domingo - 04/10/2020 - 08:20h

Estrada do Cajueiro é alcançada por obra fundamental

Por Josivan Barbosa

O trecho que está no estado do RN da BR 437 (Estrada do Cajueiro) está sendo recuperado para deixar nas mesmas condições de trafegabilidade que apresenta a parte do Ceará. Vai desde o Distrito de Jucuri até à comunidade rural de Baixa Branca. No total, são 32 Km que estão sendo cobertos – obra fundamental à economia regional.

A obra beneficiará várias comunidades rurais tradicionais e área de assentamentos que se encontram ao longo da BR e que antes da recuperação estavam totalmente isoladas.

Estrada do Cajueiro corta uma importante região de produção econômica crescente no RN e Ceará (Foto: Web)

O próximo passo é trabalhar outros aspectos, para o retorno da atividade produtiva naquele trecho da Chapada do Apodi e funcionará, também, como incentivo à instalação de empresas voltadas para a exploração da cadeia produtiva do calcário.

Outro ponto importante desse projeto é a possibilidade de retorno de várias famílias para o meio rural, já que ao longo da Estrada do Cajueiro há inúmeras moradias rurais que foram ao longo do tempo sendo abandonadas pelos proprietários.

Estrada do Melão

A terceira etapa da Estrada do Melão, que foi projetada em 2005 e iniciada no Governo Wilma de Faria com a construção do trecho RN 013 – BR 304, está bastante avançado. Esta etapa vai desde a RN 015 após o município de Baraúna até a BR 437 na altura da comunidade rural de Boa sorte. Trata-se de outro importante trecho que facilitará o escoamento da produção, principalmente da cadeia produtiva do mamão e da cadeia produtiva de melancia.

Os produtores que precisam comercializar os frutos oriundos da agricultura irrigada têm consciência da importância dessa estrada, pois, em função da natureza perecível dos frutos, não há condição de transportar o produto sem que sofram injúrias mecânicas em estradas esburacadas.

O segundo trecho da Estrada do Melão (BR 304 a altura da Maisa até a RN 015) foi iniciado ainda no Governo de Iberê Ferreira de Souza, mas ainda se encontra em péssimas condições de trafegabilidade. Esta região que será beneficiada com o segundo trecho é onde há a maior concentração de médios e pequenos produtores da agricultura irrigada de Mossoró e Baraúna desenvolvendo as cadeias produtivas de banana, mamão, melão e melancia.  Todos os produtos altamente susceptíveis a danos mecânicos quando transportados em Estrada de péssima qualidade.

Turismo

A Estrada do Melão quando estiver com os três trechos concluídos facilitará muito o deslocamento da população do Vale do Jaguaribe (Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, São João do Jaguaribe entre outros municípios) para as praias da Costa Branca do nosso RN, principalmente Tibau.

Será uma nova realidade, pois encurtará muito a distância entre esses municípios e o litoral, tornando-se um grande atrativo para o desenvolvimento do turismo regional. Ou seja, ao invés da população do Vale do Jaguaribe se deslocar para as praias do Ceará, a tendência será a ocupação de nossas praias.

Claro que para isso acontecer, os municípios de Grossos, Tibau e Areia Branca precisam de um trabalho integrado e apoiado pela Secretaria de Turismo Estadual no sentido de melhorar a infraestrutura para recebimento dessas pessoas no litoral.

Urbanização da Praia das Emanoelas

Após oito anos no cargo, o atual prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza (PSDB) “Naldinho”, está deixando a municilidade e não conseguiu avançar um milímetro no principal projeto de desenvolvimento do turismo daquele município que é a urbanização da Praia das Emanoelas.

Por incrível que pareça, faltou apenas planejamento e visão de gestão pública, já que o município foi um dos mais beneficiados da região com royalties da indústria do petróleo.

Acredito que a população de Tibau, que depende diretamente do incremento das atividades do turismo regional, não vai perdoar o atual prefeito.

Limão Tahiti

Aos poucos o limão Tahiti está surgindo no Polo de Agricultura Irrigada RN – CE como uma alternativa de diversificação do setor, que há quase quarenta anos concentra a produção nas culturas de melão e melancia, com o mamão avançado nos últimos 10 anos.

Limão é aposta crescente (Foto ilustrativa)

Um médio produtor da região de Baraúna está planejando instalar 100 ha de limão Tahiti visando o mercado externo. Na região já tem um pequeno produtor que produz o fruto de excelente qualidade. Também há uma experiência com o limão Tahiti na microrregião de Upanema.

O limão Tahiti é altamente valorizado no mercado externo, principalmente na Comunidade Econômica Europeia, onde o fruto é muito apreciado em restaurantes e bares.

RN 015

O Governo do RN precisa olhar para a estrada que liga o município de Mossoró ao município de Baraúna (RN 015) e duplicar o trecho. A cada dia a estrada torna-se mais importante para o deslocamento de veículos pesados que atendem a cadeia produtiva da agricultura irrigada e da indústria do calcário.

A RN 015 também é muito utilizada pela população do Vale do Jaguaribe que se desloca para Mossoró buscando os serviços de saúde, educação que contribuem para  a movimentação do comércio local.

IF em Baraúna

O maior projeto da próxima gestão municipal de Baraúna é a instalação de um campus do Instituto Federal do RN (IFRN) para formar jovens direcionados a ocupar os postos de trabalho da cadeia produtiva do calcário. É inexplicável como o Ministério da Educação construiu unidades do IF no RN em municípios que não possuem atrativos de cadeias produtivas e com população de apenas um terço do município de Baraúna.

No entorno de Baraúna, há três fábricas de cimento e há várias fábricas modernas de cal que precisam de mão de obra qualificada, o que pode perfeitamente ser usado como principal justificativa para a conquista desse projeto junto ao Ministério da Educação.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Roberto Mitre diz:

    O professor Josivam, tem boas ideias e é conhecedor dos problemas da região e do RN. Apena está no partido errado. Né mesmo? Mude de partido professor, vá para um partido q se aproxime dos seus ideias. O PT só tema lhe oferecer, aulas de corrupção. Saia dessa. Né não?

  2. Francisco Heronildes da Silva Júnior diz:

    Carlos Santos, essa obra obra está sendo realizado devido ao meu esforço.

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Quanta informação. Salve, Prof.Josivan. Parabéns!

  4. MARIADOSOCORROMENEZESALVES diz:

    Prof, Josivan , venha caminhar juntos, com Allyson Bezerra.

  5. marcelo silva diz:

    Bom dia Carlos Santos.

    Impressionante como alguns comentaristas desse blog são desinformados.

    o Prof. Josivan não é conhecedor dos problemas do RN, e sim do Brasil, não só da área agrícola mas sim de outras áreas importantes, ele era para ter sido candidato a deputado estadual, e não ter apoiado o Alysson.
    Prof. Josivan não é filiado ao PT!
    o PT não é o único partido que é corrupto!

    Um abraço Carlos Santos.

  6. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    No caso em testilha, Caro Marcelo Silva, de forma nenhuma, trata-se de desinformação, dado que, de fato, é manifesta má fé, haja vista este senhor que atende pleo nome: ROBERTO MITRE – BURRO NARIANO DE QUATRO COSTADOS, , típico classe m´mérdia (DO PONTO DE VISTA CONCEITUAL) do Pais de mossoró, efetivamente, desde sempre, tem todas as condições, todos os mecanismos de informação à seu dispor, pra não continuando disseminando idiotices, obtusidades e flagrantes disse me disse, ou seja, o que atualmente temos como … Fak News., como é caso dos seus repetidos e tendenciosos comentários mórbidos comentários à lá extrema direita…!!!

    Melhor traduzindo, o patrimonialismo cego patrimonialismo luneta, lanterna e farol ideológico do Sr. ROBERTO MITRE, sendo que este, não consegue enxergar, por exemplo, que O PAÍS DE MOSSORÓ…SUPOSTA TERRA DA LIBERDADE, tem à frente do executivo, há quase um século, uma família sabidamente corrupta…melhor dizendo uma MONARQUIA DE NOME ROSADUS, na qual ele vota desde sempre, e, com seguidas “amnésias” jamais conseguiu fazer algum comentário que atestasse essa realidade.

    Em fim, trata-se na verdade, de uma especie de “gado” de Elite…!!!
    Àquela gente da tradicional elite tupiniquim (QUE SONHAM ESTAR ENTRE OS “ELEITOS”, CHAMADOS HOMENS DE BEM…), deveras ignorantes, cruéis, entreguistas e historicamente golpistas, cujo principal mote político é o manjado, cínico e mentiroso discurso contra a corrupção…bem entendido dos outros, mesmo porque, em função da histórica hegemonia política, até o mundo mineral sabe que a velha, carcomida corrupta e golpista direita nacional sempre este, desde sempre autorizada roubar, mentir trapacear e se necessário em nome do Status Quo e, sobretudo da permanência no poder.

    Não à toa, quando derrotada democraticamente através do voto, move mundos e fundos pra golpear a democracia e voltar ao poder institucional, já do poder rela jamais saiu , como houve por ocorrer quando da segunda vitória seguida da Presidenta DILMA VANA ROUSSEF (QUARTA VITÓRIA DO PT, AÍ ELES PIRARAM E CONSEGUIRAM DAR O GOLPE, POIS SE FOSSE CORRUPÇÃO OLHA O ESTADO DE COISA QUE O BRASILEIRO MÉDIO – REALMENTE INFORMADO E POLITIZADO -, VIVENCIA DESDE O GOVERNO DO TEMEROSO TRAÍRA MICHEL FRANKSTEIN TEMER…!!!.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.