segunda-feira - 01/10/2012 - 14:43h
Pontos nos ís

Diretor do Certus esclarece “erro de edição” de pesquisa

Do Blog Panorama Político

O diretor da Certus, Mardone França, ratificou que a pesquisa feita pela empresa sobre a sucessão em Mossoró está totalmente correta. Ele explicou que os números divulgados pela TCM na Espontânea registraram um “erro de edição” no que se refere aos números de eleitores que disseram ainda não saber em quem votar.

A TCM havia divulgado 17,16%, quando o número correto é 13%. “Estou com o caderno da pesquisa e os números são esses. Não há qualquer problema”, destacou Mardone.

Veja os números da Espontânea:

Larissa Rosado 41,20%
Cláudia Regina 40,00%
Prof. Josué 0,60%
Cinquentinha 0,80%
Ednaldo Calixto 0,20%
Ninguém 4,20%
Não sabe 13%

Nota do Blog do Carlos Santos – Alguns comentários nesta página e redes sociais passaram a creditar ao Blog do Carlos Santos uma alteração nos números da Pesquisa TCM/Certus. Uns, considerando má-fé; outros, falha de digitação.

Calma, gente. Não queiram imputar a mim métodos e valores que são seus. Não houve nem uma coisa nem outra.

O Blog apenas copiou, na íntegra, números publicados no portal da TV Cabo Mossoró (TCM). Nenhum dos números foi digitado por mim. Houve uma cópia integral. Control C/Control V.

Acredito que a emissora deva fazer mudança em sua página, esclarecendo aos seus telespectadores e webleitores o seu compreensível “erro de edição”, de modo a que não se espalhe uma rede de leviandades, atingindo sobretudo quem se propõe a bem-informar, longe dessa selvageria.

 

Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. paulo eduardo diz:

    no blog de julierme torres está com 13% e não 17.16%.
    tbm vi isso no site da TCM onde estava 17.16%.

    o problema é que estão querendo a todo custo desmentir a pesquisa que a menos de um mês e até poucos dias rodavam nos carros de propaganda de Larissa.
    É como dizem por ai, “pau que bate em chico, bate em francisco”.
    Se acreditaram antes porque duvidar agora? nem tudo é como a nossa preferencia.

    • Carlos Santos diz:

      Nota do Blog – Paulo, nas duas páginas que você cita estava o número 17,16%, onde estaria o erro de digitação. Se houve retificação, espero que tenha ocorrido o esclarecimento, para colocar um fim nesse lengalenga chato. Pesquisa não ganha eleição. O que ganha eleição é voto a mais. Simples assim. Esse tititi apenas amplia nível de radicalismo e estupidezes. Abração

      • paulo eduardo diz:

        Eu entendi o que você quiz dizer, e percebi que não houve erro de digitação da sua parte, afinal vc postou da mesma forma que tinha no site da TCM, com todas as outras pesquisas como se fosse uma tabela.
        No site de Julierme quando olhei não estava 17,16 e sim 13% , por isso citei o blog dele.
        Concordo plenamente com você com relação a pesquisas eleitorais, sei que o mesmo pessoal que duvidou da pesquisa da TCM a um mês hoje diz que é verdadeira, e do mesmo jeito o pessoal de Larissa.
        Voto em Claudia Regina mais não questiono pesquisas(nao questionei nenhuma), elas estão ai pra serem divulgadas e analisadas por quem entende, quem não entende so questiona ou não, valendo de acordo com seus interesses. Como tambem não duvidei das pesquisas do seu blog,não duvido dessa, cada uma com sua realidade. um mes atras o pessoal de Larissa dizia que era a verdadeira(blogcarlosantos/consult) e na ultima disseram que era mentirosa e vice-versa.

        Vi que o que vc fez foi prestar o serviço da informação das pesquisas, qualquer erro da mesma sei que não foi da sua parte.

  2. Rita diz:

    Pensei que ele ia esclarecer que o nome do instituto havia mudado para “ERRADUS”, combinaria bem mais…rs

    • Clodoaldo diz:

      Não entendo, na última pesquisa desse mesmo instituto Larissa estava 10 pontos na frente de Claudia e estava “certus”, e agora porque diminuiu a diferença é “erradus”? Larissa não diminuiu a preferencia do seu eleitorado, o que tem diminuído é o número de indecisos, isso é um reflexo do esforço que Rosalba juntamente com Fafá vem fazendo ultimamente para conquistar esses eleitores indecisos.
      obs: não voto em Mossoró, e se votasse não votaria nem em Larissa nem em Claudia, a que ganhar pra mim não faz diferença nenhuma.

  3. Paulo Victor Gomes da Nóbrega diz:

    Fazer como Thaiza Galvão, estão voando por ai os 4,16%.

  4. Carlos lopes diz:

    Carlos,
    Para que os seus webleitores tenham uma idéia sobre como “trabalha” as pesquisas feitas pela Certus/TCM veja no link abaixo o que foi publicado em seu blog exatamente no dia 01/10/2008. Naquela oportunidade a Certus indicava que Fafá teria 52,80% dos votos e Larissa 26,80%, ou seja, Fafá teria o dobro dos votos de Larissa. Quando as urnas abriram Larissa ficou com mais de 38% dos votos, portanto 10% a mais da pesquisa anunciada. Agora estão “Projetando um empate”… isso quer dizer que posso “engomar meu paletó” para assistir a “POSSE DE LARISSA 40” em 1º de Janeiro de 2013.
    Click no link.:
    http://blogcarlossantos.com.br/tcm-divulga-terceira-pesquisa-a-prefeito-de-mossoro/

  5. Adriano diz:

    É muito mais facil e favoravel, diminuir nos indecisos, assim não vai prejudicar quem realmente vai ser beneficiada.
    Mas, o povo quer mudança e não vão ser essas pesquisas que irá mudar a decisão do povo.

  6. Johnnatas Lopes diz:

    Olá Jornalista,
    Não quero colocar mais fogo nas brigas que estamos vendo nessa via de dialética. Mas já opinando….
    Não sei o instituto Certus tem um serviço de baixa qualidade desde a hora de coletar dados, tabular, analisar e interpretar as informações (fato já ocorrido) ou a TCM está usando da má fé e falta de educação da população em promover esse erros. Todos nós sabemos que erro de digitação é você trocar um algarismo ou letra e percebemos isso facilmente. Troca todo um resultado e retrato da realidade se chama MANIPULAÇÃO. E neste caso de péssima qualidade.
    Trabalho há mais de 4 anos como pesquisador na área de saúde e lido diariamente com estatística na instituição em que ensino, sei que um erro produzido por minhas inferências e conclusões podem levar a medidas errôneas de saúde pública.
    Portanto, os resultados de qualquer pesquisa seja ela epidemiológica, de mercado ou eleitoral nos devem ser tratada com cuidado, principalmente por que as elaboram e divulgam. Na minha humilde opinião, não devemos dá credito a quem ou ao que veicula informações erradas como essa….. Seria como os senhores leitores comprarem toda semana carne no supermercado da esquina e sempre a carne está estragada. Mesmo os senhores reclamando com a gerência e estes afirmando que o erro não vai mais acontecer. Ou seja, o serviço prestado do fornecedor e/ou vendedor não servem.

  7. Ana diz:

    Todos os votos de “nenhum” e indecisos foram para Cláudia Regina. Impressionante, realmente! Sinceramente tem algo de errado nesse cenário, mas domingo a gente tira a dúvida.

  8. Marcelo Salazar diz:

    Uma coisa é certus, tem muito zanzanzan neste pote de farinha!

  9. paulo eduardo diz:

    No blog de julierme ele esclarece o motivo do erro de digitação.
    ele apenas errou e colocou o número de indecisos do sexo feminino que foi de 17,16.
    É bom que vcs pensem assim mesmo, muito bom, realmente é mentirosa a pesquisa, continuem pensando assim.
    E quanto ao rapaz do paletó prepare, se já não tem o paletó. lhe sugiro na c&a do terno estão em promoção, caso não tenha.

    abraço.

    o blog de julierme, leiam e acreditem quem quiser, quem não quiser otimo, vcs ja ganharam, é so sentar e esperar.
    http://www.juliermetorres.com.br/

  10. kallyane Eufriasio diz:

    kkkkk.Cláudia Regina quer por fina força ganhar a eleição aqui em mossoró.Rosalba tem que se conformar porque a futura PREFEITA vai ser LARISSINHA e trabalhar bastante porque a próxima a sair da mamada vai ser ela.sei que pra ela ganhar aqui em mossoro e uma questão de honra,mas o povo não é mais besta e tá cansado de promessa.A governadora não tem mais tempo pra administrar o estado pois passa o tempo todo em cima do palanque de Cláudia Regina clamando pra população de mossoró votar na candidata dela,e se esquece dos inúmeros problemas que está acontecendo aqui no nosso Estado.È uma pena uma emissora de tv se preste a esse tipo de baixaria,desmoralizou a TCM.Conheço algumas pessoas que vai cancelar o contrato com a tcm.pois é muito justo e quem pensa assim deveria fazer a mesmma coisa.

    • Fábio diz:

      e pelo visto ta dando certo bando de desseperados
      vao perrder
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      to afim de ver sandra rosado na prefeitura nao

      • João Victor diz:

        Antes Sandra uma vez, que Carlos Augusto seis. Pense bem…

        • Rute Costa diz:

          Interessante, quando as pesquisas informava que LARISSA estava na frente ganhando de goleada, as pesquisas eram sérias e corretas, agora porque mostra que a coisa ta feia e que CLAUDIA REGINA virou e vai ganhar ai a pesquisa esta errada, foi manipulada, erro de matematica.
          Ai eu pergunto e a ultima pesquisa de LARISSA que foi feita na cidade de PETROLINA, que na hora de CTRL C esqueceram de mudar o nome da cidade, não foi manipulada.
          Porque será em, em, em ?
          A voz do povo é a voz de Deus, diz o ditado popular.

    • Edirley Aquino diz:

      É ISSO AI DONA KALIANEY.

    • Francy Granjeiro diz:

      Tem que fazer isso sim, como aconteceu com a Revista não veja a Foia o Estadão….descredibilidade de informação tem que cancelar sim…
      Este desespero do dem é o desespero do agonizante, sabe não tem mais salvação….vocês que nos abastecem com informações, não se enganem, a batalha é grande, é suja mas a verdade sempre vence.
      O PIG, se sujam atiram no próprio pé, quando dissimulam, mentem, omitem… Eles não perceberam que o povo sempre teve percepção política e quenão nos enganam mais..
      Tentam enganarr com uma pesquisa CERTA/ERRADA tentando ludibriar o eleitor, e os blogs sujos vai de carona.É o que tem muito aqui nos blog de Mossoró, “mídia suja” estao ía numa oportunidade …. mentes da manipulação interesseira de quem tem medo da verdade.
      Taí a péssima qualidade desse Instituto coluido com tcm
      LEY DOS MEDIOS PRA CIMA DA TCM JORNAL DE FATO DA FOLHA, DO ESTADÃO,DIÁRIO DO NORDESTE DA VEJA E GLOBO JÁ E ETC ETC

    • monike diz:

      não é claudia a caampanha é carlos augusto,gustavo rosado,arosa e rodo a pessoa usa sua imagem como o rodo olhe o que é capaz primeiro sinal de serviço seboso limpar sem vassoura

  11. Gilvan Silva diz:

    Ainda não esqueci que a primeira pesquisa certus/tcm, estava marcada para ser divulgada em um certo dia não publicaram, ai alegaram que o adiamento foi conta de erros, alegaram que na pesquisa esqueceram de colocarem os nomes cinquentinha e os outros dois, agora aparece mais esse erro. CONCLUSÃO esse é o instituto de pesquisa que mais cometeu erros, até aqui, portanto, vai sempre deixar a dúvida no ar.

  12. Claudio Melo diz:

    Carlos Santos, você como estudioso do assunto, vc viu a quantidade de pessoas por regiões de Mossoró e em destaque o percentual que Claudia tem 53% e Larissa 30% no Alto de São Manoel isso Procede? nos outros boletins de outras pesquisas que vc tem, estão batendo?

    • Carlos Freitas diz:

      Mas curioso amigo Claudio é que ouviram menos eleitores da área onde Larissa tinha larga margem de voto (norte), muito estranho, não sou matematico, porem fiz meus calculos aqui, se ouvissem a mesma quantidade que ouviram nessa area que você mencionou, Larissa teria 3 pontos percentuais a mais.

  13. Sara Lucas diz:

    Sinto aquele cheirinho característico de Xyco Teófilo em mais uma das suas & Cia Ltda.
    Bacio, Xyco….gargalhadas

  14. matheus diz:

    Não adianta esperniar…é 25 na cabeça e pronto! Os carros de Larissa até hoje de manhã mencionava a pesquisa da Certus com referência, agora vocês do lado de LÁ não acreditam. Faça o seguinte: Olhe nas ruas (carros e casas com o 25) e tirem a conclusão…Simmmm, e quem tiver curiosidade, amanhã vá pra presidente dutra e tire as conclusões, mais não esqueçam: MANDEM O HELICÓPTERO ESPIÃO PRA LÁ….kkkkkkk

    • Clodoaldo diz:

      Saí do bairro Aeroporto ao Belo Horizonte contando as casas que tinham fotos ou nomes das principais candidatas, e das casas que tinham cartazes, bandeira, etc, mais 60% era de Claudia. Fiz o mesmo percusso por ruas e bairros diferentes e o resultado foi bem parecido.
      Bom… vamos aguardar

  15. Carlos Freitas diz:

    A pergunta que não quer calar, porque na área Norte foi ouvido menos eleitores, justamente onde Larissa ganhava por larga margem? Talvez seja porque esses bairros seja de baixa densidade demográfica: Santo Antonio, Barrocas, Independência, Santa Julia. Direcionada não! Imagine.

  16. Edirley Aquino diz:

    Como diria o Jornalista Boris Casoy, Pequisa eleitoral Certus/TCM “Isto é uma VERGONHA”.

  17. Fatima diz:

    O problema é que aumentaram 4,16 pra candidata do DEM e esquecerem de tirar de outro lugar, tudo montado, mas DEUS é tão justo e sabe que pagamos essa TV a CABO tanto quanto os outros e mostrou que LARISSA ta na frente mesmo que Julierme não queira, os assinantes merecem respeito, seja ele de qualquer lado, portanto se essa pesquisa for mesmo manipulada vamos acabar com o contrato pois eles não precisam de clientes, já ganharam muito dinheiro na venda da pesquisa. VAMOS LA 40, cancelar contratos,

  18. Valdir Lopes diz:

    Sinto muito caro carlos santos, devo dizer que não acredito em pesquisas. Outra coisa, vc outro dia me falou para se fazer um pesquisas faz analises em cima de um número pequeno. Comparou a pesquisa com um problema patológico. Que para se saber o problema de uma doença, basta tirar uma gota do sangue do corpo para se ter o resultado do diagnóstico e não o sangue todo. Pois bem, sua comparação foi uma merda. Pois, resultados de exames de laboratórios tem-se muitos erros. E uma gota de sangue não se dá resultados de exames concretos, mas sim, cerca de 10 ml de sangue de um organismo. Fiz uma pergunta em cima de 600 entrevistados comparados com a população votantes que chega aproximadamente 166 mil habitantes. E que poderia ao menos a empresa pegar não 20 pessoas de cada bairro, mas 1000 entrevistados de cada bairro. Ai sim poderíamos tem uma base boa de quem pode chegar lá ou não.

  19. jorge luiz diz:

    Meus caros!

    Pode ser que não haja nada de mais no “erro de digitação” na pesquisa publicada.

    Mas como creditar esse possível “erro” a digitação??

    Digitar “17,16” ao invés de “13”??? Opssss, estranho, no mínimo!

    Um abraço!

  20. Francy Granjeiro diz:

    O PIG, a midia golpista mossoroense estar fazendo o que fizeram e fazem ainda a Folha em SP…cERRA com maioria e ja faz tempo que ele estar atrás ….sem chances…Nada como ser do do DEM/PSDB, basta dizer que tudo é mentira e a Corrupta aceita…
    A mídia brasileira esta desmoralizada e até a ONU faz lhe denunciar, e Mossoró não é difente

  21. Luiz Costa diz:

    Muita confusão nos números, o que era para clarear o cenário, o faz justamente o contrário, enche de dúvidas. Mas, a verdade é que a disputa é acirrada. Lamenta-se a falta de uma imprensa confiável, a postura da TCM deixa no ar algo que não pode ser caracterizado como uma cobertura jornalística com a isenção que se realmente espera. Não quero com isso dizer que a pesquisa tá errada, apenas que deixa dúvida, por fatores já colocados aqui por outras postagens.

  22. NOVO ESTADIO..SERÁ? diz:

    Eu estou sabendo que tem algum abestado, otário, idiota, abestalhado, maluco, esclerosado, cagando e comendo a bosta, rasgando dinheiro, peidando e ensacando, procurando ninho de avião e acreditando que será construído um ESTADIO DE FUTEBOL aqui em mossoró daqui para o mundo se acabar. (_.l._)…..será igual a estrada que liga MOSSORÓ a UPANEMA ……………(__)..

  23. NOVO ESTADIO..SERÁ? diz:

    ..Eu estou sabendo que tem algum abestado, otário, idiota, abestalhado, maluco, esclerosado, cagando e comendo a bosta, rasgando dinheiro, peidando e ensacando, procurando ninho de avião e acreditando que será construído um ESTADIO DE FUTEBOL aqui em mossoró daqui para o mundo se acabar. (_.l._)…..será igual a estrada que liga MOSSORÓ a UPANEMA ……………(__)..

  24. COSME AQUINO diz:

    essa certus nao acerta uma sempre vem com eese tal erro de digitaçao,kkkkkkkkkkkkkkkk acho o nome desse instituto deveria ser ERRADO.

  25. Joaquim Borges diz:

    Qual o significado do termo”CONGA LA CONGA,CONGA ,CONGA,CONGA ” da música cantada pela compositora Gretchen?

    • CALIBRE .40 diz:

      É A MESMA COISA DE DIZER QUE ESSE É O PLANETA DOS MACACOS.COMO DIZ A MÚSICA DO J QUEST E TÁ FALTANDO EMPREGO NO PLANETA DOS MACACOS, ENTÃO VAMOS LÁ,LÁ,LÁ ,LÁ,LÁ ,LÁ,LÁ,LÁ,LÁ E TÁ FALTANDO EMPREGO NO PLANTAAAAAA.

  26. Aparecida Castro. diz:

    Vamos Lá! 40 40 40 40 40 40 \o/\o/\o/

  27. Mary Costa diz:

    Pôxa!!!!A TCM protege com parcialidade a candidata da Prefeita…Mas esa da Larissa é 40.

  28. Mary Costa diz:

    Pôxa!!!!A TCM protege com parcialidade a candidata da prefeita…Mas essa da Larissa é 40.

  29. carlitos lucas diz:

    alguém empreste uma calculadora e esse povo, eles estão tão nervosos com a vitorie de Larissa, que tão errando as pesquisa,,, cuidado! isso se chama adulteração. ta ficando sem credibilidade…. desacreditado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…palhaçada…………………………..

  30. cleyton lopes diz:

    o diabo e quem mais confia nesse instituto afinal se chama certus ou errados ?????

  31. stefanny é 25 na cabeça diz:

    claudia vai ganhar em nome de jesus so com minha familia ela ganha kkkkkkkkkkkkkk
    em nome do deus que pode

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.