segunda-feira - 17/09/2018 - 14:00h
COLUNA DO HERZOG

Do “Sapo barbudo” ao Capitão Bolsonaro


Por Carlos Santos

Na primeira eleição presidencial pós-regime militar de 1964, ocorrida em 1989, a disputa do segundo turno confrontou Luiz Inácio Lula da Silva do PT e o ex-governador alagoano Collor de Melo (PRN).

Nome forte àquela disputa, tido como herdeiro político do ex-presidente João Goulart e do trabalhismo de Getúlio Vargas, Leonel Brizola (PDT) acabou sobrando. Nem por isso deixou de participar do segundo turno, quando apoiou o “sapo barbudo”, alcunha que aplicou em Lula.

Brizola e Lula em 1989, união tática em torno do "sapo barbudo" (Foto: RAR/CV)

Mestre dos apelidos, Brizola justificou que assim o definia, porque a política seria “a arte de engolir sapos” e queria ver a elite brasileira engolir “o Lula”, o sapo barbudo.

Na sucessão presidencial 2018, 29 anos depois, Jair Bolsonaro (PSL) parece encarnar esse papel de sapo. Em verdade, o capitão não é barbudo e já não precisa mais ser empurrado goela abaixo de boa parte da aristocracia, plutocracia e burguesia nacionais, que o vê como palatável.

É príncipe e batráquio ao mesmo tempo.

Provoca um turbilhão de sentimentos ambivalentes, muito parecidos com o que Lula instigava àquele tempo e instiga até hoje: admiração e antipatia, paixão e ódio, esperança e temor.

Guardadas as características ideológicas de cada um e tantas outras diferenças, além de conjunturas distintas e contexto, estamos diante de um personagem também controvertido. Surge num momento de desalento e muitos medos.

O que veremos adiante é uma incógnita, em caso de vitória de Bolsonaro. Sobram suposições, como assim acontecia em relação a Lula àquela época. As urnas vão dizer que direção tomaremos, com ou sem o capitão.

PRIMEIRA PÁGINA

Reta final pode reservar surpresas numa campanha – Na reta final da campanha presidencial de 2014, a então presidente Dilma Rousseff (PT) chegou a somar 36% de intenções de voto e tinha Marina Silva com 33% em sua cola. Havia empate técnico. Mas aí surgiu Aécio Neves (PSDB) lá de trás, atropelando Marina e encostando em Dilma. Tivemos o segundo turno, com vitória de Dilma. Vale lembrar que Marina emplacou impulso em determinada fase da contenda, ao substituir Eduardo Campos (PSB), falecido em acidente aéreo.

Capitão Styvenson é o segundo fenômeno político na Net no RN – Depois do deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), certamente o Capitão Styvenson Valentim (REDE), candidato ao Senado da República este ano, é o segundo grande fenômeno político no estado que é fermentado na Internet, pelas redes sociais. É algo que boa parte da classe política ainda não conseguiu aproveitar melhor, repetindo fórmulas surradas de campanha de rua e estratégias que já não alcançam e mexem com o eleitor. Styvenson tende a ser um nome de projeção nacional numa eventual vitória, algo muito difícil de acontecer noutro cenário, num mundo que antes era analógico.

Ciro sendo Ciro coloca em risco de novo seu projeto presidencial – Mais uma vez candidato à Presidência da república, o candidato Ciro Gomes (PDT) coloca em risco a viabilidade de seu nome. De novo, é protagonista de destempero público. Mas um caso para seu vasto acervo de episódios grosseiros. Dessa feita, com dedo em riste (sempre), esculachou e mandou “prender” um jornalista em Roraima. Outro viés analítico chega a atenuar o incidente, dando-lhe conotação de estratégia de marketing eleitoral, para demonstrar que o candidato não aceita provocações e ser emparedado etc. Francamente! 

Boa prosa sobre política com Eduardo Mendes – Conheci nesse último fim de semana o Eduardo Mendes, “Dudu”, vereador mirim em Mossoró. Conversa para lá de boa. Inteligente, sóbrio, articulado e com uma bagagem de conhecimento de fazer inveja a muita gente madura, Dudu deixou-me ótima impressão. Abração, meu caro.

Alckmin tem presença protocolar no RN – O candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin, teve passagem rápida pelo estado e sem maior desdobramento. Desembarcou na Sexta-feira (14) e teve a companhia de apoios representativos da política no RN, como senador e candidato à Câmara Federal José Agripino (DEM), ex-senador e candidato ao Senado Geraldo Melo (PSDB) e o presidente do PSDB no estado e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

Nova rodada de pesquisa do Ibope sairá na próxima sexta-feira – O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) está com trabalho de campo em andamento. Na próxima sexta-feira (21) deverá apresentar os números da disputa estadual dentro da programação da InterTV Cabugi, empresa contratante do serviço. Veja AQUI os últimos números do Ibope ao Governo do RN, divulgados dia 17 de agosto. Veja AQUI os números ao Senado e AQUI a avaliação do Governo Robinson Faria (PSD).

Dama de Espadas esconde buraco ainda maior na Assembleia Legislativa – A delação da ex-procuradora da Assembleia Legislativa Rita das Mercês Reinaldo ao Ministério Público Federal (MPF), que causou redemoinho na vida pública do estado, poderia ter sido ainda maior se ela tivesse falado tudo que sabe. Foi seletiva e agradou aos procuradores do MPF. Imagine você, se “Ritinha” abre a caixa preta de empréstimos consignados e outras pérolas. Mas tem tempo ainda. É fichinha o rombo de pouco mais de R$ 9,5 milhões que se levantou como desvios através de folha de fantasmas, diante do que foi omitido capciosamente para salvar a boiada restante.

Memória artificial está matando um adágio da política – “O povo tem memória curta.” Esse adágio que se inseriu na cultura política brasileira está seriamente ameaçado de morte. A memória cognitivo/biológica está sendo reavivada pela “memória artificial” do mundo cibernético. As ferramentas de busca como Google trazem à tona declarações, fotos, vídeos e outras manifestações que muitos políticos gostariam de esquecer e torcem para ninguém lembrar. É, os tempos são outros…

“Canteiro da Rosa” virou terra de ninguém – A região dos bairros Santo Antônio, Barrocas e adjacências em Mossoró virou terra de ninguém na atual campanha eleitoral. Já foi o “Canteiro da Rosa”, tratado como possessão do rosalbismo para qualquer conquista eleitoral. Guarda maior contingente de eleitores do município e faz parte de um cinturão de pobreza e precariedade de serviços públicos, que até hoje não foi atenuado a contento. A própria Rosalba Ciarlini (PP) está com dificuldade em pontificar na área. Em recente carreata, a Rosa teve que conviver com a indiferença de muitos e até gestos grosseiros de alguns populares à porta de casa e calçadas. É, os tempos são outros…

Cálculos para estadual e federal estão sendo refeitos - Muitos estudiosos da política do Rio Grande do Norte começam a fazer e refazer contas sobre quociente eleitoral para deputado estadual e deputado federal. O cotidiano da campanha tem demonstrado que o alheamento e a repulsa do eleitor são bem maiores do que esperado. Por isso, muitos candidatos e assessorias admitem contingente superlativo de votos em branco, nulo e abstenções. Em 2014, o quociente para estadual ficou em 69.097. Para federal foi de 197.608. Empurrem esses números realmente para baixo, bem para baixo.

EM PAUTA

TV WR – O empresário mossoroense Wilson Fernandes, que teve nome cotado para ser vice ao Governo do RN, na chapa da senadora Fátima Bezerra (PT), trabalha na montagem documental e estrutural da TV WR. A emissora deverá ficar entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Felipe Camarão, centro da cidade de Mossoró. Fernandes fazia parte do projeto da TV Metropolitano na cidade, mas saiu de sua composição societária.

Advogado – O ex-vereador Joel Canela, de Felipe Guerra, está a pleno vapor em suas atividades como operador do direito. Ocupa elenco de advogados do escritório de Getúlio Andrade em Mossoró e endereço próprio em sua cidade. Atua no Direito Previdenciário, além de áreas Cível, Penal e Eleitoral. Sucesso, meu caro.

Elba e Geraldo – A área de evento do Partage Shopping, de Mossoró, vai receber à noite do dia 3 de outubro (um feriado estadual) a dupla Elba Ramalho-Geraldo Azevedo. A promoção é da Gondim & Garcia. Atrações supimpas, que se diga.

SESAP – A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), com sede à Avenida Deodoro em Natal, vai mudar provisoriamente de endereço para que o imóvel possa passar por séria reforma. A maior parte de sua estrutura ficará à Rua Floriano Peixoto, onde funcionava o Ministério Público. Outra parte continuará no prédio a ser restaurado.

Fenômeno – O alagoano Carlinhos Maia, que tem mais de 9 milhões de seguidores no Instagram, bateu recorde em Mossoró no final de semana. Realizou três apresentações consecutivas à noite de sábado (15) no Teatro Dix-huit Rosado, com casa lotada. Além disso, conquistou ainda mais seus fãs no próprio teatro, hotel e aeroporto, recebendo dezenas deles, incansavelmente. Aplausos, xará. Você merece demais.

Combustíveis – Em Natal, os preços de combustíveis subiram às alturas, em valores muito próximos posto a posto. Odor de cartelização.

SÓ PRA CONTRARIAR

Não conheço um único político que diz duvidar de pesquisa, que não trabalhe com pesquisa.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

Gente, de quem foi a ideia de edificar um terminal de passageiros de ônibus no adro da Igreja de Nossa Senhora de Fátima no abolição II, em Mossoró? Será que não sobrou um pinguinho de bom senso na municipalidade? Caramba! Francamente!

Obrigado à leitura do Nosso BlogAlvany Barros (Mossoró),  Aldo Medeiros Filho (Natal) e  Regina Alves (Apodi).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (10/09) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Kelder diz:

    Engolir foi fácil o difícil é vomitar.

  2. Vitor diz:

    A dicotomia Lula/Bolsonaro só nos mostra como pioramos. Outrora os polos foram ocupados pelo próprio Lula, ou até mesmo Brizola, e o Fernando Henrique Cardoso. No lugar deste, para nossa perplexidade, vem hoje o Bolsonaro, um misógino, instigador da violência e do desprezo pelas minorias, como indígenas e quilombolas. Uma criatura com ideias repugnantes. Os seus quase 30% de intenção de voto apenas demonstram o que todos já sabíamos: somos uma sociedade doente, de pessoas infelizes, frustradas e egoístas. Sinceramente, independentemente da sua vitória, já temos a lamentar.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Imagine você, se “Ritinha” abre a caixa preta de empréstimos consignados e outras pérolas.”
    Este golpe do empréstimo consignado, bem apurado, deixa arrepiado cabelo de ovo.
    Espalhou-se por todo canto.
    Levantem os empréstimos consignados feitos nos últimos anos naas Assembleias e Câmara Municipais de cidades com mais de 100 mil habitantes.
    Enquanto isto acontece e os autores destas safadezas são punidos apenas com inelegibilidade.
    E o povo que se exploda de pagar tantos impostos.
    Se enveredarem pelos FANTASMAS, meu Deus…
    Nada alimenta mais a corrupção do que a impunidade.
    ////
    NUNCA COMETA O ERRO DE PENSAR QUE BABADO É BICO E QUE SEBO DE TRIPA É GORDURA.
    Inácio Augusto de Almeida

  4. Alcimar Bispo diz:

    Amigo, tem mais informações dessa futura TV WR? Grato.

  5. João Claudio diz:

    O povo, cansado de votar no ‘bom’ e antes do término do mandato o eleito virar ‘coisa ‘ruim’, optou por começar votando no ruim para ver se lá pelo quarto ano de gestão a ‘coisa ruim’ se torne uma ‘coisa boa’.

    Mesmo assim o eleitor está ‘escabriado’. Não sabe se vota no Bunda Suja para testemunhar o brasil ir para o brejo ou se vota no Poste do presidiário para assistir de camarote a quadrilha do PT roubar o que restou da Petrobrás.

    É uma duvida cruel, né não?

    P.S – Passei os últimos oito dias na ‘capital mundial do turismo’.

    Em todo lugar que andei, fiz a seguinte pergunta:

    - Aqui tem Burro Encantado???

    A resposta na ponta da língua:

    - Tu é doido, é? Em Natal só dá Fralda Cagada, vice?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Já leu a delação do Palocci?
      ///
      NADA MAIS TRISTE E DIGNO DE PENA DO QUE A DECADÊNCIA DE UM CORRUPTO.
      Inácio Augusto de Almeida

  6. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    . Sim, “ele” surge num “momento de desalento e desespero.” é verdade. Está no meu Bolso, ” o Captain, my Captain.”

    • Naide Maria Rosado de Souza diz:

      .Mesmo longe dos acontecimentos políticos, acompanhando, apenas, o “Nosso Blog”, visualizei uma estrela próxima a Styvenson.
      Bernardo Rosado revoluciona a minha cabeça com sua figura admirável. Então, lanço fé em Styvenson e entrego meu voto ao segundo suplente mais confiável desse meu Brasil, Dr. Bernardo Rosado.

      • Naide Maria Rosado de Souza diz:

        .A indecisão do voto, as perspectivas dos nulos e abstenções, são provas de desalento e os grandes eleitos.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Dr. Bernardo era para ser o candidato a senador.
        Fico a imaginar Styvenson e Bernado no Senado.
        Mossoró daria um salto em tudo o que dependesse de apoio federal.
        Infelizmente a ditadura dos partidos impõe uma candidatura com índices estratosféricos de rejeição.
        Felizmente 2020 está logo aí e teremos em quem votar para prefeito de Mossoró.
        ///
        NUNCA TENTE COLOCAR UM SIRI NA LAMA OU UM CARANGUEJO NA AREIA. NÃO DÁ CERTO.
        COM OS HOMENS ACONTECE A MESMA COISA.
        Inácio Augusto de Almeida

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Kelder, que pérola! Está muito difícil vomitar o Sapo. Muito!

  8. João Claudio diz:

    Inácio, onde vc viu a delação do bandido Palloci?

    Mais: Você está sabendo que é você quem está pagando os honorários dos ‘adevogados’ do Lula?

    Às passagens de avião de São Paulo à Curitiba? A hospedagem em hotel de luxo? Os camarões, filés e lagostas servidos nos ‘restôs’ de Curitiba?

    Tá sabendo? Tá???

    Pois acredite. É verdade.

    Agora, me responda:

    - Em qual país do planeta um cidadão honesto paga os honorário de um ‘adevogado’ PARTICULAR para defender CRIMINOSO já condenado e preso? Qual o país? Qual? Qual?

    - A merda verde e amarela está esculhambada ou num tá???? Hein? Hein?

    Caiam na real, Senhoras e Senhores. O pirão está PER-DI-DO.

    Se ‘O Mito’ não consertar, corram para bem longe. Vai feder, viu?’

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.