• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 09/11/2019 - 20:26h
Segurança e Cidadania

BIC de Cláudia Regina será mostrada em evento internacional

A ex-prefeita de Mossoró Cláudia Regina (DEM) participará entre os dias 11 e 13 de novembro do IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política. Será na Universidade de São Paulo (USP). Cláudia fará sustentação oral do artigo “Análise jurídica e sociopolítica de gestões municipais em segurança pública e dignidade dos cidadãos em áreas periféricas”.

Em 29 de agosto de 2013, prefeita Cláudia entrega BIC, com presença da governadora Rosalba (Foto: Carlos Costa)

É um visão científica da experiência da Base Integrada Cidadã (BIC), que ela implantou em Mossoró à época em que foi prefeita (2013), até sofrer processo de cassação e afastamento.

O trabalho fala sobre as competências estabelecidas na Constituição Federal de 1988 para os municípios em paralelo às possíveis atitudes destes na Segurança Pública, citando a BIC do bairro Santo Antônio como exemplo.

Responsabilidade de todos

No texto há um diagnóstico da experiência da Base a partir de fatos ocorridos durante a sua gestão a frente da Prefeitura de Mossoró, referenciado com dados do Governo Federal e materiais jornalísticos mossoroenses. Entre fontes citadas, algumas postagens do Blog Carlos Santos.

Segundo ela, “ainda que a Constituição da República estabeleça que os municípios estão obrigados a defesa do patrimônio público através da Guarda, não os proíbe de preservar e defender a população mas, ao contrário, diz que a Segurança Pública é responsabilidade de todos.”

“Nunca parei de estudar, mas neste ano voltei a UERN (Universidade do Estado do RN como aluna de mestrado, e pretendo utilizar a pesquisa científica em discussões que reverberem na vida das pessoas. A Universidade tem um papel indispensável na construção de novas perspectivas sociais e políticas. Me uno a esses construtores na defesa daquilo que acredito”, diz Cláudia Regina.

Rosalba ‘enterrou’ projeto vitorioso

A primeira BIC foi inaugurada no dia 29 de agosto de 2013 no bairro Santo Antônio, inclusive com presença da então governadora Rosalba Ciarlini (PP). O sucessor, Francisco José Júnior (PSD), ampliou o projeto noutros bairros.

Mas ao assumir a municipalidade em 2017, a atual prefeita Rosalba Ciarlini determinou fechamento de todas. Alegou contenção de despesas, escondendo no argumento um foco político: apagar o que poderia marcar positivamente quem a criou. No mesmo ano, 249 pessoas foram assassinadas em Mossoró, recorde absoluto até hoje. O Santo Antônio foi o campeão de ocorrências.

Interessante é que em seu discurso na entrega da BIC por Cláudia, em 2013, Rosalba criticou o governo estadual anterior (Wilma de Faria/Iberê Ferreira) por ter fechado postos policiais em Mossoró. Para ela, um erro. Decisão que tomou no caso das BIC’s.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Esta ex-prefeita, por sinal foi cassada, pode aproveitar para dizer o custo de construção de cada BIC.
    Quase UM MILHÃO DE REAIS foi o que custou uma BIC.
    Deve falar também do custo de manutenção e do quantos policiais ficavam IMOBILIZADOS em cada uma destas BIC.
    O número de homicídios aumentou, não por conta da extinção destes monstrengos.
    Os homicídios aumentaram porque conta da miséria causada pela corrupção que galopava no país.
    E para complicar o quadro, o crime organizado cresceu por falta de um combate efetivo. Lembro que na época eu escrevia que era preciso não tratar bandidos de alta periculosidade com pão quentinho e refresco de maracujá geladinho.
    Prova que BIC não resolve nada é o Rio de Janeiro. Lá acabaram com as UPP e os homicídios não se agigantaram. E o que eram as BIC senão meros arremedos das UPP.
    Prova que BIC não melhora em nada a segurança é a DIMINUIÇÃO de assassinatos que acontece este ano em Mossoró, no RN e em todo o Brasil.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Não se avexem Monarquistas de plantão juntamente com os mossoroenses que desde priscas eras votam cegamente na Monarquia rosadus, em pouco tempo, quem irá suas BIC’S mágicas, sera a laranja das laranjas: ROSALBA CIARLINE ROSADUS….!!!

    Não esqueçamos, tanto as BIC’S da “rainha” Cláudia Regina, bem com da laranja podre jamais punida por atos de corrupção, corrupção essa, sabidamente perpetrados recorrentemente ao longo do curso e do estuário da história política da governadora que até hoje, mais entristeceu e envergonhou os Norte Rio Grandenses desde a reta tabajara até os limites do Rio Grande do Norte sem sorte com o Ceará…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.