terça-feira - 14/07/2020 - 13:26h
2020

Campanha mostrará peso de velhas lideranças políticas


Qual o papel que as antigas lideranças políticas do Rio Grande do Norte vão ter na campanha municipal 2020?

É uma interrogação, mas podemos começar a ajudar na discussão do tema, para que cada um tenha seu próprio raciocínio, juntando seus próprios argumentos, apresentando teses de contraponto ou confirmação.

Fátima, em posse ao lado de Ezequiel, encobre vice Antenor Roberto; na campanha pode ser encoberta (Foto: arquivo)

As principais lideranças políticas do RN foram derrotadas nas urnas de 2018. O pleito de 2020 em 167 municípios é uma oportunidade para que possam renascer ou tentar uma sobrevida.

Mas é pouco provável que elas sejam representativas e decisivas nas eleições municipais deste ano, na enorme maioria dos municípios potiguares.

Os ex-senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (MDB) perderam em 2018. O ex-deputado federal Henrique Alves (MDB) está fora de combate. Adotou reclusão pessoal e distancia da vida partidária.

O ex-governador Robinson Faria (PSD) também saiu derrotado das urnas há dois anos. Tenta se refazer de forma muito modesta, nos bastidores.

A ascensão de seu filho e deputado federal Fábio Faria (PSD) ao ministério do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é uma luz. Porém, ainda muito tímida. A princípio, não representa uma retomada de fôlego e espaços do seu grupo no RN.

Ezequiel

A ex-governadora Wilma de Faria (já falecida) não deixou herdeiros. Seu grupo foi sepultado com ela em 15 de junho de 2017.

Um nome que se projeta nesse vácuo, como liderança, é do presidente do PSDB no RN e presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza.  Ele tem estendido sua presença políticas nos mais variados municípios e regiões.

Está em ascensão e poderá ter peso em diversas eleições municipais, sobretudo em pequenos municípios.

Os demais políticos que já deram as cartas e decidiam em que direção o vento deveria soprar, provavelmente não terão representatividade como antes. Nada que seja capaz de determinar mudança de rumo numa campanha ou enseje vitória de A ou de B.

Quanto à governadora Fátima Bezerra (PT), é algo a ser discutido. Seu governo anda em baixa, com pouca possibilidade de chegar com força de transferência de votos até às eleições em novembro.

Claro que eu não tenho bola de cristal. Não tenho o poder de preconizar nada. Essa é uma análise sujeita a muitas variáveis e à própria realidade.

Veremos.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. Alcimar de Almeida Silva diz:

    Permito-me observar:

    1 – O ressurgimento de Carlos Eduardo Alves como candidato a Deputado Federal, em dobradinha com o filho de Álvaro Dias – Adjuto Neto – a Deputado Estadual, o que terá provável, para o que bastará a votação de Natal;

    2 – Para consolidar a composição referida no item 1, o Prefeito Álvaro Dias deverá ter como companheira de chapa à reeleição neste ano um indicado por Carlos Eduardo Alves, entre os seguintes nomes: Vereadora Nina Souza, Justina Iva ou Aíla Cortez Pereira, filha do ex-governador Cortez Pereira e prima de Andréa Ramalho, esposa de Carlos Eduardo Alves;

    3 – A candidatura de Robson Faria a Deputado Federal não deve ser desprezada, apesar das perdas e danos;

    4 – A candidatura à vaga de Senador da República – secção no colo do Jean Paul Prates – poderá vir a ser de uma união de forças de Garibaldi Filho e José Agripino que não estão mortos politicamente, arrastando talvez Eu saiba Ciarlini, restando saber quem será o candidato dentre estes ou indicado por estes.

    5 – Vamos esperar o resultado das urnas de 2020.

  2. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Muito difícil Rosalba ser candidata ao senado em 2022, e Agripino e Garibaldi não são mais poderosos, já Robinson Faria tem chances de ser eleito deputado federal pois ele tem coragem de enfiar a mão no bolso.

  3. Miguel diz:

    Vamos reeleger Fátima! Maior governadora de todos os tempos no RN! Estamos ricos e com os bolsos cheios, graças a esse governo popular! De alto nível de aprovação!

  4. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Miguel, fala sério!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.