• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 16/02/2012 - 19:09h
Mossoró

Juiz dá sentença a réus da “Operação Sal Grosso”

A rumorosa “Operação Sal Grosso”, desencadeada pelo Ministério Público do Estado (MPE), em 2007, comandada pelo promotor Eduardo Medeiros, tem um desfecho. Pelo menos em sua primeira fase judicial, a primeira instância.

O resultado da decisão do juiz da 3ª Vara Criminal de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, foi anunciado em primeira mão pela jornalista Fávila Maia (Rádio Difusora AM), hoje à tarde.

Na sentença, o magistrado condenou alguns ex-vereadores e atuais vereadores, por crimes de peculato e corrupção passiva.

Os condenados são estes: João Newton da Escóssia Júnior-DEM, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal (6 anos e 4 meses); Aluízio Feitosa-PMDB, ex-vereador (5 anos e 4 meses); Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado-PMDB, ex-vereador (5 anos e 4 meses); Claudionor Antônio dos Santos-PMDB, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal (5 anos e 4 meses); Daniel Gomes da Silva-PMDB, vereador (5 anos e 4 meses); Gilvanda Peixoto Costa-DEM, ex-vereadora (5 anos e 4 meses); Manoel Bezerra de Maria-DEM, vereador (5 anos e 4 meses); Maria Izabel Araújo Montenegro-PMDB, ex-vereadora (5 anos e 4 meses); e Osnildo Morais de Lima-PSL, ex-vereador.

Todos têm direito a recorrer à segunda instância (Tribunal de Justiça do RN-TJRN). Caso seja mantida a condenação nas instâncias superiores, eles podem cumprir suas penas em regime semi-aberto.

Na sentença, os réus Francisco Dantas da Rocha, o “Chico da Prefeitura” (DEM), que está em novo mandato; Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD), atual presidente da Câmara Municipal e o ex-vereador Renato Fernandes da Silva (PR) foram inocentados. O Ministério Público já pedira a absolvição dos dois primeiros.

A Operação Sal Grosso foi deflagrada em novembro de 2007 e desvendou esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Mossoró.

Entre os principais pontos de irregularidades apontados pelo MP estão: gastos com diárias não comprovadas; empréstimos consignados pagos pela Câmara Municipal à Caixa Econômica Federal, em nome de vereadores e alguns servidores da Casa; despesas realizadas sem licitação e uso das verbas de gabinete de maneira irregular.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Esdras diz:

    a pergunta que não quer calar, eles podem concorrer esse ano nas eleições?

  2. Geraldo Fagundes diz:

    Segundo postagem no Blog do Erasmo Firmino no dia de ontem, o ex vereador Junior Escóssia jura (ou jurava?) de pé junto que é inocente e está bastante documentado para provar a sua inocência. A foto postada no Blog é simplesmente hilária.
    Com tanta certeza de sua inocência (???) e com tamanha convicção de que a população o considera ético (???) e honesto (???) acima de tudo, resta agora, após a condenação, saber se ele já recebeu do Vaticano um comunicado perguntando se quer ser canonizado após a morte e qual o nome preferido como Santo.

    São Newton , São João do País de Mossoró ou São Escóssia.

    • CALIBRE 50 diz:

      Esse Sal que começa a ser refinado esperando agora do MP que providencie uma sacaria de boa qualidade é o resultado da cegueira política do povo de Mossoró,esses condenados pela Justiça são todos produtos da politicagem local,quem é culpado ou deixa de ser não é mais de nossa competência,mas é bom que se diga que foram,parafraseando o blogueiro,empoleirados pelo povo de Mossoró e só cabe agora ao próprio povo dar sua sentença,a sentença das urnas,ficar agora com chigamentos a essas pessoas nada resolve,o que resolve é nas eleições desse ano desempoleirar todos eles no voto,agora uma coisa é certa vir para televisão posar de inocentes é um tanto quanto ridículo,acho eu que quanto menos eles falarem ou tentarem se justificar perante a imprensa só mancha mais a reputação de cada um.E assim caminha a Humanidade!É só!

  3. MANOEL diz:

    Que pena que a lei da FICHA LIMPA no pode ser aplicada caso a decisão tenha sido de um orgão colegiado, ou seja, um tribunal superior…nesse as decisões são na maioria das vezes “politicas”.

  4. Marcelo Salazar diz:

    Bom dia Carlos,
    Caro, se nossa justiça não fosse tão demorada, este processo poderia estar julgado em 2º instância. Sei que existem muitos processos em nosso judiciário, mas assuntos de tamanha relevância deveriam ser julgados em meses, até mesmo para haver condenação. Pela vigor da ficha limpa, todos podem concorrer em outubro. só tenho uma dúvida, eles vão ter que ressarcir os cofres municipais, já foi feito?

  5. alex diz:

    e o patrimonio ilícito, se é que tem, não vai ser bloqueado?

  6. Marcelo Salazar diz:

    Tenho apenas uma dúvida. Por será que os jornais locais foram tão tímidos? Será porque é carnaval e está todo mundo indo viajar?, ou…..sei lá, é apenas coisa da minha cabeça?

    A propósito, falando em jornais da manhã e da tarde, caro amigo Daniel Gomes, tu não sabe que ser evangélico e corrupto não pode, é feio! Logo agora que fafá está reconhecendo os evangélicos na cidade, agora se for do DEMônio…, pode!, Então muda, muda você também, vem pro dem, que tem colunista que não fala bem!

  7. ednilson moura diz:

    mossoro estar um caos em todos os sentidos e uma vergonha politico sao noticias diarias de policia e preciso passar a limpo todos os orgaos publicos de mossoro estavam fazendo da prefeitura uma firma particular para fazerem uma verdadeira operaçao de rapa do dinheiro publico mossoro nao merece isso e lamentavel termos de conviver com tantos escandalos diariamente no Brasil todo e preciso botar nas escolas a materia honestidade para que no futuro as pesoas tenham vergonha de roubar pois parece que se engrandecem com tal pratica e o povo fica sofrendo com falta de saude segurança educaçao saudades dos velhos rosados que zelavam por sua cidade natal isso e uma vergonha nao exitse lei pra colarinho branco

Trackbacks

  1. […] detalhes sobre a condenação clicando AQUI. Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / […]

  2. […] resgatar que no rumoroso caso da “Operação Sal Grosso” (da legislatura anterior, veja AQUI), o seu nome foi investigado e Ministério Público e Justiça atestaram sua lisura de […]

  3. […] que eclodiu em 2007 em Mossoró, gerando as primeiras condenações pela Justiça este ano (veja AQUI), logo estará com […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.