• Banner Lion Brazil Fim de 2019 - 05-12-19
sábado - 06/09/2014 - 08:59h
"Propinobras"

Ex-diretor ‘entrega’ de aliados de Dilma a Eduardo Campos

Renan Calheiros, Henrique Alves, Roseana Sarney, Sérgio Cabral e presidenciável morto foram citados

Do Congresso em Foco

A edição da revista Veja que começou a circular neste sábado traz a relação de políticos (confira abaixo) que, segundo a semanal, foram apontados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como beneficiários de um esquema de corrupção na estatal operado por ele em sua passagem pela diretoria de Abastecimento, entre 2004 e 2012.

Os nomes remetem a aliados das duas candidatas que lideram as pesquisas eleitorais para a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).

Dilma, em 2011, visita plataforma no RJ; às suas costas, o delator Paulo Roberto põe o próprio autófrafo (Foto: (Roberto Stuckerr Filho)

A relação dos citados pelo ex-executivo vai dos atuais presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) – dois dos principais aliados de Dilma no Congresso – até o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um desastre aéreo no último dia 13 e de quem Marina era candidata a vice-presidente. A participação de cada um dos mencionados ainda será objeto de investigação.

Nos depoimentos que prestou até agora à Justiça, por meio da chamada delação premiada – acordo que prevê a redução da pena do acusado em caso de colaboração efetiva com as investigações –, Paulo Roberto apontou o envolvimento dos seguintes políticos no desvio de dinheiro público da estatal:

Edison Lobão (PMDB) – ministro das Minas e Energia

João Vaccari Neto (PT) – secretário nacional de finanças do partido

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado

Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido

Romero Jucá (PMDB-RR), senador e ex-líder dos governos FHC, Lula e Dilma

Cândido Vaccarezza (PT-SP), deputado federal

João Pizzolatti (PP-SC), deputado federal

Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA

Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro

Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão

Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência, morto no dia 13 de agosto em um desastre aéreo

Segundo a revista Veja, Paulo Roberto entregou, ao todo, os nomes de três governadores (considerando-se aí a atual governadora Roseana Sarney e os ex-governadores Sergio Cabral e Eduardo Campos), um ministro (Edison Lobão), um ex-ministro (Mário Negromonte), seis senadores e 25 deputados, além do secretário de finanças do PT.

Pasadena

O ex-diretor da Petrobras também confirma que houve pagamento de propina no negócio que resultou na polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O prejuízo bilionário para a empresa brasileira com a compra da unidade norte-americana motivou a instalação da CPI da Petrobras.

O esquema partia de grandes empresas – a maior citada por ele é a Camargo Corrêa – que, para fechar contratos milionários com a Petrobras, transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos da base do governo e a políticos. Estes, antes de receber, tinham o dinheiro lavado por doleiros.

Revista usa fundo vermelho na capa, a exemplo do que fizera em edição com depoimento de Marcos Valério sobre o mensalão em 2012

De acordo com Paulo Roberto, relata Veja, algumas das maiores empreiteiras do país, como a Camargo Corrêa, participavam do esquema. Segundo o ex-diretor contou, elas transferiam parte do lucro a funcionários da estatal, a partidos e políticos da base aliada para fechar contratos milionários com a Petrobras. Antes de chegar ao destino final, o dinheiro era lavado por doleiro, diz a revista.

Os números dos envolvidos pelo ex-diretor no esquema operado e, agora, delatado por ele variam conforme a apuração. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Paulo Roberto disse que 32 parlamentares, um governador e cinco partidos políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da estatal no período em que ele comandava a diretoria de Abastecimento.

Único nome mencionado

único nome mencionado na reportagem do Estadão é o do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

De acordo com a Folha de S. Paulo, 61 congressistas e pelo menos um governador receberam dinheiro desviado da empresa. A  exemplo de Veja, a Folha cita o envolvimento direto de três partidos da base de Dilma: PT, PMDB e PP.

Por envolverem parlamentares e ministro de Estado, os depoimentos serão remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por andar andamento e julgar processos contra autoridades federais. Réu em duas ações penais – uma sobre ocultação e destruição de documentos e outra sobre corrupção –, o ex-diretor da Petrobras aceitou a delação premiada para escapar de uma pena que poderia chegar a 50 anos.

Um dos principais alvos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Paulo Roberto é acusado de ter recebido propina e de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Ele está preso em Curitiba, mas, pelo acordo firmado, deverá ser posto em liberdade com uma tornozeleira assim que concluir a série de depoimentos.

Veja matéria completa e outras correlatas clicando AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. jb diz:

    Da atualidade das palavras do Pe Vieira:”. Querem saber
    os reis se os que provêem nos ofícios são ladrões ou não? Observem a regra de Cristo: Qui non intral
    per ostium, jur est et latro (14). A porta por onde legitimamente se entra ao ofício, é só o
    merecimento. E todo o que não entra pela porta, não só diz Cristo que é ladrão, senão ladrão e ladrão:
    Fur est latro. E por que é duas vezes ladrão? Uma vez porque furta o ofício, e outra vez porque há de
    furtar com ele. O que entra pela porta poderá vir a ser ladrão, mas os que não entram por ela já o são.
    Uns entram pelo parentesco, outros pela amizade, outros pela valia, outros pelo suborno, e todos pela
    negociação. E quem negocia não há mister outra prova: já se sabe que não vai a perder. Agora será
    ladrão oculto, mas depois ladrão descoberto, que essa é, como diz S. Jerônimo, a diferença de fur a
    latro.” O Sermão do Bom Ladrão”

  2. Marcos diz:

    Ou tira o PT do poder ou eles vão acabar com tudo.O turma escrota,so se acompanha com ladroes.

    • Francy Granjeiro diz:

      E AGORA MARINA WILMA MAIA SANDRA ROSADO ………………..
      E AGORA HENRIQUE ALVES,SEUS TENTACULOS…………
      E AGORA AGRIPINO………..

  3. Antonio Pinheiro diz:

    E agora José?

  4. Francy Granjeiro diz:

    ATE TUUUUU HENRIQUE ALVES QUE O BRASIL,QUE O POVO POTIGUAR ACHA QUE TU ÉS LIMPINHO E CHEIROZINHO??????? CAIU TUA MÁSCARA E SEUS ALIADOS ROSADOS E MAIAS E OS TENTÁCULOS.
    PSOL pede que MP Eleitoral investigue candidato do PSB em PE…Consulte
    Site do PSB revela que Eduardo Campos negociava pessoalmente com empresários contratados por Paulo – Consulte

  5. João Claudio diz:

    Quem diria. O povo querendo santificar a força o Eduardo Campos, não sabendo que, quando o mesmo fazia parte do PT, também metia a mão na cumbuca. Se a Refinaria de Abreu e Lima falasse, haveria um grande e devastador Tsunami no mar de Pernambuco.

    Vale ressaltar que ate hoje os petralhas metem o pau em FHC, por ter privatizado a Vale do Rio Doce. Se não tivesse sido privatizada, a Vale hoje também seria alvo da quadrilha petralha. Seria mais uma estatal, ou melhor, seria uma grande teta a mais a ser mamada. Dai, o ódio a FHC.

    Agora vejam os Senhores, se o Eduardo Campos com aqueles olhinhos verdes e com rostinho de anjo do bem fazia falcatruas, imaginem o lalau José Dirceu que já nasceu com cara de bandido.

    E o Henrique Alves? Já se declarou inocente, claro. Mas alguém já viu algum ladrão, mesmo sendo pego em flagrante, dizer que é culpado?

    O eleitor brasileiro tem sido, nos últimos anos, um eleitor sem muitas opções no que se refere a candidatos honestos. Hoje, as duas principais candidatas a presidência da republica, estão atoladas em escândalos. Aqui no Estado, a candidata a senadora pelo partido dos petralhas, pediu ajuda a população para pagar as multas dos ladrões José Dirceu e Genoíno das Cuecas. Considero-a conivente com os ladrões. Já o candidato ao governo do Estado que lidera as pesquisas, está envolvido no escândalo da Petrobras, enfim, restam pouquíssimos candidatos honestos. Se é que existem. Eu, particularmente, tenho muitas duvidas. Mas, se o povo não tem e acha que tudo isso é normal, que votem neles e aguardem as consequências. Elas virão, não tenham a menor duvida quanto a isso.

    Repito: Ou o povo quebra as pernas dos petralhas e aliados enquanto há tempo, ou os petralhas e aliados quebram o Brasil em tempo recorde. É apenas uma questão de tempo. Pouco tempo.

    • Amigo João Clçaudio Diniz. diz:

      Você esqueceu de citar a candidata ao senado federal a atual vice-prefeita Wilma de Farias
      que tem uma longa lista de 13 processos sendo quatro por improbidade administrativa outros
      por danos morais e também crime eleitoral, merece o voto do eleitor uma candidata com
      tamanho perfil???

  6. LINDEMBERG GOMES diz:

    Se essa era a “BOMBA” que Carlos Santos falava, Eitaaaaaaaa… Que BOMBAÇA! Que estrago, meu! Não dá nem para dizer a quantidade de megatons. Essa foi DEMAIS! O seu feito foi devastador mesmo:

    [1] – Senador Renan Calheiros (PMDB/AL) – O Presidente da alta Câmara ( Câmara do Senado);
    [2] – Enrique Eduardo Alves (PMDB/RN) – O Presidente da Câmara dos Deputados Federais;
    [3] – Paulo Roberto Costa – EX-DIRETOR DA PETROBRAS – Principal Denumciante (DELATOR)
    [4] – João Pizollati (PP/SC)
    [5] – João Vacari Nero (PT) – Secretário Nacional de Finanças do Partido
    [6] – Edison Lobão (PMDB) – Atual Ministro de Minas e Energia
    [7] – ROSEANE SARNEY – Atual Governadora do Maranhão
    [8] – Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA
    [9] – Sergio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio de Janeiro
    [10] -Mario Negromonte (PP), ex-ministro das Cidades, ex-deputado e atual conselheiro do TCM-BA
    [11] – Ciro Nogueira (PP-PI), senador e presidente nacional do partido

  7. LINDEMBERG GOMES diz:

    É assim mesmo, no instante presente, TODOS dizem que NÃO. Mas, depois verifica-se que, o que era “NÃO’ passou a ser”SIM”. Aquele a quem se pega pecando, nunca admite seu pecado. Mas, deixa o trem passar. Vamos ver como é que fica no final quando chegar na última estação. No entanto, o fato dessa vez, foi muito grande. Quando terminarem todas as apurações vai passar, da estimativa levantada em torno de 10 Bilhões de Reais a “MAMATA” é grande e qum está agarrado nas tetas siiconadas do Governo (poder político), Não querem soltar de jeito nhenhum. que “leitinho” bom.

  8. LINDEMBERG GOMES diz:

    Quero se dessa forma como estão fazendo, vai sobrar alguma alguma coisa para a EDUCAÇÃO (Pré-Sal)?

  9. AVELINO diz:

    Putz, deixe eu tornar para comentar isso…

  10. ROBERTÃO diz:

    O BACURAUZÃO,O HENRIQUE ALVES ESTÁ ATOLADO ATÉ AS BOLOTAS,OS VELHOS CACIQUES DO PMDB DO NORDESTE,ESSA QUADRILHA NUNCA ME ENGANOU,SÓ QUEM É BANDIDO É GENOINO E DIRCEU!? O NOME DA PRESIDENTE ESTÁ ENVOLVIDO? NÃO!ISSO PROVA QUE O PMDB É UM PARTIDO ALÉM DE IMORAL É CORRUPTO E INDECENTE,CHANTAGEOU DILMA ROUSSEF PARA FAZER ISSO,OS CANGACEIROS DO PMDB RENAN CALHEIROS,HENRIQUE ALVES E DrªROSEANA SARNEY E EDSON LOBÃO,ESTE CRIA DE SARNEY,SÃO OS CABEÇAS DO PMDB DO NORDESTE,VERDADEIROS CORONÉIS E O DEPUTADO O VALENTÃO O NELTER QUEIRÓZ,ELE TEM QUE LAVAR A BOCA PARA PODER ACUSAR A DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA/PT/13 DE ALGUMA COISA,POR QUE O PARTIDO DELE É ISSO AI,SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ! SE FOREM CULPADOS! TODO MUNDO PRA PAPUDA!É SÓ!

  11. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Aos que, por ignorância, assim como aos que por má fé tentam fazer pré julgamento de todos sejam a que partidos pertençam, desde logo, lhes indago.

    Quem é a revista Veja…!!!???

    É aquela que fez manifesta e aberta para eleger o caçador de Marajás…!!!??

    Quem lembra do resultado…!!!???

    É aquela que em sua reportagem de capa houve por “eleger” os mosqueteiros que “lutavam bravamente contra a corrupção no Congresso Nacional…!!!???

    OS SUPOSTOS MOSQUETEIROS ELEITOS PELA REVISTA VEJA, SERIAM: Gabeira, Simon, Jarbas, Senador Demóstenes Torres e Jefferson Peres.

    LUTA ESSA FUNDADA NO DENUNCISMO BARATO QUE AINDA HOJE, ESPECIALMENTE EM FUNÇÃO DO PROCESSO POLÍTICO/ELEITORAL SE ESPRAIA AOS QUATRO CANTOS ATRAVÉS DOS DITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO NOSSO PAÍS.

    Alguém poderia me informar o que ocorreu com o principal Mosqueteiro de nome…DEMÓSTENES TORRES, VINCULADO UMBILICALMENTE AO PIG E A DUPLA DEMOPESSEDEBESTA….!!!???

    Antes de qualquer coisa Senhores, tenham uma atitude crítica e não meramente eleitoreira e cínica, como se diz naquele música… USEM A INTELIGÊNCIA UMA VEZ SÓ….!!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • RCA diz:

      Parabéns!!! Muito oportuna a chamada de atenção pra essa grande massa de eleitores….A veja não merece nenhuma credibilidade. Continue firme defendendo quem fez diferença neste país.

  12. caninde do santo Antônio diz:

    A maior justiça é a de Deus, creio que tem um monte de gente brindando. Para fechar tanto acordo no meio do mundo, na política não ser resolve só com salivas. Nestes acordos corre dinheiro. Que eu não vou entrar no mérito da reportagem da Veja. O BRASILEIRO QUER JUSTIÇA E OS CULPADOS NA CADEIA. A restituição creio que nunca acontecerá.

  13. carlos antonio diz:

    babacas isso não tira voto nem bota voto de ninguem, oq ue fala alto e o money vcs. parace ate que não brasileiros com tudo isso henruque ainda ganha, escute o que estou dizendo, vcs não ve em brasilia o arruda mesmo sob judes tya disparado nas pesquisas.

  14. junior 100 diz:

    Agora caiu a ficha, do por quê a polícia federal ter passado estes 2 últimos anos no aperto, saindo varias denuncias de acedios por parte de varios politicos.

Trackbacks

  1. [...] brasileiro Nelson Rodrigues. Mas a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa (veja AQUI), nem deveria nos [...]

  2. [...] depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa (veja AQUI), é extremamente [...]

  3. [...] Depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o envolveria (veja AQUI). [...]

  4. [...] da reportagem sobre “delação premiada” (veja AQUI), que virou reportagem da revista “Veja”, pode não ter sido o [...]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.