• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 28/04/2013 - 22:08h
Sucessão estadual

Garibaldi diz o mesmo do mesmo para viabilizar PMDB

O conteúdo político mais importante da semana que passou, em termos de Rio Grande do Norte, foi entrevista veiculada com o senador-ministro Garibaldi Filho (PMDB) n’O Jornal de Hoje. Tratou de pontos delicados como sucessão estadual, aliança com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e possibilidade de candidatura própria do PMDB ao governo ou apoio a outro nome.

Garibaldi leva relação com a "barriga"; Henrique vira solução para tudo no RN de hoje

Quando a gente enxuga tudo, faz a maior depuração possível e procura a última filtragem, descobre sem qualquer sobressalto que não há nenhuma novidade nas declarações de Garibaldi. É o mesmo do mesmo.

A entrevista não acrescenta nada ao que se chama de “governabilidade” e sucessão estadual. É praticamente a mesma essência do que Garibaldi falou há um mês, há dois meses, há três meses… zzzzzz!!

A política potiguar anda tão árida, que a gente é obrigado a fazer uma espécie de tradução do mesmo do mesmo, para tentar apresentar algo de novo.

Vamos tentar.

Sobre Rompimento

“Acho que vocês não perdem por esperar e não vão esperar tanto tempo, mas isso vai ser discutido (…). No dia 10 de maio vai haver uma reunião do PMDB para discutir o momento político, claro, o administrativo também, e esses problemas que discutimos antes, a atuação do governo, os prefeitos vão colocar isso. Pode sair uma definição daí (…). Para ser muito sincero, eu acredito que vamos ouvir muitas reclamações (,,,). Eu não sei é se isso tudo vai transbordar de tal maneira, ter desdobramentos tais (que ocasione o rompimento)”, disse ele.

Nota do Blog – O PMDB não vai romper em maio ou em junho. Pode até não romper. O que o partido faz, inteligentemente, é segurar o esquife do governo, ao mesmo tempo em que trabalha ações institucionais que fortaleçam Garibaldi, o próprio partido e o deputado federal Henrique Alves (PMDB). Vai levar esse lengalenga mais adiante até promover a extrema-unção do governo em 2014. Essa é a tendência, hoje.

Sobre candidatura própria

“Eu diria que o PMDB só tem um, se o PMDB tiver candidato próprio, que é o deputado Henrique. Eu não pretendo ser, não desejo, e Walter eu ainda acho que é cedo.”

Nota do Blog – Henrique trabalha ardilosamente o fortalecimento do seu nome para ser uma opção. Sua ascensão à presidência da Câmara Federal deu-lhe mais força e poder suplementar de articulação. Transformou-se numa panaceia, com direito a sonhar (novamente) com a cadeira que já pertenceu ao seu pai, Aluízio Alves. É pouco provável que o PMDB deixe de ter candidato próprio a governador. Henrique e Garibaldi, logicamente, são nomes preferenciais. Se Garibaldi afirma que não pretende ser, então pode desconfiar. Esse aí é manhoso. Cai da rede e fica brincando com a varanda, de tão bobo que é.

Sobre apoio ao nome de Robinson Faria

“Ele me disse que é candidato. Ele me disse que tem o apoio do grupo oposicionista do Governo do Estado, mas que ele deseja ter o apoio do PMDB e de outros partidos (…). Robinson é um bom candidato, mas não é o candidato do partido. Para o partido deixar de apoiar o governo, que ainda permanece na base aliada do Governo, a candidatura própria se impõe muito e ele sabe disso.”

Nota do Blog – É perto de chance “zero” o PMDB apoiar Robinson. Por que o apoiaria quando tem condições de apresentar candidatura própria e em condições de vitória? Robinson tenta se viabilizar em articulações para uma ampla aliança e no respaldo popular. São duas frentes de costura com consideráveis dificuldades, mesmo se levando em conta que o governo do qual ele fez parte é um fracasso de público e crítica.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Claúdia diz:

    Só sei que “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come” é como me sinto.É trocar seis por meia dúzia.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cláudia
      Já mandou e-mails para estes órgãos cobrando o envio da verba para a compra do fardamento e do material escolar?
      Você também é responsável.
      Todos os que amam Mossoró tem que participar desta campanha.
      E-mails ao FUNDEB, MEC, CGU, FALE COM A PRESIDENTA, etc.
      Chega de tanta discriminação com Mossoró.
      Não podemos aceitar isto calados.
      Que Deus nos proteja.
      HOJE, DIA 2 DE MAIO E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
      A PREFEITA DE MOSSORÓ GANHA MAIS DO QUE A GOVERNADORA DO MARANHÃO?
      A GOVERNADORA DO MARANHÃO GANHA R$ 15.409,95 por mês.

  2. erivan diz:

    Tenho certeza que HENRIQUE vai ser um bom governo pro rio grande do norte .

  3. chagas diz:

    Os politicos da família Alves são falsos e traidores desde criança, só tem interesse proprio , olha e veja quantos tem nos melhores cargos politicos da nação, eles fazer politicagem com interesse familiar, em Brasilia apoia um, no RN apoia outra, fica em cima do muro, são traidores natos, o bem particular é sua meta, o povão analfabeto politico não consegue distinguir, é fácilmente enganado , lamentável. OS alves não tem amigos, são maquiavelicos, para se manterem no poder fazem qualquer negocio, mesmo ilícito aos principios éticos da moralidade politicos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.