• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 30/04/2011 - 07:50h

Cientista potiguar é conferencista na Fundação Nobel


Desde 1965, a Fundação Nobel realiza os Simpósios Nobel. Afora os prêmios anuais, são o evento mais importante da instituição. São dedicados às áreas da ciência onde avanços estão ocorrendo. Mais de uma centena já aconteceu.

O de 2011 acontecerá em Estocolmo, Suécia, de 26 a 29 de maio. Chama-se 3M:  Mente, Máquinas e Moléculas.

Terá duas novidades. Uma: será multidisciplinar, até 2010, era por áreas, Física, Química, Fisiologia ou Medicina.

A outra: pela primeira vez, um cientista brasileiro estará entre os conferencistas convidados. É o neurocientista Miguel Nicolelis. Formado em Medicina pela USP, ele está há 22 anos nos Estados Unidos, onde é professor e pesquisador na Universidade Duke. É co-fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra.

A palestra de Miguel Nicolelis será no dia 27 de maio: Princípios da Fisiologia do conjunto de neurônios e como podem ser usados ​​para libertar o cérebro.

Nicolelis já ganhou 38 prêmios internacionais por suas pesquisas. Dois deles, em 2010, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos. Hoje cedo foi comunicado pelo mesmo NIH que ganhou mais um.

Desta vez de U$ 3 milhões para pesquisar como as populações de neurônios (células do cérebro) usam o tempo para apresentar a informação. Em tempos de cortes de verbas nos EUA, uma façanha.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Esse é gênio, um orgulho para os potiguares e todos os brasileiros, mesmo que quase desconhecido em sua própria pátria.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. Rui Nascimento diz:

    Nicolelis, um gênio da ciência, conhecido mundo afora, não é lembrado sequer em terras potiguares. Agora, aviões do forró e sua “chupa que é de uva…”
    Tenho lido entrevistas e reportagens com Miguel Nicolelis em vários Blogs e Sites dos mais acessados do país como: Conversa Afiada, Vi o Mundo, Vermelho entre outros.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.