segunda-feira - 30/04/2018 - 13:10h
COLUNA DO HERZOG

Desconfie sempre dos políticos, mais ainda em ano eleitoral


Por Carlos Santos

“Desconfie sempre dos políticos, especialmente em períodos eleitorais. É um exercício saudável. Não compre incondicionalmente as ideias que tentam lhe vender. Pense, raciocine, pondere. Não rompa amizades por causa da paixão política. Deixe sempre uma porta aberta para reconciliar-se com quem pensa diferente de você. Pratique a moderação. Se não por outro motivo, para não se sentir um idiota quando o seu líder decidir que é mais conveniente para ele fazer exatamente o contrário do que disse a você (e a todo mundo) que iria fazer.”

O texto acima é do jornalista brasileiro Alon Feuerwerker (foto ao lado), que hoje atua no portal Poder 360. O que ele escreveu virou lugar-comum, clichê, é viralizado há anos em tempos de campanha e de eleições.

O autor fez essa reflexão em seu blog no dia 9 de outubro de 2006, há quase 12 anos.

De lá para cá, quase nada mudou e seu alerta continua atualíssimo.

“Fazer blog dá um trabalhão. Mas é divertido. E dá prazer, principalmente quando você tem a fortuna de ver os seus textos sobreviverem ao tempo e às tempestades”.

O comentário seguinte é do próprio Alon. Foi veiculado em sua página virtual no dia 11 de janeiro de 2007, poucos meses após ter postado “Os limites da valentia“, em que consta o parágrafo que reproduzimos no topo desta coluna.

Cá estamos, em 2018, precisamente no dia 30 de abril, lendo e relendo Alon Feuerwerker. Premonitório e necessário nos dias atuais. Ad infinitum (até o infinito).

Atualíssimo.

PRIMEIRA PÁGINA

Deputados se desentendem seriamente – O presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) e o deputado Nelter Queiroz (MDB) tiveram desentendimento delicado nos intramuros desse poder. O arranca-rabo está sanado, digamos. Eles primariamente ocupam o mesmo espaço no Seridó, núcleo político-eleitoral sempre muito disputado.

Duas decepções para o sistema Alves - O desembarque do ex-deputado estadual Wober Júnior e seu PPS no grupo do governador Robinson Faria (PSD) e a migração do deputado estadual Gustavo Fernandes do MDB para o PSDB foram duas baixas psicológicas delicadas no grupo Alves. Eleitoralmente, não. Pouco representam. Com certeza, se o ex-deputado federal Henrique Alves (MDB) não estivesse preso há quase 11 meses, eles estariam no mesmo canto: apoiando a postulação ao governo de Carlos Eduardo Alves (PDT).

Natal é destaque negativo no “Fantástico” - Na capital do Rio Grande do Norte, a taxa de homicídios passou de dez para setenta a cada cem mil habitantes nos últimos 17 anos. A informação foi passada nesse domingo (29) pelo programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão, mostrando reportagem sobre violência no país, em que a capital do RN e seu entorno aparecem em destaque negativo. Veja AQUI.

Petros “rapa” bolso de petroleiros após rombo da era PT – Começou o “rapa” da Fundação Petrobras de Seguridade Social (PETROS) no bolso de aposentados, pensionistas e pessoal da ativa da Petrobras. Para sanear rombo da ordem de R$ 27,7 bilhões identificados entre 2013 e 2015, esse fundo de pensão passa a cobrar alíquota escorchante dos contribuintes, que não são culpados por essa roubalheira desenfreada da era PT e seus aliados igualmente bandidos. Tem aposentado/pensionista sendo surrupiado com alíquota em torno de 27%. Essa segunda rapinagem (a primeira foi realizada pelos gestores políticos) acontecerá por 18 anos contínuos. São cerca de 64 mil pessoas atingidas diretamente.

Hemocentro vira moeda politiqueira em ano eleitoral – Duas recentes substituições na área de Saúde do Estado do RN mostram que a promessa de fazer apenas “nomeações técnicas” para seu governo, cada dia mais vale menos na gestão Robinson Faria (PSD). No Hemocentro de Mossoró, por exemplo, o bioquímico Samuel Sávio de Oliveira Silva foi substituído por um bacharel em direito no cargo de chefe do Departamento de Hematologia. Denner Kallil Gomes da Silva é o substituto, filho do ex-vereador Daniel Gomes (PSD). Já a hemoterapeuta Leila Rosado de Medeiros foi ejetada da Chefia do Departamento de Hemoterapia para dar espaço à enfermeira Jussara Nayde Dias Figueiredo. Francamente!

Seis eleições suplementares são prévia da disputa de outubro – As seis eleições suplementares a prefeito e vice que vão ocorrer no dia 3 de junho no RN, não devem ser vistas como situações políticas episódicas e estanques. Vão se transformar numa espécie de “primeiro turno” e campo de demonstração de força para os principais grupos políticos do estado. Precisamente acontecerão eleições nos municípios de Ceará-mirim, João Câmara, Pedro Avelino, Galinhos, São José de Campestre e Parazinho.

Alves e Maias juntos novamente – Nesse final de semana, o governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT) cumpriu pela primeira vez uma agenda política de pré-campanha. Enveredou no Seridó, na companhia do senador José Agripino Maia (DEM) e do deputado federal Felipe Maia (DEM), entre outros. Os dois clãs Alves-Maias que protagonizaram renhidas disputas eleitorais em décadas passadas, apostam em nova composição para confronto árduo desses novos tempos. Em 2014, deu zebra quanto ao governo: Robinson Faria (PSD) levou a melhor.

Carlos, Agripino e Felipe Maia tiveram programação de pré-campanha no final de semana (Foto: cedida)

Rosalbismo usa velha fórmula para “campanha” 2018 – A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) colocou em andamento há poucos dias e vai tanger pelos próximos meses, dezenas de solenidades de “assinatura” de ordem de serviço e de “reinaugurações” de praças na cidade de Mossoró. A velha fórmula tentará dar visibilidade ao governo e a seus candidatos, com foco nas eleições deste ano. O filho Kadu Ciarlini e a irmã Ruth Ciarlini são nomes que podem figurar entre seus candidatos a deputado estadual e vice-governador. Tem ainda o projeto de reeleição à Câmara Federal do seu sobrinho-afim Beto Rosado (PP). Leia também: Rosalba começa ‘campanha’ do filho.

EM PAUTA

Dupla dinâmica – José Nilton (Nilton Baresi) e Edilson Martins reforçam parceria de trabalho na área de produção de arte-jornalismo-comercial capitaneando a empresa “Imagética”. Apostam na confecção de vídeos institucionais, para o setor político e comercial em TV e redes sociais. Sucesso garantido.

Novo livro – O juiz federal e escritor cearense Marcos Mairton lança novo livro, agora em parceria com o ilustrador Valdério Costa. “Breve anotações de um andarilho” é recheado de microcontos. Saiba mais informações sobre lançamentos e aquisição de exemplares clicando AQUI.

Marcos Mairton: andarilho (Foto: Mundo Cordel)

Martins – Está definida mais uma edição do Festival Gastronômico de Martins, cidade serrana da região Oeste do RN. O evento vai acontecer no período de 20 à 22 de Julho. É uma festa superbacana, com as delícias da mesa, belezas naturais, música, cultura e oportunidade de encontros e reencontros. Bom demais.

Reformas - O Centro Pastoral Catequético da Paróquia de Santa Luzia em Mossoró vai passar por uma reforma nos próximos dias. O antigo prédio localizado na praça da Biblioteca Municipal será climatizado, vai ganhar um auditório com 200 lugares no térreo e sete salas no primeiro andar para a realização das mais diversas atividades da Igreja. O Seminário Santa Teresinha também tem obras para mudança no piso e no presbitério e vai ganhar nova pintura.

Giraffas – A Giraffas, rede de fast-food brasileira fundada em 1981 no Distrito Federal, pelos empresários Mauro Lacerda e Muniz Neto, sonda mercado mossoroense. Caminha para se instalar em endereço concorrido.

Desperdício de água – A empresa Cimsal, como membro do Comitê da Bacia do Rio Mossoró-Apodi, informa que a comporta da Barragem de Umari no município de Upanema está com um vazamento sem controle de 400 l/s. Este descontrole causa imenso desperdício de água. O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) está cientificado do problema.

Recanto da Serra – Impecável a Pousada Recanto da Serra em Portalegre-RN (130 km de Mossoró e 377,3 do Natal). Local com apartamentos aconchegantes, ótima cozinha e atendimento. Bem, quanto à vista… A natureza é um convite a mais. Gostei. Anote o contato: (84) 99647-1213.

Pousada Recanto da Serra fica em Portalegre, em meio à paisagem exuberante e boa estrutura (Foto: Blog CS)

Soccer – Em Luís Gomes-RN, região Oeste do RN, está em plena utilização o primeiro campo de soccer (Arena Society) da cidade. A estrutura faz parte de um complexo de lazer e turismo que contará ainda com piscina e apartamentos, na Rua dos Funcionários.

Cacim - Na próxima quarta-feira (2), o Centro de Análises Clínicas e Imunológicas (CACIM) abre mais uma unidade em Mossoró. Será no Conjunto Nova Mossoró, Rua Principal com Rua Jaguar (lote 17, quadra 38), a partir das 6h. Logo em seguida, às 8h, ocorrerá a benção das instalações por Padre Carlinhos, e um café da manhã.

Canal aberto – Em breve, Mossoró terá uma nova TV local aberta. Outros municípios próximos deverão ser alcançados. A Terra do Sal está no ar em fase experimental no Canal 14, mas já funciona no  sistema Cabo Brisanet (Canal 173).

SÓ PRA CONTRARIAR

Quando aparecerá o primeiro pré-candidato ao governo do RN com a proposta de uma “Reforma de Estado”, que trate da redução do custeio de outros poderes e órgãos que recebem duodécimo?

GERAIS…GERAIS…GERAIS

Em alguns trechos da BR-405, especialmente à altura de Itaú e Severiano Melo, está em andamento trabalho de tapa-buraco para sanar o surgimento e ampliação de irregularidades na pista de rolamento, em decorrência do período invernoso.

A 14ª Feira do Livro de Mossoró está confirmada. Vai acontecer de 30 de outubro a 4 de novembro deste ano, no Partage Shopping.

Obrigado à leitura do Nosso BlogHélio Oliveira (Mossoró), José Vieira (Pau dos Ferros) e Almir Morais (Natal).

Veja a Coluna do Herzog da segunda-feira (23/04) passado, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Desconfio sempre dos políticos. As falas já não me encantam, causam perplexidade.
    Se prestarmos atenção às matérias de ontem, veremos análises e sugestões para o desenvolvimento do RN. O caminho das pedras vem esmiuçado, quase uma cartilha e de graça. Não adianta mais o repetitivo investirei na educação e na saúde. Há procedimentos corretos que os políticos precisam aprender para uma boa gestão. Não adianta ser casado com, ou filho de. Tem de saber gerir.
    Atenção ao vazamento na comporta da Barragem de Umari, alertada pela Cimsal. Já temos insuficiência de água, desperdiçá-la é monstruosidade. Que o órgão competente tenha realizado os reparos.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Os Alves, politicamente falando, não mais existem. Garibaldi, se candidato for, não fica nem em 3º.
    Este desconto absurdo no salário e aposentadoria dos petroleiros em nada afetará o sentimento desta categoria em relação ao responsável pela roubalheira que provocou este rombo gigantesco.
    Ninguém duvide se amanhã estiverem nas ruas, não protestando contra este desconto, mas contra a prisão de condenado em todas instâncias.
    Fica louco quem se meter a entender o nosso povo.
    Basta ver quem lidera todas as pesquisas.
    ///
    DEPOIS DO PARECER DA PGJ EXISTE ALGUM PRAZO PARA UM PROCESSO SER JULGADO?
    LEIAM O QUE KENNEDY SALVADOR ESCREVEU A RESPEITO DO ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO:
    ARRASTÃO OU FARSA?
    21 de abril às 16:06 ·
    Kennedy Salvador
    Thurbay Rodrigues, é tudo mentira! Ela pegou um dinheiro emprestado para usar na campanha; não pagou; e o cidadão que eu jamais direi aqui o nome, depois de ser enrolado por ela diariamente perdeu a paciência e foi tentar resolver se utilizando das próprias razões. Ela disse na “estória do roubo” que ofereceu outro carro aos “ladrões” porque o carro que eles pegaram era para “pessoas especiais” e não sabiam dirigir. MENTIRA! Ela tentou negociar com o cobrador sem que as pessoas que a aguardavam para viajar percebessem que era uma cobrança e inventou essa estória de roubo (DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA). Enfim, os “ladrões” levaram alguma coisa? Não! NOTA: PROVO TUDO ISSO NA HORA QUE VOCÊ QUISER VIU ISABEL? INCLUSIVE COM OS TÍTULOS DE CRÉDITO QUE OS TENHO COMIGO.
    ////
    Cabe ao delegado ou ao MPRN prosseguir com as investigações ouvindo quem abriu o BO e quem disse que o arrastão não passou de uma farsa.Isto tem que ser passado a limpo.
    NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Nunca vão chamar o Kennedy Salvador para dizer em depoimento que provas tem de que o ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO na realidade foi uma farsa?
      Por que não realizar uma acareação entre Kennedy Salvador e todos os que estavam no local do ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO? Por que isto ainda não aconteceu?
      Mossoró a tudo assiste estupefata.
      Em que país do mundo alguém vai acreditar que uma denúncia como esta fique sem a devida apuração?
      Nem em Sucupira coisa parecida aconteceu.
      Fica provado que a realidade supera a ficção.
      ///
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO.
      ANTES QUE ME PROCESSEM, QUEM DISSE QUE O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO NÃO PASSA DE UMA FARSA FOI O ADVOGADO KENNEDY SALVADOR.
      COMO JORNALISTA, REGISTRO PROFISSIONAL 303 DRT-CE , APENAS COBRO A APURAÇÃO DOS FATOS.
      SE ISTO UM JORNALISTA NÃO MAIS PUDER FAZER QUE SE INSTALE IMEDIATAMENTE A DITADURA.

  3. João Claudio diz:

    Eu não acredito em politico, e muito menos em meteorologistas brasileiros.

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Negociar cargos no hemocentro para atender interesses políticos é inconcebível. Atentem para o gabarito dos que foram substituídos. Atentem para o gabarito dos que vão substituí-los.
    O que corre nas veias do governador do RN?

  5. François Silvestre diz:

    Eu desconfio primeiramente dos eleitores. Só se compra o que está à venda. Só há político ruim eleito e reeleito porque o eleitor não presta.

    • Naide Maria Rosado de Souza diz:

      Sim, François Silvestre, votamos mal. Para consertarmos isso
      precisamos de boas opções. Tenho procurado. Busca inglória.

  6. João Claudio diz:

    O que tem eleitor que não presta…Que o digam Collor, Renan, Sarney, Jucá, e milhares de outros peçonhentos.

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Amorim. Uma dentadura, uma feira…um caixão.
    Em troca de voto. Tristeza!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.