• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 30/09/2009 - 18:47h

Império deu exemplo de liberdade que Mossoró engana

Para o internauta João Bosco Souto, a tentativa de asfixiar financeiramente a revista Papangu, impedindo que receba patrocínios culturais, é algo criminoso. Nem no Brasil Império se chegava a tanto.

Leia o que ele escreve sobre o assunto, abordado pela jornalista Eliana Lima em seu Blog e repercutido aqui:

Carlos Santos, 

O papel desempenhado pela brava revista Papangu no que diz respeito à crítica aos que estão no poder, já era utilizado no tempo do Império, com um detalhe: sem censura.

O imperador D. Pedro, II ao contrário da Monarquia no poder em "Rosadolândia", sabia da importância de uma imprensa livre. 

"(…) O monarca D.Pedro II, figura caricata preferencial do período, celebrizado ora na recorrente afirmação ‘já sei, já sei…,’ ora dormindo no trono, ora perdido na visão das estrelas, trazendo a legenda ‘Pedro Caju’, por seu perfil prognata ou ‘Pedro Banana’, como definiam seus detratores. Confirmava-se nesse uso irreverente da imagem do monarca, a extrema liberdade de imprensa que permitiu aquela produção."

Em seus concelhos à filha regente, princesa Isabel, declarava: "(…) Os ataques ao imperador não devem ser considerados pessoais, mas apenas manejo ou desabafo partidário".

Fonte: Histótia da Imprensa no Brasil. Editora Contexto págs 66 e 67.

Neste 30 de setembro cantemos: Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós E que a voz da igualdade Seja sempre a nossa voz.

João Bosco Souto

Nota do Blog – João, essa récua que tomou o poder em Mossoró tem certeza que o poder é eterno e pode tudo.

Quando esse período acabar, será interessante a gente enxergá-los na planície.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Paula Ribeiro - Paraú-RN diz:

    Inteligente Carlos Santo,
    lendo essa notícia ficamos a nos perguntar: a que ponto chegoua sanha do poder? querer proibir, cercear o desempenho de um brilhante chargista que temos na terra de Santa Luzia é o cúmulo do absurdo. Ainda querem que Mossoró seja a capital da cultura. Como vc diz essa patota não é mesmo!
    Um forte abraço.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.