O Espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró,” que encena o ataque do bando do cangaceiro Lampião a Mossoró, no dia 13 de junho de 19927, entra em sua última semana. As apresentações finais dessa temporada serão quinta-feira (22) e sexta-feira (23), sempre às 21 horas, no adro da Capela de São Vicente. Evento faz parte do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2023.
Além das sessões sempre lotadas, com boa parte formada por turistas, o espetáculo prepara-se para entrar numa outra fase, prometida ainda ano passado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) – veja AQUI. O Chuva de Bala será apresentado em outras cidades e estados do Brasil, como forma de divulgar a cultura local, o Mossoró Cidade Junina (MCJ) e o próprio município.
Todo feito por artistas mossoroenses e região, a peça – com texto do escritor local Tarcísio Gurgel – foca numa situação histórica local, mas é assentada num tema de interesse e estudo no país e mundo: o cangaço. Historiadores, antropólogos e sociólogos tornam o assunto inesgotável.
“Esse espetáculo deveria ser levado para o mundo. Eu já vi várias vezes, mas esse de hoje teve tudo, de harmonia, beleza, encantamento. Eu nunca vi em canto nenhum do mundo um espetáculo a céu aberto desse jeito. Acho que este ano foi muito melhor do que os outros anos”, afirmou a desembargadora Zeneide Bezerra, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), após assistir o Chuva de Bala nessa última quinta-feira (15).
Magistrados do RN e juízes federais, além do desembargador Leonardo Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5), com sede em Recife, exaltaram o conjunto da obra na mesma noite.
“Teremos apoio cultural para garantirmos aos nossos artistas e equipes de apoio, a atividade cênica e profissional por todo o ano, vivendo da arte, do ofício que fazem tão bem e que nos encanta. Mossoró universal”, diz o prefeito ao Blog Carlos Santos. “Depois detalharemos como esse projeto vai se desenvolver”.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Estive esse ano! Uma maravilha! Saudações aos seus criadores, e ao prefeito Allyson por mantê-lo, não sucumbindo a vaidades mesquinhas que novos governantes não raro costumam manifestar.
PENA QUE ELA NÃO CONHECE NOVA JERUSALÉM, ONDE TEM O MAIOR ESPETACULO EM CEU ABERTO DO MUNDO. PAIXÃO DE CRISTO.
Claro que é para o mundo. O RN está no mundo, difícil é saber se o mundo sabe disso.