sexta-feira - 19/07/2019 - 10:26h
Ostomizados

Falta de bolsa coletoras para fezes/urina angustia pacientes


Bolsas são imprescindíveis (Foto ilustrativa)

Do Blog Diário Político

Mossoró possui algo em torno de 200 pessoas ostomizadas que usam bolsas coletoras de fezes e urina de forma ininterrupta. Há pelo menos 3 meses a administração Estadual não faz o repasse dessas bolsas e tem quase um ano que não chega qualquer adjuvante, materiais que ajudam na manutenção dessas bolsas.

“Nós estamos vivendo uma situação crítica. Eu por exemplo já deixei de ir a eventos familiares porque não tenho bolsa. Não tenho condições de comprar”, afirmou Vanicleide da Costa.

No RN existem três pólos de distribuição desses materiais: Natal, Pau dos Ferros e Mossoró. “Em Pau dos Ferros os ostomizados chegam a utilizar sacolas de supermercados. O risco de infecção é grande”, alerta Sueli Paiva que tem um familiar ostomizado.

Dificuldades

Os ostomizados relatam a dificuldade financeira que passam sem as bolsas: “a mais barata, mais simples custa 18 reais. A melhorzinha é quase 80 reais. Alguns usam mais de 1 por dia. É muito caro e o Governo precisa chegar junto”, disse Antônio Eliomar Bezerra, ostomizado há vários anos.

O que chega para distribuição faz parte de doações de familiares que tiveram seus entes falecidos: “O Governo chegou a fazer compra de emergência, mas até agora não chegou. É preciso uma licitação própria direcionada apenas para a aquisição das bolsas coletoras”, alertou Inês Isaura Barbosa (84-9922-2424), voluntária do grupo de ostomizados de Mossoró.

Nota do Blog Carlos Santos – Que aberração, gente. Que falta de respeito, quanta humilhação e desdém com o cidadão, o contribuinte, o ser humano que realmente precisa do Estado. Francamente. Vamos nos mobilizar, colaborar com essas pessoas. São crianças, adultos, indivíduos das mais diversas idades que sofrem com o descaso.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Amorim diz:

    Tô vendo que com Fatão , Fatão; tamos “Toffoli”!!

  2. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Pacientes em situação extremamente delicada, mereciam atenção exemplar do governo. Essa insensibilidade do poder público é irmã de sua incompetência.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.