segunda-feira - 08/10/2012 - 11:46h
Mossoró

“Herdeira” do “rosalbismo” tem futuro em suas mãos

Prefeita eleita construiu a própria candidatura e poderá ser continuidade ou não desse grupo

A vitória de Cláudia Regina (DEM) à Prefeitura de Mossoró jogou por terra uma tese inconsistente, que muitos empinavam, quanto à sucessão municipal deste ano: haveria acordo dos Rosado para eleição de um nome Rosado.

A escolha de Cláudia nunca foi consenso. Nem uma preferência entre os líderes governistas. Ela fez-se candidata.

Nasceu por exclusão e de sua tenacidade para superar sobretudo a rejeição interna ao seu nome, manifestada pelos líderes Carlos Augusto Rosado (DEM) e a própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Cláudia agora é o "centro" para continuar ou escrever história própria (Carlos Costa)

Eles não a queriam. O nome era o da vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM), irmã da governadora.

A esquema da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, também não a tinha como prioridade.  Seu ungido era o então secretário da Cidadania, professor Chico Carlos (PV), eleito vereador no domingo (7).

No início da campanha, o secretário e deputado federal Betinho Rosado (DEM) – irmão de Carlos Augusto – esquivava-se de presença na disputa. A vice Ruth precisou ser convocada pessoalmente pela mana Rosalba. Betinho pelo irmão Carlos.

Delírio

Na oposição, durante bom tempo, ainda existia quem pensasse em “corpo mole” de Carlos e Rosalba para eleição da parente Larissa Rosado (PSB).

Delírio. Caíram no conto do vigário cor-de-rosa. Ou “laranja”, como queira.

Para quem levantava essa tese de “acordão”, o Blog sempre fazia duas perguntas encadeadas irrespondíveis:

– Quem será líder de quem? Carlos de Sandra ou Sandra de Carlos?

Um dia, repito, os Rosado vão estar unidos no mesmo palanque. Mas para isso, é necessário que apareça um adversário comum e capaz de derrotá-los em separado ou juntos. Uma ameaça ao clã. À oligarquia.

Até aqui, ocorreram espasmos de forças “ameaçadoras” que nunca se confirmaram nas últimas décadas. Citemos os ex-deputados estaduais Jota Belmont e Francisco José. Não vingaram. Foram demolidos e cooptados por Rosado do A ou do B.

Quem ainda chacoalhou o corpo para ser uma alternativa, mais recentemente, foi o professor Josivan Barbosa (PT). Seria candidato de qualquer jeito à prefeitura, contra os Rosado. Terminou vice. Vice numa chapa Rosado: Larissa Rosado (PSB).

Seu PT pelo menos ganhou prêmio-consolação com uma vaga de vereador na Câmara Municipal.

Josivan talvez tenha, pelo açodamento, sepultado uma carreira política promissora. Foi arrivista. Falou pelos cotovelos e morreu pela boca.

As urnas não o perdoaram.

Seguindo um fenômeno da biologia celular, os Rosado promoveram uma “cissiparidade” nos anos 80, dividindo-se para somar. As réplicas têm a mesma essência e propósitos: o monopólio do poder.

Cláudia Regina é o resultado de uma reação, incontida, que pode ofertar uma considerável sobrevida a esse modelo de poder ou abrir uma fenda à construção de outra ordem política.

O futuro dirá.

A prefeita eleita é o futuro do “rosalbismo”, neologismo que identifica os seguidores da governadora Rosalba Ciarlini. Ela será uma súdita fiel e herdeira do legado da líder populista ou escreverá identidade própria, ao seu governo, o que Fafá tentou e não conseguiu em momento algum.

O futuro dirá.

Categoria(s): Eleições 2012 / Opinião da Coluna do Herzog / Reportagem Especial

Comentários

  1. paulo diz:

    sabe o que e isso é gete coprando voto para claudia porque aqui na meu bairro todo mundo comprou voto e por iiso que larissa peideu aqui na minha casa todos votaram em larissa.

    • Pablo Henrique diz:

      Só falo uma coisa, “quem disso usa, disso cuida”. ninguém fale que ouve compra de votos da candidata A ou B não, pois compra de voto não existe, o voto é secreto vota em A ou B, quem quer. Passiei por uma assentamento e vie muitas pessoas que me falaram que estava com um dinheiro no bolço, só para colocar a bandeira de Larissa Rosado ensima da casa, e não votariam nela, taí a prova disso, pouquícimas bandeiras de Claudia Regina, era vista nesse assentamento, mais ela ganhou nesse msm lugar! Parabenizo a todos que poderão sair de sua ksa pra votar, pois isso é nosso direito como cidadão! vlw!

      • CALIBRE 50 diz:

        Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!”
        Bertold Brecht, poeta e dramaturgo alemão.

        • Manuel costa diz:

          Ué seu nome nera caindo 40, mudou para 50 com vergonha.

          • CALIBRE 50 diz:

            Irmaõzinho o CALIBRE.40 comentava era outra pessoa,o meu calibre é mais grosso e já que o senhor me cutucou,diga a sua prefeita eleita,que trabalhe direitinho,por que vamos marcar passo a passo e se for pra elogiar agente elogia,mas se num tiver legal,meu,vamos pra cima aqui com força,já estamos pensando em criar a CONFRARIA virtual que se encontrará aqui para uma conversinha!É só!

      • Otávio Simpson diz:

        “pouquícimas bandeiras de Claudia Regina, era vista nesse assentamento, mais ela ganhou nesse msm lugar! ”

        Só poderia, nesse mesmo Assentamento e em outros lugares, SANTO ANTONIO, NAS FAVELAS, PAREDÕES, etc…Rosalva nos ultimos 3 dias antes da Votação saiu nesses lugares, mais suas comitivas no CALAR DA NOITE, COMPRADO OS VOTOS DESSE POVO BURRO e ANALFABETOS!!! Por isso q vivem sofrendo.

        “Cada povo tem o governo que merece…” Felismente EU, não me incluo nisso.

    • Cris diz:

      Meu filho pelo amor de Deus se conforme, não queira inventar desculpas pela derrota da sua candidata pois todo mundo sabe que ela sim investiu tudo que tinha para ganhar essa eleição, mas como DEUS é justo, ele viu todas as injustiças e sujeiras que tentaram fazer com Cláudia, o ESFORÇO dela sim foi reconhecido pela população inteligente de Mossoró. Ah cadê mesmo os LARISSEIROS que viviam cantando vitória antes do tempo nesse BLOG que mais parecia um encontro de pessoas que estavam cegas por vingança e debochavam o tempo todo das pessoas que tentavam impor suas opiniões por ACREDITAREM que Mossoró poderia continuar avançando. É gente eu aprendi desde de criança que agente não deve contar com o ovo no cú da galinha (me desculpe a expressão mas é verdade). Vocês vão ver que Claudia Regina é uma pessoa de palavra e vai cumprir o seu dever. Há um detalhe eu não sou CARGO COMISSIONADO, sou uma pessoa estudada, que consegui o meu emprego com muito esforço e que não dependo de ninguém para mantê-lo e quem fez a Cláudia ganhar também não são, pois se todos es votos fossem de comissionados como vi muita gente comentar AQUI a folha de pagamento da Prefeitura iria dar Km. Que a paz de Deus volte a reinar nessa Cidade e que vocês aprendam a perder com honra!

      • Francy Granjeiro diz:

        Sim…..estamos aqui os LARISSIANOS firme e forte e contávamos vitória,assim mostraram as pesquisas e vocês sabiam tanto quantos nós que estavam próximo da derrota…é tão provável que nas últimas pesquisas que foram divulgadas Larissa com +9%..os transportes os carros de som as bandeiras se viam uma minoria pela cidade e voces acuados e que muito e muitos transportes já se viam as fotos de sua candidata tiradas.Eu mentir???????????

        • Manuel costa diz:

          Leve a mau não mas eu acho que vc e daltonica ou eu não moro em Mossoró vc falar que o laranja era minoria na cidade, e outra coisa vc ate hoje espera Papai Noel, coelhinho da pascoa, tem medo do saci perere entre outros acreditar em pesquisas mal feita, para vc eu so digo uma coisa, TOME NA NUCAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, olhe o RODOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

          • Manuel costa diz:

            E outra coisa vcs aqui mesmo nesse blog exculacharãoa TCM e sua pesquisa mas foi a unica pesquisa a acertar o resultao das eleições em Mossoró vcs se lembrão o resultado deu empate tecnico com 4 pontos percentuais para mais ou para menos de margem de erro, a diferença deu 4 pontos a mais para Claudia obrigado TCM pela sua copetência e imparcialidade.

    • Manuel costa diz:

      Eisso ai meu amigo Pablo, eu moro no Santo Antonio que todos sabem que aqui é o canteiro ca Rosa, 8 de 10 casas aqui tinhão bandeiras de Cláudia dois dias antes da eleição as casas que ela não conseguio comprar para trocar a bandeira ela mandou alguem trocar durante a madrugada, mas isso niguem vê. O bom é que de Deus ninguem esconde nada, e ele abençoa a quem trabalha da maneira mais correta mais honesta, parabens Cláudia Regina cale a boca desses recalcados e faça uma administração exemplar, mais uma coisa TOME NA NUCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

  2. Nilson Gurgel diz:

    Caro Carlos;
    Acho que a eleição de dona Cláudia Regina, pode ter sido o passo político mais importante dado por nós mossoroenses. Quando você escreveu “Nasceu por exclusão e de sua tenacidade para superar, sobretudo, a rejeição interna ao seu nome”, disse tudo e, esse fato, não tenho nenhuma dúvida deu dignidade a sua campanha e, com certeza, dará ao seu mandato. Viajei 350 kms apostando nisso. A força feita pela governadora e sua equipe com certeza não foi pelos belos olhos dela, mas de olho na sua reeleição que, todo menino sabe, tem que passar pela de Cláudia. Mas a nossa governadora deve saber também que o resto da sua gestão, tem que passar por um processo de extrema competência e profissionalismo nos próximos 24 meses que a separa da sua próxima eleição. Há tempo, há, basta ver o que Cid Gomes fez no seu primeiro mandato. Inteligência para desenvolver um planejamento estratégico de sua gestão para o restante do tempo, acredito que sim, mas este planejamento já deveria está pronto. De qualquer forma, desejo que acerte, pois nada melhor que isso para nós norteriograndenses. Nilson

  3. marcos diz:

    Paulo vou lhe dar um conselho,volte a estudar.

    • Mário diz:

      Concordo!! Caso não estude vai ser castigado a ser capacho e babão de políticos e, no muito, terá um carguinho comissionado cuja durabilidade corre sérios riscos a cada 4 (quatro) anos.

  4. Valdir Lopes diz:

    Veja bem, quero dizer que o sernho Carlos Santos fez um exemplo de pesquisa dizendo que para se saber um problema de saúde, basta tirar uma gota do sangue do organismo. Não precisa tirar o sangue todo. Mera burrice deste blogueiro, pois, uma gota de sangue não diz resultade de doença e sim, em torno de 10 a 15 ml de sangue. Pois bem, o blogueiro não sabe muito de análise de dados em pesquisa política. Só sabe é postar degladiações entre as pessoas que faze leitura desse blog. E aí senhor Carlos Santos, pela leitura de seu blog, o senho puxava muito o saco de Sandra Rosada e Larissa. A partir de hoje, não farei mais leitura de seu blog. Não sou nenhum dos candidatos que estavam na disputa. A penas gostava de ler, hoje, não vou ler mais essa página. Como dizia meu avô, quem quizer ir tomar no orifício bufante que tome. Parabéns Senhora Cláudia Regina pela votação, houve muitas compras de votos por parte de ambos os lados mais trabllhados. Porém, ganhou quem tinha mais serviços prestados, mais mãos limpas e mais compromisso e respeto com o temor a Deus. Votei em transito, mais, já tinha a plena certeza que ganharia é a mais esperta e temente a Deus. Abraços a todos. E a este blog a merda.

  5. Jossue de Freitas diz:

    Não votei em Cláudia, muito menos em Larissa. Penso que no momento não há diferença entre as duas. Mas digo uma coisa, se Cláudia sinalizar com um rompimento com a patota dos rosados terá meu voto e meu apoio e o de muita gente. Vamos aguardar, não é?

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Ela será uma súdita fiel e herdeira do legado da líder populista ou escreverá identidade própria, ao seu governo, o que Fafá tentou e não conseguiu em momento algum.”
    Conversei apenas por dois minutos com a Cláudia Regina na Churrascaria Mossoró.
    Tempo muito pequeno para se avaliar o temperamento de uma pessoa.
    Mas notei uma firmeza tão grande no seu olhar que fiquei convencido de que se trata de uma pessoa dotada de uma personalidade forte.
    E pessoas assim jamais se prestam ao exercício da vassalagem.
    Assim, arrisco-me a dizer que uma súdita fiel ela não será.
    Será uma aliada de confiança, mas com identidade própria.
    Uma pessoa confiável, que uma vez atrelada a um grupo, com este grupo permanecerá até o fim.
    Mas sem nunca se deixar tutelar por quem quer que seja.
    E que ninguém tente fazer isto com Cláudia Regina.

  7. Zé Paula diz:

    Agora,todo cagão,quer ser “analista político”,quando não,”econômico”,mas,assim,como o outro cagão,Pé Quente,o repórter econômico.Homi,vá cagar!

  8. Mário diz:

    Prezado Carlos, boa tarde! Não quero defender A ou B, mas, foram duas máquinas funcionando. A Máquina estadual e a municipal. Só para se ter uma ideia, a Governadora sequer visitou os outros municípios. Nos últimos 02 meses que antecederam ao pleito, foram muitas “benevolências” em Mossoró. Quem não lembra das inaugurações de “novas delegacias”, dos carros desfilando no 30 de setembro, da “resolução” do problema da água, etc?? E oq ela fez neste mesmo período para o resto do estado?? Quanto ao município, não posso provar, mas, a bocas miúdas circula informação de que muitos servidores estavam recebendo em seus contra-cheques alguns trocados a mais para “dar uma forcinha” na campanha. Ao que me contaram, havia muitos e selecionados agentes de saúde ganhando mais de R$ 3.000,00 por mês. Cargo cujo salário normal não vai além de um salário mínimo. Difícil saber? Respondo: NÃO. Veja a folha (pela lei da transparência) e verá que ao menos os valores de mais de R$ 3.000,00 para certos agentes é verdade. Há uma discrepância entre servidores. Por que há médicos com 20h ganhando quase R$ 11.000,00 e outros, com as mesmas 20h, ganhando pouco mais de R$ 4.000,00??? Junte-se a isto que muitas nomeações de pessoas que passaram em concursos (agentes de saúde, agentes de endemias, guarda municipais) cujas nomeações não estavam previstas e “do nada” foram nomeados. Enfim, acho que o Ministério Público, ao menos sobre os salários de R$ 3.000,00 poderia apurar algo. Uma vez que há claras e consideráveis divergências de salários entre servidores da mesma categoria.

  9. clodoaldo diz:

    infelizmente muitos não votam pela razão, mas pela paixão. Essa tradição de rosado em mossoró ainda vai prevalecer durante décadas, é um mal hereditário: meu pai vota, tambem devo votar. Na minha opinião josivan era uma boa alternativa para mudar de fato, mas… O dinheiro fala mais alto. (infelizmente).

  10. Pedro Cardoso diz:

    Boa tarde Carlos. Concordo com o que você falou em partes. Sobre o acordão não temos certeza de nada. Existe uma cortina que não deixa vaza luz, com isso não temos um entendimento confiável. Os acontecimentos só ajudam a se firma cada vez mais este pensamento, esta campanha foi feita com muitas duvidas, fatos que deixaram em vários momentos o eleitor desconfiado. Meu ponto de vista é o seguinte, Rosalba foi obrigada pela citação, só estava cuidando do que é dela aqui em Mossoró, nada mais.

  11. Sara Lucas diz:

    Parabéns a Rosalba, que elegeu sua candidata de última hora – que, no início, não era aceita pelo grupo. Agora, reze pra não levar um coice, Governadora. Essa Cláudia não é rosa que se cheire…
    A bem da verdade, não votei em Cláudia; votei POR Rosalba.
    Sou encafifada com ela, juro. E, oxalá, ela possa fazer por Mossoró, o que nunca fez – nem como militante – por Aracati.
    Mostre serviço, Cláudia, senão, a nossa ala do desconfiômetro não atenderá mais ao chamado das pétalas de nossa Rosa.
    E vamos trabalhar, todos, em paz. A vida continua e o tempo urge. Amém!

  12. Laura diz:

    Engula essa Sr. Carlos Santos.. Sua candidata perdeu e Mossoró até hj não a quer como Prefeita.. Na sua nucaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa com muito orgulho e de alma lavadaaaa pra vc que vive somente de falar mal da Prefeita Fafá e de Gustavo..

  13. FERNANDO fF diz:

    Quem iguala o o homen na sociedade é a educação.Só prareflexão do blogueiro.Aguado resposta de uma pessoa sábia.

  14. Francy Granjeiro diz:

    AAAhhh….muito bem lembrado esse texto.Então Carlos Santos, a vitória de Cláudia Regina foi uma derrota pro Carlos Augusto??? Coitada da Cláudia Regina, deve ter sido humilhada várias vezes.Só reprisando o início de campanha o que disse Carlos Augusto: sabe que Cláudia Regina não é ‘sua’ candidata, mas se viabilizou sozinha, sem o sobrenome “Rosado”e sem o uso do poder. Caso seja eleita prefeita de Mossoró, Cláudia, que tem vida própria, formará seu próprio grupo e criará sua própria liderança.
    .
    Poxa!!Bem lembrado mesmo no inicio da campanha ‘Cláudia Regina não tem nenhum sobrenome(político).Ela não é Maia, não é Rosado.Ela é só Cláudia Regina’
    Senador José Agripino, presidente nacional do DEM
    .
    E aí futura prefeita, vai encarar os dois, ZeÁgripino e Carlos Augusto?????

    • CALIBRE 50 diz:

      Amiga Francy,Mossoró desde 1988 que o DEM tem o comando da Prefeitura de Mossoró,administrações sem projetos e sem rumo,só na base do assistencialismo,como dizia meu avô só na base do migué e da milonga,Rosa/DEM foi eleita prefeita e até hoje leva nas costas a fama de que não manda em nada e sim seu esposo,mas deixemos de lado,vamos adiante,o tempo passou e veio FáFá e todos nós sabemos que a mesma numca mandou a não ser na cosinha de sua casa,quem comandava o barco!? Gustavo seu irmão,as vezes seu esposo o Dr.Leonardo e de quebra ainda levava uns arroxos de CA e Rosalba!O mandato de FáFá se aproximava do final,não havia ninguém do sangue para substituir,restava a pálida Ruth,figurinha sem carimbo,fraquinha, mas Rosalba insistia,gorou!Não vingou!Por exclusão sobrou a Madmoisele Claudia,uma pau mandada de confiança,cria política do Senador mais reaça do Brasil,Agripino Maia/DEM,o senhor e presidente do micro-partido o famigerado DEMOCRATAS,micro partido este em fase de extinção,então temos uma prefeita que literalmente não tem autonomia,ela deve satisfações,ao Chefes de Rosalba/DEM,Agripino Maia e Carlos Augusto Rosado,na sequência ela deve satisfações e agora mais do que aos anteriores,aos patrocinadores mais ferrenhos de sua candidatura,Gustavo Rosado e ao casal FáFá e Dr.Leonardo!Para terminar fica minha interrogação,Claudia Manda? Não manda!Ela não é lider?Nem de si mesmo!Ela será prefeita?De direito!De fato?Não,nessa tribo de muitos chefes e pouco índio como se imaginar que alguém que serve a bandeja com tanta fidelidade a tantas pessoas possa ter autonomia administrativa? Os adversários de Larissa/PSB tanto bateram na tecla que a Deputada Sandra mandaria na Prefeitura e acabaram escolhendo uma cearense apaniguada de primeiro escalão de um grupo político que tem em sua cúpula o coronelismo mesclado com o despotismo de resultado,haja vista o modus operandi que usaram para vencer as eleições municipais.É só!E a vida continua comandados pela desumanidade desuma e elitizada!

      • CALIBRE 50 diz:

        Hiiii!Esqueci ela também deve ter uns tetês com Henrique e Garibaldi por fora!O DEM fez Micarla,Micarleou Rosalba e queira Deus,a Madmoiselle Claudia,não seja outra fantoche para pastorear o gado!É só!

  15. ednatal diz:

    Um, dos grandes problemas do nosso povo, diga-se de passagem, que é um problema nacional, é pensar no processo eleitoral como sendo um jogo entre algumas equipes, onde uma se consagrará a grande campeã, que proporcionará euforia e felicidade aos seus torcedores, e as demais, derrotadas, que implicará em lamentação e sofrimento aos seus seguidores. Como se fosse possível dividir as cidades em dois hemisférios: De um lado, os que viverão felizes na luz; Do outro, os que perecerão na escuridão. Diante desse comportamento do eleitorado, os políticos se aproveitam para se intitularem defensores do seu povo e, portanto, os donos dos seus votos, os votos da sua equipe, os votos que lhe darão a vitória na batalha. Eles mandam, o povo obedece. Nesse jogo, tem que haver um vencedor, e tem que ser o seu time. Eles têm que ganhar, afinal, nasceram para defender o povo, o seu povo. É uma missão. Nasceram pra isso: de pai pra filho; De Rosado pra Rosado; De Maia pra Maia; De Alves pra Alves; Defendem os interesses do povo. Sempre. E quanta disposição; E quanta vocação; E quanta obstinação; E quanto sacrifício; E quanto empenho. Tiram do próprio bolso, somente para ajudar o povo. Enquanto isso, as pessoas brigam, se vendem, se humilham, se corrompem, perdem a honra e a dignidade, se matam… Isso não é democracia. As pessoas, eleitoras ou não, precisam entender que o circo montado por esse sistema perverso, só beneficia a eles mesmos que, em nome de uma democracia, se esbaldam nos banquetes, enquanto o povo clama apenas pela sobra, pelas migalhas.

  16. verdade diz:

    Espero que Claudia não seja igual a esses que estão ao lado dela nessa foto, onde foram considerados os piores no Congresso Nacional. Na última gestão no Congresso Nacional a pior bancada foi a do Rio Grande do Norte, pois foi a que menos atuou, pela caridade, deixem de serem cegos, são umas oligarquias!

  17. verdade diz:

    EU VOTEI NO 27, POIS ESSE POVO DE MOSSORO NÃO TEM JEITO SO QUEREM VOTAR NO ROSADO VCS NÃO ESTÃO VENDO OS ROSADOS ESTÃO CHEIO DE DINHEIRO EOS BESTAS MOSSOROENSE SE MATANDO POR ESSES POLITICOS DE MERDA…VOTE DIFERENTE POIS ELES NÃO ESTÃO NEM AI PRA VCS TCHAUUU

  18. Miguel diz:

    O Dinheiro venceu mais uma eleição, nunca vi a população indignada como esta.

  19. ROBERTO diz:

    TENHO VERGONHA DOS NOSSOS GOVERNANTES. NAO GANHOU TOMOU.

  20. joao diz:

    SÓ NÃO ENTENDO O QUE A FAFA TA FAZENDO NESSA FOTO? ORA, ELA QUASE FAZ A MULHER PERDER A ELEIÇÃO.

  21. Fabiana diz:

    Infelizmente a democracia foi silenciada pelo dinheiro!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.