Genivan Vale diz:

    E imaginar que lá estavam pessoas da alta casta paulistana. Absurdo e desrespeitoso.

  13. Ciro de Medeiros Leite diz:

    E essa groceria foi obra da classe média e alta paulista. Que se acham superiores aos nordestinos, chamados de paraibas, depreciativamente pelos paulistas teoricamente educados.

  14. Ramilson diz:

    Só podia ser!
    VAIAS CONTRA DILMA PARTIRAM DE ÁREA VIP
    Vaias e insultos à presidente Dilma Rousseff (PT) durante o jogo de abertura da Copa do Mundo nesta quinta (12) foram iniciadas na ala Vip e se espalharam por outras áreas das arquibancadas; vaias ocorreram antes e após o Hino Nacional; xingamentos foram ouvidos quando a presidente foi mostrada no telão na comemoração do segundo gol da Seleção Brasileira; houve também xingamentos contra a Fifa.
    http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/143355/Vaias-contra-Dilma-partiram-de-área-Vip.htm

  15. Kataiano Alencar diz:

    Ninguém teve pena do Juiz que também foi xingado pelo público, coitado! Inadmissível!!!

  16. Jacqueline Amaral diz:

    Concordo. Foi realmente lamentável. Sua analise está perfeita sobre o fato. Respeito e postura fazem a diferença em qualquer sociedade.

  17. Carlos diz:

    Cada um só dá o que tem !

  18. RONY diz:

    “EI DILMÃO, VAI CATAR COQUINHO”,,,,,kkkkkkk. Melhor assim né. rsrs

  19. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro jornalista Carlos Santos, faço minhas suas bem colocadas palavras, e, digo mais, os xingamentos e as palavras de baixo calão proferidas, não tenham dúvidas, sobretudo pela chamada classe média…nata da casta paulistana, maior reduto do obscurantismo político e ideológico nacional.

    O fato vergonhoso à todos, os quais independente de ideologia busca no equilíbrio de suas ações construir, de fato um país melhor para todos. A ocorrência lastimável bem identifica o verdadeiro grau de civilidade daqueles que graduadamente e gradativamente veem seus privilégios ruírem a par do inexorável processo de transformações a ocorrer no âmbito da sociedade brasileira e das suas instituições democraticamente assistidas e governadas. O acontecimento, sobretudo demonstra infelizmente, inclusive para o mundo, o quanto ainda, necessariamente temos que evoluir como sociedade, em especial por parte daqueles, que sem dúvida, não obstante tenham tido a oportunidade da educação formal, da leitura e, porventura do devido acesso a cultura, assim mesmo, veem-se perdidos nos labirintos ditatoriais e antidemocráticos de suas ideologias e filosofias ultrapassadas.

    O modelo de sociedade daqueles que xingaram a presidente de modo a envergonhar, inclusive os seus pares que possuem alguma noção de bom senso, com certeza não é e, não reflete o modelo de sociedade e de país de que os brasileiros democráticos efetivamente lutam, trabalham e sonham em seu dia-a-dia na busca não apenas de um país, mais ainda da construção de uma nação.

    Peço Vênia aos dignos Web-leitores, Web-leitores/Eleitoreiros esses que, efetivamente não confundem a critica política com baixaria de campanhas eleitorais, que não confundem a critica política com a critica pessoal apimentada com o sal, a pimenta e o fel dos desesperados, para transcrever lúcido e oportuno comentário do Jornalista Florestan Fernades Junior, ei-lo em sua irretocável e concisa íntegra:

    Onde estavam os senhores da Copa?

    por Florestan Fernandes Jr.

    Onde estavam ontem os políticos que festejaram a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014? Onde estavam: Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Campos, Aécio Neves, José Serra, Jaques Wagner, Yeda Crusius, Cid Gomes, Carlos Eduardo de Sousa Braga, Wilma de Faria, Roberto Requião, José Roberto Arruda, Blairo Maggi? Onde estava Marina Silva que queria uma sede no Estado dela, o Acre? Onde estavam os prefeitos, senadores, deputados, ancoras de televisão e rádio que queriam tanto a Copa do Mundo? Onde estavam os prefeitos e governadores responsáveis pelas obras exigidas pela Fifa? Ontem, coube a uma única mulher receber toda a agressão de uma torcida rica e privilegiada que conseguiu ingressos para o jogo de abertura em São Paulo. Uma elite raivosa que não perde a chance de destilar seu ódio de classe, seus preconceitos e sua falta de educação. Parabéns, presidenta Dilma, você não se escondeu nos palácios da República como fizeram os governadores.

    Por último, digo àqueles que não admitem, de fato a alternância de poder em um país governado praticamente 500 (quinhentos) anos pelas mesmas família, grupos e pessoas das mesmas castas e assemelhados, mais ainda se veem perdidos e desesperados quanto a real perspectiva de azos democráticos , de tanto usaram e abusaram quando em oportunidades anterior em que se viram enredados em processos democráticos anteriores, mormente quando exercido por governos nacionalistas e populares.

    Para quem realmente conhece um pouco da nossa história política republicana. Quem LEMBRA não LEMBRA dos muitos golpes perpetrados por essa gente que confunde a força do argumento com o argumento da força> esses mesmo que de maneira desrespeitosa, inoportuna e atrabiliária trataram a nossa presidenta como inimiga do seu povo, fato esse, efetivamente deplorável.

    essa gente , não tenham dúvidas, está saudosa dos anos de chumbo, saudosa do obscurantismo, quando estas mesmas figuras, elas muitas vezes não tinham espaço, vez e voz, nem para balbuciar, quanto mais para xingar e desrespeitar de forma descabida e deplorável a maior autoridade de uma república.

    Um baraço

    RANSUÊLDO VIERIA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  20. Robson Tinoco diz:

    Prezado Carlos Santos, sou leitor assíduo desse que é um dos melhores blogs do país. Concordo que foram inadmissíveis os palavrões dirigidos à nossa Presidenta. Essa classe média alta e os ricos ali presentes não suportam a verdadeira revolução que os governos Lula e Dilma fizeram em nosso país resgatando 40 milhões de brasileiros da miséria. A maioria dos moleques mal-educados ali presentes talvez não tenham estudado a História do Brasil. Se não saberiam que Dilma teve que pegar em armas para defender nosso país contra os gorilas fardados que maltrataram nosso povo durante a ditadura. Dilma foi presa e torturada para que esses moleques pudessem expressar seu ódio de classes livremente numa abertura de Copa.

  21. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Nunca exija de alguém respeito se você não respeita este alguém.
    Quer dizer então que fazem o que fazem com o povo e não se pode mais nem vaiar?
    Vaiaram não a presidenta, mas o fato dela querer usar o futebol como PROPAGANDA ELEITORAL, esta é a realidade que insistem em não ver.
    Por que não vaiam a Presidenta por ocasião das inaugurações que ela realiza Brasil afora?
    Quando vaiaram Rosalba Ciarlini, um bando de fanáticos do PT, todos aqui acharam mil e uma justificativas.
    O povo só fala o que está preso na garganta.
    A vaia foi espontânea, não foi orquestrada. Os que vaiaram não chegaram ao ITAQUERÃO todos juntos, trazidos em ônibus pagos por um partido político qualquer.
    Não cola mais esta de querer transformar a vaiada numa coitadinha.
    Vamos aguardar o que acontecerá no jogo final desta Copa do Mundo que torrou BILHÕES de reais de um povo sem Saúde, Educação e Segurança.
    /////
    QUANDO SERÁ DIVULGADA A AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA?

  22. Erivan Santos diz:

    Não entendi os xingamentos, pois antes de entrarem na Arena, eles mostravam os ingressos com o maior orgulho, como se fossem troféus, foram privilegiados. Depois dizem que o pobre não tem educação! Não era esta imagem que gostaríamos de mostrar para o mundo, mas sim, de um povo alegre, hospitaleiro e educado. Xingar a FIFA, o governo, a maior autoridade do pais, eleita democraticamente pelo voto popular, e ao mesmo tempo, usufruindo desta festa? legitimamente criticada pelo povo nas ruas! Não pareceu de bom senso.

  23. Carlos André diz:

    Caro Jornalista Carlos Santos, estou admirado com vossa admiração quanto a este acontecido, não ao fato de o povo Brasileiro não ter uma educação nórdica em seu modo de se relacionar, mais ao fato de vc não se lembara que esse tipo de manifestação atemporal e desrespeitosa de fundo político de baixo nível ser o fruto do que o próprio PT semeou lá atrás, pois tenho a certeza de que este veneno foi inoculado na sociedade pelo próprio PT que vê agora suas artimanhas serem usadas contra eles, é o mal que eles fizeram no passado ao seus adversários políticos retornando a eles, a violência não mostra a sua face só em atos de agressão física, mais em atos como tais que devemos relembrar, a violência nos dossiês fajutos e anônimos, nas propagandas anônimas de cunho covarde e pejorativo, no apontar de dedo sujo para a sujeira dos outros sem ter provas, é o fulano que é ladrão, o sicrano que é pilantra, os fora FHC, os fora FMI, os quebra-quebra nas manifestações e greves que por muitas vezes colocavam a população refém, como podemos ver se repetindo hoje na copa, onde vemos vários sindicatos se aproveitando do momento do evento para sabotar todos os serviços públicos no intuito de “lutar pelos direitos dos trabalhadores”, e o direito do resto da população?, direito esse que quando o PT era oposição, fazia de tudo para que o país não desse certo, votou contra até ao plano Real, plano que eles colheram os louros, mais faziam isso só por sadismo de ver as ações de seus adversários darem errado, sem se importar com as consequências ruins que poderiam vir contra a nação.
    Isto que está acontecendo com o PT é o caso da cobra que agora esta a morder o próprio rabo, não tenho a intenção de defender a baderna, quebra-quebra e atos de violência seja ela qual for, mais que no fundo da um sentimento de justiça sendo feita, isso dá, não a justiça falha dos homens, mais a justiça natural das coisa a que foi estipulado por DEUS, que pode até tardar mais não falha, esta para quem crer na palavra de Deus não se engana, é a justiça de que; você colhe o que planta, e colhe multiplicado, igual a se plantar uma semente de milho, você não colhe uma semente de milho mais varias espigas cheias de milho, então quem plantar coisas boas, vai colher muitas coisas boas, mais quem plantar coisas ruins, vai colher muitas coisas ruins, disso eu não tenho duvida e nisso eu creio.
    “o que semear a perversidade colherá males” (Provérbios 22.8) .
    “o que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18).
    “porquanto quem semeia vento há de colher o turbilhão” (Oséias 8.7).

  24. Marcelo Mota diz:

    Deplorável mesmo. Ela tem família…

  25. LAMPEJAO diz:

    No itaquerão realmente so tinha ricos,pois o PT, fala todos os dias que acabou com a pobreza no Brasil…..

  26. iara diz:

    È para vaiar dona Dilma sim e muito mas, com respeito.
    Ela só valoriza bandidagem e prostituição.
    Precisa desenvolver as riquezas do Brasil, capacitar as pessoas e por para trabalhar e ñ dar esmolas tão merrecas bolsa isso e aquilo, q eles ñ querem trabalhar e a violência assola com a vagabundagem.

  27. AVELINO diz:

    Vamos deixar pra vaiar essa megera, em rejeição, nas urnas de outubro/2014, gente!!! A guerrilheira Dilmão já se pronunciou que “o ocorrido não vai interferir em nada”!!! Porém, já cancelou as suas aparições em todos os jogos da copa, devendo aparecer, apenas, no último jogo e ainda “só no momento da entrega da taça” ao vencedor. Realmente, “o ocorrido” não interferiu em nada…

  28. Cícero Paiva diz:

    É PROIBIDO PROIBIR! com ou sem palavrão, o povo Brasileiro tem todo Direito de protestar, nas urnas ou fora dela. essas vaias sim, representam a verdadeira pesquisa de intenção de votos. quer respeito? VÁ PRA CUBA! o Brasil é dos Brasileiros e não de um bando de falsos comunistas interessados apenas em se manter no poder a qualquer custo. é bom não esquecer que dilma só se tornou presidente, porque o escândalo do mensalão mandou dirceu pra cadeia!

  29. Elias diz:

    O tiro saiu pela culatra. A militância pró-Dilma está com a faca nos dentes. Já tomou conta das redes sociais e vai pras ruas defender o país dessa gente mesquinha, gananciosa e preconceituosa. Me admira é haver ecos desse discurso no Nordeste, região do país que mais se beneficiou das decisões do governo federal desde 2002. Quem anda por esta região sabe disso. Goiana, Pecem e Suape, as capitais crescendo, transposição do Rio São Francisco indo em frente. Quanto aos nossos graves problemas, se as pessoas cuidassem das coisas como gostam de exigir dos outros, tudo seria melhor, de forma natural. Esta mesma elite que xingou a presidenta, será que recolheu o lixo que deixou no estádio após o jogo, como fizeram os japoneses?

  30. Iris Maia diz:

    Prezado Carlos é a constatação de que há uma grande diferença entre ter educação e ter conhecimento, a primeira pode ser repassada por pais, famílias simples, pois tem a base da sabedoria, já o conhecimento pode ser até comprado ao se pagar bons colégios, boas universidades. Na verdade o que esté acontecendo no Brasil é que alguns brasileiros estão esquecendo que a COPA DO MUNDO ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL estamos recebendo representantes, delegações, torcedores de mais de 30 paises, é um bom momento para mostrarmos o que temos de melhor do nosso Brasil, o momento é da copa do mundo, as eleições serão em outubro. Talvez esses tipos que se utilizam de comportamentos deploráveis, são os mesmos que chegando ao exterior nos envergonhem porque com certeza terão dificuldade de respeitar os costumes das outras nações.
    Viva o nosso querido Brasil. Viva a COPA DO MUNDO NO BRASIL.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.