terça-feira - 24/01/2017 - 08:28h
Em Natal

Governador apresenta plano sobre ‘controle’ de Alcaçuz

O governador Robinson Faria (PSD) reuniu representantes dos demais poderes no Gabinete de Gestão Integrada e apresentou algumas medidas de recuperação do sistema prisional em curto e médio prazo. O encontro aconteceu nessa segunda-feira, 23, e reuniu entre diversas autoridades, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis.

O secretário de Segurança, Caio Bezerra, explicou que serão realizadas diariamente intervenções na penitenciária para que seja possível restaurar minimamente a estrutura do local e se consiga oferecer mais segurança contra fugas ou rebeliões.

Reunião permitiu que governo fizesse exposição do que tem feito para 'controlar' Alcaçuz (Foto: Ivanízio Ramos)

A chegada da Força de Intervenção Penitenciária, com 71 agentes com expertise em crise, somará reforços aos agentes da segurança pública estaduais e federais nas ações dentro do presídio. É importante ressaltar que será realizando o concurso para 41 agentes penitenciários efetivos e 700 agentes penitenciários temporários.

Entre as ações, detalhadas pelo secretário, estão reparos nos pavilhões 2 e 3, instalação de uma cerca externa com sistema de alarme, reparo de três guaritas, implantação de um sistema de videomonitoramento e a limpeza da vegetação do entorno. Já foi iniciada a construção de uma barreira física (contêineres) separando as facções rivais dentro do presídio.

Barreira física

Nesta terça-feira (24), os contêineres terminarão de ser colocados, concluindo assim a barreira física temporária, até que muro de concreto seja erguido, o que deve acontecer dentro de 20 dias.

Durante diálogo com os poderes, o projeto de Alcaçuz, instalada numa área de terreno arenoso de fácil escavação, foi alvo de críticas. “Houve um erro. Sem querer aqui apontar culpados, mas construir um presídio em uma duna é quase que ridículo”, destacou Ezequiel Ferreira, após reiterar a cooperação da Assembleia em todas as suas esferas para o que for necessário. “Alcaçuz foi um erro terrível de concepção, espero que nunca se repita em nenhum outro governo”, concordou o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis.

Atuação da PM

Utilizando uma imagem aérea de Alcaçuz, o comandante-geral da PM, Coronel André Azevedo, explicou como se deu a ação da polícia nos dias de conflito entre facções na maior penitenciária do estado.

“Nós agimos pautados pela técnica de gerenciamento de crise. Se tivéssemos entrado na penitenciária naquele dia em que as facções se enfrentaram pela segunda vez, nós teríamos tido certamente um número grande de mortos, inclusive de homens nossos. No entanto, agimos na hora certa e só tivemos uma morte comprovada. Esta foi a atuação da Polícia Militar, com base na técnica, na inteligência, e conseguimos preservar vidas e cumprir a lei”, salientou.

O comandante destacou ainda a retirada, pelos agentes de segurança, de 18 caçambas carregadas de metralhas, armas brancas e materiais cortantes feitos artesanalmente pelos próprios presos. Em razão do estado de deterioração do presídio, os presos têm utilizado restos de material de construção como armas.

Com informações da Assecom do Governo do Estado.

Nota do Blog – Até hoje o Governo não sabe dizer quantos presos existiam no presídio, quantos têm hoje, quantos foram mortos e quantos teriam fugido.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Perguntar não ofende.

    Se ”ele” QUERIA entrar para a história como o ”governador da segurança publica do Rio Grande do Norte”, esse plano deveria ter sido posto à mesa em janeiro de 2015, logo pós a posse, ou em janeiro de 2017, dois anos após a promessa e o ”Caos³” já instalado?

    RISÍVEL!

    ↓ ↓ ↓ ↓ ↓

    Mais um vídeo onde ”ele” afirma que vai entrar para a história como o ”governador da segurança”. Vale pena ver e ouvir a entrevista onde ”ele” , 12 dias após assumir o governo do estado, afirma que já começou a trabalhar para dar mais segurança aos moradores que residem da…Reta Tabajara, pra lá.

    https://www.youtube.com/watch?v=-Jged-VgnS8

    (Entrevista concedida à TV BO e postada no Youtube por Thyago Macedo).

  2. François Silvestre diz:

    Não votei em Robinson. Mas passei a acreditar no seu governo quando ele me convocou para uma conversa e expôs com entusiasmo suas pretensões. Acreditei e torci. Ainda torço, pois um bom governo é bom para todos. O que me assusta é o nível inconvincente dos seus quadros de auxiliares. Todos? Claro que não. Há bons quadros, infelizmente minoritários. E silenciosos. Os que falam pelos cotovelos, maioria, expõem um governo claudicante. Entre retórica prum lado e prática pro outro. Uma pena. Uma pena, repito, e torço para uma correção de rumos. Chega de Chapolins Colarados, os de dentro e os de fora, a “defenderem” seus holofotes no meio da escuridão.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Também não votei, mas continuo torcendo.

      Não o vejo como homem mal-intencionado ou de baixa extração de caráter.

      Mas não culpo auxiliares. Quem os escolheu?

      Sigo na torcida e disposto a colaborar, com visão crítica, nunca como jagunço cibernético ou bajulador emérito.

      Abração.

  3. andrea linhares diz:

    Não custa recordar o que o florentino sentencia no capítulo XXII d’ O Príncipe.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    François Silvestre. Ontem, cheguei a ficar constrangida vendo e ouvindo a discrepância entre o que dizia o secretário de segurança e as imagens que a TV mostrava ,fartamente,apontando dia e hora.
    Desejo que o Governador Robinson Faria encontre o caminho certo para a resolução do grave problema. Que o governo federal se apresente de forma ampla, cumprindo também o seu papel.
    Não desgosto do governador . Tenho simpatia por ele. O entorno dele me parece fraco. Áreas específicas, precisam de inteligências específicas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.