• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/01/2021 - 19:06h
Manaus-AM

Falta oxigênio e vários pacientes virão para o Rio Grande do Norte

Situação de calamidade na capital amazonense leva governo a transferir pacientes com Covid-19

Do Saiba Mais, Correio Braziliense e Blog Carlos Santos

A situação está caótica em Manaus desde a manhã desta quinta-feira (14), quando acabou o oxigênio nos hospitais. Por essa razão, diversos estados receberão pacientes com Covid-19 transferidos da capital amazonense.

O Rio Grande do Norte vai acolher 10 pacientes no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que possui gerência federal, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Outros estados também vão dispor de leitos para cobrir essa carência na capital amazonense.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN) na tarde desta quinta-feira (14), por meio de nota. Ainda não existe data para a chegada desses pacientes.

“Ressalta-se que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem”, diz a nota da Sesap.

Relatos dramáticos

Em vídeo divulgado pelo Portal Único (veja AQUI), o médico e presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, descreve a situação nos hospitais de Manaus e pede uma ação das autoridades para restabelecer, de forma imediata, o abastecimento na região.

“Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ‘ambuzados’ (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros”, disse Viana.

Outro relato emocionante veio de uma moradora de Manaus, que expressa o desespero sentido pela população local. “Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Não tem oxigênio, é muita gente morrendo”, afirmou (veja vídeo constante dessa postagem).

Até página passou a se identificar em redes sociais com o título “Oxigênio para Manaus” (veja AQUI), apelando à doação de oxigênio.

Tantos meses depois da eclosão da pandemia, parece inacreditável que essa situação esteja acontecendo no Brasil.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. João Claudio diz:

    O avião que vai buscar 2 milhões de doses de vacinas já foi adesivado.

    Só lembrando que, 2 milhões de doses vindas da India, dá pra vacinar apenas 1% da população.

    Repito: o avião já foi adesivado, viu?

    • João Claudio diz:

      Eu continuo dizendo que isso vai ‘dá bode’.

      Anotem.

      • João Claudio diz:

        No início de dezembro as imagens na TV já mostravam o gado de Manaus livre, leve, solto e peidando ao Deus dará.

        No Natal, o comércio focou abarrotado e o prefeito e o governador anunciando que iam abrir as escolas.

        ”Manaus é a primeira capital livre do vírus.’

        Diziam.

        A pergunta:

        A situação no resto do país foi diferente da vivida em Manaus?

        Não, né?

        Ei, Let’s Pipa ainda não deu o ar de sua graça. O Réveillon, também não

        Por falar em gado, o filme ‘O Estouro da Boiada – II’ está sendo exibido em Manaus. Agora, em 3D.

  2. Benilson Silvs diz:

    O Brasil não tem governo.
    Infelizmente.

  3. Fernandon diz:

    Mandaram o avião sem combinar com a Índia. Planejamento do dia D , da hora H.

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Oportuno sublinhar mais uma vez, alguém votou na COISA, pra que estado de coisas estivesse na pauta desde o primeiro dia da
    ascensão da ignorância, do udenismo e do nazi-fascismo ao poder central em nosso país.

    Uma gente que foi eleita sob o signo da fraude, do crime, da trapaça, do medo e da violência como simbolo, método e lema do Status Quo, da Casa Grande desde sempre golpista e do grande Capital daqui e de alhures…!!!

    Crime de Lesa pátria, foram e são cometidos diariamente sem que o judiciário e, sobretudo a imprensa se disponha realmente noticiar como devido e, sobretudo investigar o Estado Miliciano em que se transformou o nosso país e as nossas instituições, mormente à partir da entronização no poder de uma figura e de uma famílicia criminosa e grotesca…!!!

    Salvo um ponto fora da curva, infelizmente, ainda teremos muito que aturar o poder e o poderio criminoso que a Milicada, os Pastores Picaretas, os mega Empresário, O judiciário e a chamada grande mídia que continuam usar e abusar da ignorância e da má fé de parte do conjunto da sociedade brasileira, contra essa mesma sociedade, transformando e transmutando tudo em cinismo, mentira, corrupção, desvario político, econômico, cultural e administrativo, de fato, numa grandecíssima piada de mau gosto…!!!

    Conforme se verifica, a pauta ´nica da COISA, de nos levar à idade média, tanto nos costumes quanto na economia, continua intacta e a pleno vapor, sem que nada nem ninguém saia da inercia e do estado de medo e de estupor que se transformou o dia a dia de grande parte das pessoas em nosso país…!!!

    Em síntese nos transformamos , além de uma grande piada internacional, num pais e numa farsa cotidiana como cotidiana tragédia…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Situação desesperadora! Que, na ausência de autoridade, atuemos nós. Refiro -me à administração do Amazonas, especialmente, Manaus.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.