• Expofruit - Teaser - 20-07-18 a 21-08-18 - Topo
quinta-feira - 29/10/2015 - 22:06h
Ah, tá!

Desembargador aposentado por corrupção diz ser inocente


Do portal Noar

O ex-desembargador aposentado Osvaldo Cruz prestou depoimento na manhã desta quinta-feira (29) na 8ª Vara Criminal de Natal, onde tramita a ação penal da qual ele é réu, sob a acusação de ter participado dos desvios do setor de precatórios do Tribunal de Justiça.

Cruz disse que não sabia de nada (Foto: Alberto Leandro)

Em juízo, Osvaldo reafirmou sua inocência indicando que foi enganado pela operadora do esquema, Carla Ubarana. Ela já foi condenada a nove anos e quatro meses de prisão por peculato. Mais de R$ 14 milhões foram desviados da divisão de precatórios.

Em um dos momentos da instrução desta quinta-feira, o desembargador aposentado chegou a ser confrontado pelo Ministério Público sobre a autorização de pagamentos que ele expedia via ofício para Carla Ubarana.

Osvaldo lembrou que a desembargadora Judite Nunes também fazia o mesmo, e que isso não implica em crime porque ambos agiam por boa fé, sem desconfiar que Carla operava desvios.

Operação Judas

O próximo a depor será o desembargador aposentado Rafael Godeiro, em 12 de novembro. Após essa fase, será aberto prazo para alegações finais, com posterior sentença de absolvição ou condenação.

Em 31 de janeiro de 2011, uma ação conjunta do Ministério Público do RN e da Polícia Civil levou para a prisão cinco pessoas, suspeitas de participarem de um esquema identificado no Tribunal de Justiça. Mais tarde, descobriu-se culpa e dolo em apenas duas delas: Carla Ubarana e George Leal, marido e mulher.

Com o avanço das investigações, Carla e George celebraram delação premiada e acusaram Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz de se beneficiarem do esquema.

Pena máxima

Um ano e meio depois, em junho de 2013, o Conselho Nacional de Justiça, instância administrativa e de controle do Judiciário, julgou Rafael e Osvaldo, aplicando-lhe a pena máxima que um tribunal administrativo pode impor: o afastamento permanente do Judiciário com aposentadoria compulsória.

A perda do cargo de desembargadores fez com que os dois magistrados perdessem o foro privilegiado, e passaram a responder a ação penal movida no Superior Tribunal de Justiça no primeiro grau, em Natal.

Nota do Blog Carlos Santos – O.K, tudo bem!

E a grana?

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Fernandinho Beira Mar. Zé Pulha Dir$eu e Genoino Cuequeiro também dizem que são inocentes e que não sabem de nada. Que nunca roubaram sequer o pirulito de uma criancinha KKKKKKKKKKK

    Entre todos eles, o ladrão sou eu KKKKKK

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    DUAS NOTÍCIAS
    29/10/2015 21h44 – Atualizado em 29/10/2015 21h52
    General que fez críticas ao governo é exonerado e designado a nova função
    General defendeu ‘despertar para luta patriótica’ em palestra no RS.
    ///
    29/10/2015 19h05 – Atualizado em 29/10/2015 19h36
    PT aprova resolução em que insiste na mudança da política econômica
    Partido defende redução dos juros básicos e taxação dos mais ricos.
    ////
    Matéria completa no G1
    Dispensável qualquer comentário
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    TOMAZ NETO AINDA INISISTE ESCONDER A CÓPIA DO RELATÓRIO DA AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA.
    CAIXA ECONÔMICA NÃO FORNECE RECIBO DE PAGAMENTO FEITO COM DÉBITO EM C/C.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “30/10/2015 06h00 – Atualizado em 30/10/2015 08h14
    Patrão que atrasar cadastro de doméstico tem até dia 6 para evitar multa”
    Alguém sabe informar se pelo menos um empregador cadastrou empregado doméstico em Mossoró?
    Em Martinópole, Uruoca, Granja e em todas as cidades do Norte do Ceará não se tem notícia ainda de nenhum empregado doméstico cadastrado.
    Não se tem notícia nem mesmo que os prefeitos e vereadores destas cidades cadastraram empregado doméstico. Será que o prefeito, secretários e vereadores de Mossoró cadastraram empregado doméstico?
    Quem em Mossoró tem renda que possibilite pagar salário mínimo a empregado doméstico mais obrigações sociais e cumprir todas as rígidas normas de trabalho, como pagamento de horas extras, adicional noturno, folga semanal e tudo o mais que a lei exige?
    Interessante é que em quase todas as residências das cidades do Norte do Ceará e de Mossoró existem empregados domésticos. Particularmente acho difícil esta lei pegar. Não há condições econômicas por parte dos empregadores de cumprir todas as exigências da lei.
    Seria bastante esclarecedor se fosse divulgado após o dia 6 o número de empregados domésticos cadastrados em todas as cidades brasileiras. A criação de um portal semelhante ao Portal da Transparência. Apenas a divulgação do número de empregados domésticos por cidade já daria uma ideia a todos do quanto esta lei está sendo desrespeitada. E facilitaria o trabalho da fiscalização.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM NOVEMBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?
    UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
    A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NÃO FORNECE RECIBO DE PAGAMENTO FEITO COM DÉBITO EM C/C.

  4. Francy Granjeiro diz:

    Esse velho tem cara de ladrao mesmo…

  5. françois silvestre diz:

    Sem entrar no mérito de culpabilidade ou não, pois sou defensor intransigente da presunção de inocência, quero comentar essa sua pergunta, Carlos: “Tudo bem. E a grana”? É esse o nó górdio. No caso do Foliaduto, se o Ministério Público houvesse começado a investigação pelo destino do dinheiro teria localizado a grana e chegado aos culpados. Preferiu o foguetório da mídia, investigando pessoas e esquecendo o dinheiro. Houve até grandes saques, em espécie, na boca do caixa de Bancos oficiais fora do horário de expediente. Não cuidaram disso. Foram atrás de condenar o irmão da governadora. Resultado? Só três peixes miúdos foram condenados e a grana evaporou. E essa prática continua. Quando alguma grana é repatriada nesses mega-escândalos, pode apostar que é uma percentagem mínima diante do que foi roubado. Sua pergunta dá no cabelouro.

  6. Junior 100 diz:

    E a grana?
    O gato comeu??

  7. fernando diz:

    SE DUVIDAR ELE É QUASE UM SANTO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.