• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 30/06/2010 - 10:44h

Cresce mortalidade infantil e materna em Mossoró

Em reunião com o promotor de Justiça de Defesa da Saúde de Mossoró, Guglielmo Marconi Soares de Castro, o Secretário de Cidadania, Francisco Carlos Carvalho de Melo, comunicou ao Ministério Público o aumento dos casos de óbito de recém nascidos e mães na cidade e manifestou a intenção de buscar uma solução conjunta com o MP.

Guglielmo Marconi entende que o primeiro passo é identificar as causas do problema. Para isso, ele instaurou um Inquérito Civil para investigar o que tem motivado esse aumento na mortalidade infantil e materna.

“É preciso saber as causas reais para podermos tomar providências eficazes”, ressalta o promotor de Justiça.

Segundo ele, Mossoró possui apenas um hospital que realiza partos, é a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado. “Por ser o único e ainda atender várias cidades da região, a casa de saúde está operando sobrecarregada. E essa pode ser uma das causas da mortalidade; mas isso só saberemos ao final da investigação”, afirmou.

O Inquérito Civil vai apurar a qualidade das ações preventivas e assistenciais desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde em Mossoró no intuito de melhorar os indicadores de saúde relacionados à redução da mortalidade materna e infantil. Como primeiras medidas o Promotor de Justiça solicitou à Secretaria Municipal da Cidadania, no prazo de dez dias, informações sobre a constituição de um grupo gestor do programa municipal de redução da mortalidade materna e infantil.

Para poder traçar um quadro geral sobre a situação, Guglielmo Marconi requisitou ainda à 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), em, até 15 dias, um relatório analítico dos casos de investigação de mortalidade materna e infantil desenvolvidas nos anos de 2009 e 2010.

No relatório ele pede que sejam indicadas as possíveis falhas constatadas no atendimento prestado às gestantes ou crianças falecidas.

Com informações do MPRN.

Nota do Blog – Pobre Mossoró!

A cidade do festim, que se jacta de ser capital disso e daquilo, sempre imersa no faz-de-conta, não consegue garantir a vida, um bem elementar – um direito fundamental.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. ze roberto diz:

    E o povo “safado que é”(segundo Henfil),veste-se de verde e amarelo como se isso,copa do mundo,fosse uma guerra entre nações e já nesses dias próximos,se engalfinharão,defendendo o seu QUINHÃO,na escolha dos safadões que comandarão a política,aqui,alí e alhures.Vou dizer de novo: Homi,vá cagar!

  2. Rui Nascimento diz:

    Zé, Pelo menos a Copa é a cada 4 anos, então… Viva o São João, o MCJ e o Jornal Hoje! Vivaaaaaa!!!! Ah, só lembrando, esse ano tem eleição, então…

  3. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    “Vida de gado, povo marcado, povo feliz”.

  4. MARCOS PINTO - Do IHGRN e do ICOP. diz:

    Isso é uma LÁSTIMA e uma profunda TRISTEZA. E ainda tem uns bocós por aí, rinchando nos quatro cantos da cidade, afirmando equinamente que Mossoró é uma cidade progre$$i$ta.

  5. Jonas Farias de Melo diz:

    A unica coisa que o brasileiro sabe fazer, coitado, é jogar bola. Nunca inventou nada, não sabe criar nada e tudo que aqui está é copiado de outros países. Mais precisamente dos EUA e Europa. O QI de todo ser humano está localizado na cabeça. O dos brasileiros, nos pés.
    Sobre o comentário do Zé Roberto, eu endosso dizendo que, após uma partida da seleção brasileira na copa do mundo, o povo sai as ruas como se tivesse ganho sozinho milhões de reais na mega sena. A celebração exagerada diante de um espetáculo xulo, deixa realmente dúvidas o grau de idiotice desta nação. O povo (pobre) dos Estados Unidos da America (país pobre que faz parte do terceiro mundo) parou, literalmente, uma única vez em toda sua existencia: No dia 20 de julho de 1969, quando um americano PISOU na Lua.
    O Brasil (país riquissimo e de primeiro mundo), pára, literalmente, todas as vezes que a seleção de futebol PISA no gramado de um campo de futebo (o brasileiro, coitado, não tem o que comemorar. O motivo de alegria e emoção, estão nos PÉS de onze homens).

    Brasileiros! Encham o peito e gritem bem forte: NÓS SOMOS OS MELHORES DO MUNDO NO FUTEBOL. NÓS SOMOS OS CAMPEÕES.
    O resto? Ah! o resto…o resto…..o resto….Ei pessoal! o carnaval vem ai. E ai? Vamu prá Salvador, Recife, Aracati… Vai ser o bicho. Ei, eu ouvi dizer que Aviões vai tocar em Tibau. Bora?

    E assim caminha a humanidade. E os idiotas brasileiros também.
    Primeiro mundo? Aqui? NUNCA. Só se acabar com tudo e começar do zero.

    P.S- Alguém vai questionar: e o avião? não foi o Santos Dumont quem inventou?
    Resposta: NÃO! Quem de fato inventou o avião (“Flyer I”, 17 de Dezembro, 1903) foram os americanos Orville Wright e Wilbur Wright, os Irmãos Wright. Santos Dumont (voou no 14 bis em 1906) é creditado no Brasil e na França como o responsável pelo primeiro vôo num avião. Porém, na maior parte do mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright.

    Alguém conhece algum brasileiro que ganhou um Premio Nobel? Um Oscar? Um intelectual ou genio reconhecido no exterior?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.