sexta-feira - 08/05/2020 - 21:35h
Brasil

De cultura e sucata


Por François Silvestre

Ou da sucata na cultura. Vamos aos conceitos. Cultura é tudo que o homem criaproduz, transforma ou inventa em convívio ou confronto com a natureza. O inverso é de origem natural, inclusive o próprio homem.

Quando um ancestral nosso usou um rebolo para derrubar uma fruta, nascia ali um objeto cultural. Lá no terreiro da caverna, ainda no som gutural sem organização vocálica.

O tempo, estuário da História, em que ela se realiza sem controle dos protagonistas, altera tudo. Inclusive a forma de compreensão dos conceitos.

Daí que a palavra cultura sofreu e ainda sofre alterações semânticas. Como todas ou quase todas as palavras. Algumas morrem, pelo desuso. E um desses sentidos dados à palavra cultura é de acúmulo de conhecimentosFulano tem cultura, ou fulano é culto.

Pois bem. Nessa confusão de gerência de órgão cultural, vem a pergunta: O indicado tem cultura? Não vejo necessidade desse atributo. Posto que ele poderá ser suprido pelo bom senso ou por assessoria competente.

Assim como não precisa ser culto para exercer a presidência da República. Não. Se você fizer um passeio pelos nomes dos nossos presidentes, poucos merecem a adjetivação de culto. Poucos.

Mas há um atributo indispensável para exercer a presidência da República ou qualquer órgão diretivo da cultura. Esse atributo é a COMPOSTURA.

Bolsonaro tem cultura? Não. Isso faz falta? NãoBolsonaro tem compostura? Não. Isso faz falta? Faz. Um presidente sem compostura não tem legitimidade moral para exercer o cargo. Regina Duarte tem cultura? Não. Isso faz falta? NãoRegina Duarte tem compostura? Não. isso faz falta? FazUma diretora cultural sem compostura não possui legitimidade moral para dirigir a cultura. Ponto.

Daí é sair de rainha da sucata para peça da mesma, no meio das tranqueiras. De carburador pifado a virabrequim desmontado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Opinião / Política

Comentários

  1. Amorim diz:

    Ela tá com o giglê desregulado!
    Esse rapáz é completamente destrabelhado.
    Quem se mete com quadripolar, quadripolar é!
    SMJ.

  2. François Silvestre diz:

    A legitimidade eleitoral, democrática, não exclui as obrigações de respeito à honra e à liturgia do cargo. Collor foi eleito legitimamente, e legalmente foi derrubado. Dilma também. Nixon, nos Estados Unidos, em segundo mandato, caiu após ser flagrado em desacordo com o pudor litúrgico. A frente das legitimidades é bem ampla. Inclusive a legitimidade da conveniência política. Será conveniente politicamente, neste momento, um processo de deposição do presidente da República? Pessoalmente entendo que não é conveniente. O que não exclui o direito de apontar motivos.

    • Amorim diz:

      Concordo, desde que ele faça tratamento psiquiatríco intensivo, no minimo 45 dias de internamento em Hospital Psiquiatríco, terapial ocupacional e acompanhamento psicológico.
      Bom dia!
      Ps. Se eu continuar ouvido o nome deste sujeito, vou pro churrasco!

  3. Hermiro Filho diz:

    Como o presidente do Brasil é bombardeado todos os dias.
    Todos sabemos que se não tivesse acontecendo essa pandemia, o Brasil estava caminhando para o bem comum da sociedade que é o desenvolvimento. Tudo que é ruim a culpa é do mesmo.
    É o que eu penso.

  4. Rui Nascimento diz:

    Quem vai ligar para uma maluca na Cultura, quando se tem um DOIDO na presidência??

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ora ora sumidade Burro Nariana que atende pelo nome de Hermiro Filho, você que possui as digitais na eleição da Cavalgadura Mor e Besta Quadrada Genocida Jair Messias Asco Naro. Por um acaso, Vossa Insolência lembra quem queria metralhar todos os adversários, segundo a própria Cavalgadura Mor, comunistas e Petistas inimigos da Pátria…!!!???

    Então por qual razão, Vossa insolência pede socorro por simples bombardeio via imprensa…!!!???

    Afinal quem passou 30 anos na política tradicional (VINDE DOS QUAIS NO PP DE PAULO MALUF) , fisiológico, podre, corrupto e clientelista,, por qual razão iria fazer, num passe de mágica, a propagada, cínica e mentirosa nova política….!!!???

    CONFORME SE DENOTA, NA TENTATIVA DE DEFENDER O INDEFENSÁVEL E JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL, E, CLARO NA CONTINUIDADE DO APOIO INCONDICIONAL À BESTA QUADRADA E GENOCIDA MAIS CONHECIDA COMO JAIR MESSIAS ASCO NARO, NUM É QUE OS BURRO NARIANOS PASSARAM PARA A FASE DO SE, OU SEJA, SE NÃO TIVESSE CERCADO DE ANENCÉFALOS, SE NÃO TIVESSE CERCADO DE MILICIANOS, SE NÃO TIVESSE CERCADO DE PASTORES PICARETAS, SE SEUS FILHOS NÃO ATRAPALHASSEM TANTO, E, MAIS CONTEMPORANEAMENTE…. SE NÃO EXISTISSE A PANDEMIA….!!!

    Nesse contexto, muito embora o caixão ainda não tenha sido deveras enterrado, respeitosamente indaga-se, até quando as viúvas chorarão antecipadamente….!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  6. Jessé de Andrade Alexandria diz:

    O engraçado é que tem gente que tem opinião: na minha opinião o Brasil ia bem até a pandemia. O capitalismo não ia bem no mundo. A gente tem que olhar os dados da economia brasileira pré-pandemia. E eram sofríveis. E são sofríveis os dados da COVID-19 no Brasil, um genocídio. E esse presidente não tem nada de doido, ele é um monstro, um genocida, que tem que ser denunciado no Tribunal de Haia. E tem que ser defenestrado. Ele é uma vergonha. Quem vê e escuta os noticiários do mundo (e eu vejo e escuto), na Espanha, Itália, EUA, México, Argentina, Alemanha, etc., toma conhecimento de que o mundo inteiro condena a política do presidente brasileiro: gerontocida (assassino de velhos), genocida (assassino de etnias), aporófobo (neologismo para quem odeia pobres). Ele é um verme, e são vermes aqueles que o defendem e o seguem. E são cúmplices aqueles que votaram nele e agora fazem cara de paisagem, como se não tivessem nada que ver com isso. Cúmplices e assassinos. Eu vou viver para ver a queda desse palhaço assassino e ver essa gente escrota que caminha com ele ser derrotada nas urnas.

  7. Hermiro Filho diz:

    Vocês esquerdopatas ainda não esqueceram da derrota eleitoral, né, seus escrotos. O atual presidente é tão ruim que continua, segundo pesquisas divulgadas na imprensa brasileira, em que consta o mesmo na liderança.
    Evitem um infarto, hehehehehe

  8. Rui Nascimento diz:

    Normal!
    Quando não há argumentos vêm as agressões. Tal “mito”, tal súditos!
    Nada fora do contexto… Essa é a cara do “novo” Brasil!!!
    Um dia, quem sabe, o Brasil terá de volta a civilidade dos debates políticos, onde possamos questionar, debater, discordar; ideias, ideais e ideologias… Por enquanto, sobra apenas ódio! Não há adversários, apenas inimigos!
    Uma pena, pois!!!

  9. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    ÔOO BURRO NARIANO DE QUATRO COSTADOS QUE É CÚMPLICE E APOIADOR DE UM GENOCIDA, SR HERMIRO FILHO, NÃO SÓ EVITAREI UM INFARTO , POIS NÃO TENHO, NEM MINHA FAMÍLIA NENHUM PROBLEMA CARDIO-VASCULAR E (OU) CORONARIANO, BEM COMO AO CONTRÁRIO DOS BOLSOMINIONS VERSÃO GADO EMPACADO, SIGO AS ORIENTAÇÕES DA OMS.

    PORTANTO, NÃO ACHO QUE A PANDEMIA E O VIRUS COVID- 19, SE TRATA DE UMA GRIPEZINHA, COMO ALIÁS DETERMINOU SEU ALTER EGO E SUA CAVALGADURA MOR CHEFE, NESSE CONTEXTO, MUITO EMBORA NÃO SEJA IMORTAL, CLARO, TODAVIA, POR UMA QUESTÃO LÓGICA, ESTAREI BEM MAIS PRÓXIMO DA PRESERVAÇÃO DA VIDA E DA MINHA VIDA DO QUE AS BESTAS QUADRADAS QUE VOTARAM NA CAVALGADURA MOR…!!!

    CUIDADO , TEM MUITOS BURRO NARIANOS QUE DE TANTO OLHAREM PELO RETRO-VISOU, ACABARAM SENDO ATROPELADOS PELA CEGUEIRA LATENTE E PRÓPRIA ESTUPIDEZ….!!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.