sábado - 28/02/2009 - 20:31h

De Potiguar, Estadual e “nanicos” gigantes


O Campeonato Estadual de Futebol do RN adota uma fórmula nova à sua disputa, este ano. A princípio, parece ser o caminho do avanço. Produz várias disputas dentro de um mesmo certame. 

Neste 2009, de saída pune a incompetência do Potiguar, o alijando do restante da competição. Também deixa ABC e América fora da decisão do primeiro turno – algo inédito.

Hoje, Santa Cruz e Assu decidem essa fase do campeonato, com amplos méritos. Fizeram por onde. De todos os times que vi jogar, ambos apresentaram melhor padrão, ao lado do Potyguar de Currais Novos. São nanicos gigantes.

ABC e América ainda estão cambaleando, mas possuem estrutura, tempo e meios à recuperação. Se vão conseguir, aí só tentando adivinhar.

Potiguar

Entre os clubes mossoroenses, o Potiguar completou a crônica do fracasso anunciado. Contratou um amontoado de jogadores e saiu da luta pelo título por jamais se arrumar como time. Parecia um bando de jogadores colegiais correndo atrás de uma bola, sem qualquer alinhamento tático, escassa técnica e mera força de vontade.

Só venceu quem era pior do que ele: Real, Macau, Alecrim e Coríntians. O placar de 3 x 2 sobre o América foi um dia de luz. Não cedeu o empate aos americanos, que jogaram a maior parte do jogo com dez homens, por pura sorte.

Seu técnico Miluir Macedo peca por ser turrão, a ponto de ficar trocando juízo com torcedor. Tem outro defeito extremado que o impede de avançar: inventa fórmulas mirabolantes e ignora soluções óbvias. Completa o ocaso por tomar decisões em câmera lenta. Depois do "Titanic" afundar e que acorda.

O alvirrubro paga ainda pela imprevidência da Terceirona do ano passado, quando sua diretoria insistiu numa aventura cantada em prosa e verso por este Blog. De lá para cá não se aprumou.

Tem que botar a sandália da humildade, ouvir mais os antigos colaboradores e rever métodos.

Baraúnas

O Baraúnas apostou em “mercadoria” conhecida, mesclando com nomes difrenciados. O que o garantiu no segundo turno foi a combinação, mesmo iniciando com o treinador Samuel Cândido, que não arrumou o time.

O tricolor em sua mão vivia de chutões e dependente de jogadas isoladas de nomes como Paulinho e Pantera.

Com poucos ajustes pode surpreender, principalmente com um técnico vencedor em seu comando. Tem essência. O fato de ser o único invicto do campeonato, prova isso.

Campeão

Quem será o campeão do Estadual-2009?

O Assu cresceu aos poucos na competição, mas precisará de reforço no elenco para chegar lá. O Santa Cruz saiu-se bem nos primeiros jogos e caiu no restante. O que fez no início é que lhe garantiu na decisão. Falta muito ainda para ganhar o campeonato.

ABC e América estão se reforçando e são naturais candidatos. Pesa a tradição. Sobram em estrutura. 

O Potyguar de Currais Novos é um time de heróis, guerreiros. Toca a bola com consciência da defesa ao ataque. Porém é pouco provável que sobreviva à final sem maior estrutura e um grupo melhor.

No geral a competição não está com bom nível. Não existe o favorito disparado.

O melhor dela é o formato encontrado, que torna a corrida atrás da bola mais emocionante: temos a briga para não cair à Segunda Divisão, outra para se classificar entre os seis ao segundo turno e a contenda para alcance da final do primeiro turno.

Os atrativos que tornaram o campeonato menos sonolento. Pode ser aperfeiçoado nos próximos anos.

Que vença o melhor.

Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Jean Charles diz:

    Valeu pelo belo e realista comentario. Muito bom, um grande abraço CARLOS SANTOS.

  2. zeroberto diz:

    A verdade é que a fórmula “mágica” falhou,a idéia é sempre de que os grande de Natal,vão está por cima,só que ultimamente,estão esquecendo de avisar aos miúdos do interior.

  3. Gilberto desportista diz:

    O COMENTÁRIO EM PARTE ESTÁ CORRETO.
    NO ENTANTO CABE-NOS RESSALVARQUE:
    1 – O CAMPEONATO É FEITO VISANDO BENEFICIAR OS GRANDE TIMES DA CAPITAL. ISSO PORQUE O CURTO ESPAÇO DE TEMPO E PEQUENO NUMERO DE JOGOS DO PRIMEIRO TURNO, IMPEDE QUE OS CHAMADOS PEQUENOS FAÇAM INVESTIMENTOS EM BONS ELENCOS PARA DISPENSÁ-LOS EM SEGUIDA.
    2- QUAL BOM JOGADO QUE QUER VIR ATUAR EM UM TIME QUE SÓ ESTRÁ EM AÇÃO DURANTE DOIS MESES DO ANO.
    3 – ABC E AMÉRICA PODEM FAZER INVESTIMENTOS POIS SABEM QUE ESTARÃO NA SÉRIE B E C NO ANO INTEIRO.
    4 – AINDA POR CIMA ACABARAM COM A COPA RN. QUANTO A ESSA COMPETIÇÃO REPARE COMO DURANTE OS POUCS ANOS DE EXISTENCIA DA MESMA OS TIMES DE MOSSORÓ GANHARAM 3 DAS QUATRO EDIÇÕES. POR QUE? PORQUE PUDERAM MANTER SEUS ELENCOS POR MAIS TEMPO.
    5 – SÓ TEREMOS FUTEBO DE VERDADE QUANDO OS CLUBES ETIVEREM EM AÇÃO DUANTE O ANO TODO. ASSIM TRABALHARÃO SUAS CATEGORIAS DE BASE E PODERÃO INVESTIR EM UM ELELNCO FORTE, QUE O INVESTIMENTO SERÁ RETORNADO A LONGO PRAZO.
    SUGESTÕES:
    A) CAMPEOATO ESTADUAL EM DOIS TURNOS COM PONTOS CORRIDOS EM JOGOS DE IDA E VOLTA. SOMENTE REBAIXANDO DOIS TIMES NO FINAL DO CAMPEONATO E NÇAO NO FINAL DE APENAS UM TURNO.
    B) VOLTA DA COPA RN, INSERIDO JOGOS DE ABC, AMÉRICA E ALGUM OUTRO CLUBE QUE ESTEJA NA SÉRIE C OU D, NAS QUARTAS FEIRAS.
    C)VOLTA DO CAMPEONATO MOSSOROENSE, COM CONVIDADOS DA REGIÃO. ESSA COMPETIÇÃO SERIA UM FILTRO PARA DESCOBERTA DE NOVOS VALORES NA REGIÃO.

  4. Breno Vale diz:

    Caro Carlos…
    Parece que o Potiguar quer melar o campeonato de novo, e em cima do Baraúnas, assim com, aconteceu em 2006.
    Parece que o time príncipe não se manca nunca quando perde no campo pra o seu grande rival. Ou seja, coisa de quem é pequeno como um todo, na sua própria essência.
    Vê se toma prumo Potiguar!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.