quarta-feira - 29/02/2012 - 09:00h
Higienização

CNJ deve punir juízes ‘vagabundos’, diz corregedora


Por Felipe Recondo (O Estado de São Paulo)

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, afirmou nesta terça-feira, 28, que é preciso expor as mazelas do Judiciário e punir juízes “vagabundos” para proteger os magistrados honestos que, ela ressaltou, são a maioria.

“Faço isso em prol da magistratura séria e decente e que não pode ser confundida com meia dúzia de vagabundos que estão infiltrados na magistratura”, disse em sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para discutir a proposta de emenda constitucional que amplia e reforça os poderes correcionais do CNJ.

No ano passado, declarações da ministra de que a magistratura brasileira enfrentava “gravíssimos problemas de infiltração de bandidos, escondidos atrás da toga” gerou crise entre o Judiciário e o CNJ. Na ocasião, Eliana Calmon defendia o poder de o órgão investigar magistrados supeitos de cometer irregularidades.

Nessa terça, a ministra afirmou ser necessário retomar a investigação que começou a ser feita no ano passado nos tribunais de Justiça para coibir pagamentos elevados e suspeitos a desembargadores e servidores. A investigação iniciada pelo CNJ no tribunal de Justiça de São Paulo e que seria estendida a outros 21 tribunais foi interrompida por uma liminar concedida no último dia do ano judiciário pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

O processo hoje está sob relatoria do ministro Luiz Fux e não há prazo para que seja julgado.

Nota do Blog – A linha de raciocínio da corregedora é extremamente coerente. Concordo em gênero, número e grau.

Os bons não têm o que temer. E eles, me parece, são a grande maioria.

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Maíla Marques diz:

    Sou admiradora da ministra Eliana Calmon. Espero que ela consiga fazer o trabalho a que se propõe. E como alguns são realmente bandidos, “escondidos atrás da toga”, ela corre um risco grande de morte.
    Que Deus a proteja!

  2. Marcos diz:

    No Brasil se faz criticas ao executivo, legislativo mas o “JUDICIÁRIO” é intocável. A Ministra Eliana, merece todas as honras!!! O poder Judiciário abriga, além de juizes “vagabundos”, bandidos tb.

  3. jb diz:

    “Justiça falível, és a balança de dois pesos que só não pesam nas conciências! Como eu quisera que fosse cega, de verdade, não pela tua igonorância, mas pela imparcialidade!
    O mau juiz é o pior dos homens.
    Se o juiz tiver de pecar, seja, pelo menos, humano. Peque pelo amor a liberdade e não pelo ódio que é a injustiça mais grosseira…
    Vingue em cada absolvição de um miserável a impunidade dos grandes criminosos!…”

    Dr. Marçau personagem de A BAGACEIRA de José Américo de Almeida.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.