• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 09/06/2019 - 23:18h
Denúncia

Moro e Dallagnol combinavam ações da Operação Lava Jato

Site "The Intercept" revela diálogos entre juiz e o procurador que indicam condução de investigações

Do UOL e The Intercept

Uma série de reportagens publicadas hoje pelo site “The Intercept Brasil” mostra que o ex-juiz federal e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, orientou as investigações da operação Lava Jato em Curitiba por meio de mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram com o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa.

O site afirmou que recebeu de uma fonte anônima um grande volume de mensagens trocadas no aplicativo entre membros da Lava Jato e entre o procurador Dallagnol e Moro. O “The Intercept” foi fundado pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald, um dos autores da reportagem. Ele ficou conhecido mundialmente após ajudar o ex-analista de sistemas Edward Snowden a revelar informações secretas obtidas pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Nas conversas, ao longo de dois anos, Moro sugeriu que o procurador trocasse a ordem de fases da Lava Jato, para não ficar “muito tempo sem operação”, deu conselhos e pistas informais de investigação e antecipou uma decisão que ele ainda não havia tornado pública.

As mensagens também mostram que Moro criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público.

O Ministério Público Federal do Paraná confirmou em nota que houve vazamento de mensagens de procuradores após um ataque hacker. Segundo o órgão, as mensagens não mostram nenhuma ilegalidade.

Moro contesta irregularidade

Em nota, o ministro Moro afirmou que as mensagens não revelam “qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado”. O ministro também criticou o site por não tê-lo procurado antes da publicação da reportagem e disse que as conversas foram retiradas de contexto.

Em nota, a força-tarefa da Lava Jato falou em “ataque criminoso” aos membros do MPF-PR e lembrou o ataque de hackers ao celular do ministro Sérgio Moro, na semana passada.

Segundo o documento, os procuradores “mantiveram, ao longo dos últimos cinco anos, discussões em grupos de mensagens, sobre diversos temas, alguns complexos, em paralelo a reuniões pessoais que lhes dão contexto”.

O The Intercept justificou que o site não entrou em contato com procuradores e outros envolvidos nas reportagens “para evitar que eles atuassem para impedir sua publicação e porque os documentos falam por si”.

“Entramos em contato com as partes mencionadas imediatamente após publicarmos as matérias”, explicou o veículo.

Série de reportagens

As reportagens do The Intercept dão início à série “As mensagens secretas da Lava Jato”.

A primeira delas torna públicas as motivações políticas que guiaram as ações da força-tarefa. A segunda matéria revela como Moro instruiu Deltan Dallagnol, sugerindo mudanças nas fases da operação, dando pistas para a investigação, indicando fontes e, assim, violando a neutralidade de magistrado. E a terceira demonstra como a Lava Jato blefou no STF para levar o caso do triplex para Curitiba.

Pouco antes de apresentar a primeira denúncia contra Lula, Dallagnol não tinha certeza da ligação entre o apartamento e o esquema da Petrobras: “até agora tenho receio da ligação entre petrobras e o enriquecimento, e depois que me falaram to com receio da história do apto”, escreveu aos colegas.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Acaso as instituições brasileiras, voltem a funcionar no modo deveras republicano, quem sabe, tenhamos não um Watergate e o impeachment de Nixon, mas, sim, o MOROGATE com seus necessários e imprescindíveis desdobramentos jurídico/políticos, mais que oportunos ao gradativo e devido saneamento dessas mesmas instituições, nos últimos anos, usadas e abusadas por uma quadrilha de golpistas encrustadas no Estado Brasileiro…!!!

    Os odientos , raivosos, irracionais e celerados Burro Narianos, por favor se manifestem com sua esplendorosa opinião de amebas doutrinadas, normalmente bastante abalizados como sabemos…!!!

    NADA COMO TEMPO A DEMONSTRAR, QUE, A REALIDADE FACTUAL QUANDO, FINALMENTE VEM À TONA, GRADATIVAMENTE SUPLANTA DEFINITIVAMENTE, QUALQUER DESCONSTRUÇÃO COGNITIVA PROGRAMADA…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. João Claudio - Sem Glúten. Aprecie com moderação. diz:

    Não adianta se espernearem e se estrebucharem. O ‘santo do pau oco e salvador da humanidade’ é HEPTA RÉU. Fato, fato e fato AQUI, em Curitiba e na China.

    Lembrando que O Sítio é uma questão de dias. Talvez antes do São Pedro. Entenderam, né? Não se esqueçam de anotar.

    Ah, o choro é livre, desde que não façam barulho para incomodar os vizinhos, viu?

  3. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Torçam, retirem trechos, revertam fases, tentem jogar lama na maior operação realizada no Brasil. Operação que mostrou um país de gatunos, ocupando importantes lugares em nossa política, aliás em todo canto onde pudesse haver dinheiro. Vampiros que já estavam planejando sugar o nosso sangue, fantasiados de bons moços a distribuir esmolas.
    Caramba, deve ser afrodisíaco ter dinheiro e poder. Não se conformam com a perda!

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    AO CONTRÁRIO DO QUE NORMALMENTE FAZ E REALIZADA TODOS OS DIAS EM SEU CONHECIDO E MANJADO MODUS OPERANDI DE MANIPULAÇÃO E DESINFORMAÇÃO DIRECIONADA À VULNERÁVEL GRANDE MAIORIA DE BRASILEIROS ANALFABETOS E INGÊNUOS , SEM UM MÍNIMO DE POSSIBILIDADES REAIS DE SE DEFENDER DA PROPAGANDA MASSIVA EM FORMA DE NOTÍCIA DISSEMINADA PELA REDE BOBO DE TELEVISÃO. NÃO HÁ, EFETIVAMENTE NÃO HÁ, RETIRADAS DE TRECHOS, NÃO HA REVERSAM DE FASES, EFETIVAMENTE NÃO Há, de forma alguma COMO JOGAR LAMA NA LAMA, SRA. NAIDE ROSADUS…!!!

    ESSAS INFORMAÇÕES JORNALÍSTICAS, APENAS NARRAM A REALIDADE FACTUAL COM ORIGEM NO LAMAÇAL DIRIGIDO PELO SEU ÍDOLO DE BARRO CHAMADO SÉRGIO PICARETA MORO, QUANDO À FRENTE DA SUPOSTA REPUBLICA DE CURITIBA,. NO CASO, APENAS E TÃO SOMENTE, TRATA-SE DA PONTA DE UM COLOSSAL ICEBERG, O QUAL, SERÁ PARI PASSU DISTRIBUÍDO EM FORMA DE NOTICIAS AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÉRIOS E ALTERNATIVOS DA NAÇÃO BRASILEIRA.

    O QUE, COM CERTEZA, CEDO OU TARDE , FARÁ COM QUE VOSSA INSOLÊNCIA OU FIQUE DE BOCA CALADA OU APAREÇA PARA PEDIR DESCULPAS , NÃO À MIM, MAS, AOS SEUS NETOS, FACE EXEMPLO TAL TACANHO DO SEU POSICIONAMENTO ACERCA DE UM PROVADA SÉRIE DE COMETIMENTOS DE CRIMES NA ÓRBITA DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS RESPONSÁVEIS DIRETAMENTE PELA IMPLEMENTAÇÃO, LEGITIMIDADE E CREDIBILIDADE MINIMA EM NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SOB O VIÉS DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL NA SEARA DO SEU SISTEMA PUNITIVO….!!!

    ALIÁS, VOSSA SENHORIA, MUITO EMBORA MONARQUISTA DE PRIMEIRA HORA, DESCENDENTE DOS CAPITÃES HEREDITÁRIOS ADEPTA DO PATRIMONIALISMO POLITICO À QUALQUER PREÇO, POREM COMO ADVOGADA JURAMENTADA NO EXERCÍCIO DA SUA SUPOSTA CIDADANIA, BACHARELADA EM ADVOCACIA , REPISE-SE, DEVIA TER CONSCIÊNCIA , MAIS AINDA, UM MINIMO DE PONDERAÇÃO, SENSIBILIDADE E VERGONHA NA CARA QUANDO DA SUA FALA ESCRITA, PARA ADMITIR PUBLICAMENTE, O QUE O SEU ÍDOLO DE BARRO – AGENTE DA CIA -, CHAMADO SÉRGIO PARANHOS FLEURY MORO FEZ E REALIZOU DURANTE TODA OPERAÇÃO LAVA, DIGO VAZA JATO, JAMAIS SE TRATOU DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL OU COMBATE À CORRUPÇÃO, E SIM, DEVERAS UM ATENTADO DIUTURNO E CONTINUADO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO… no bojo da nossa imberbe e claudicante democracia representativa…!!!

    Se fazes questão de não respeitar o seu diploma de advogada (COMO MUITOS, INFELIZMENTE O FAZEM) e consequentemente o primado legal em seus elementares Princípios Democráticos insertos em nossa Carta Magna tão ofendida, rasgada e vilipendiada nos últimos quatro naos. Pelo menos, Respeite a inteligencia das pessoas…!!!

    O direito, as Leis, a civilidade e a racionalidade no debate político, não está à depender de desejos, diplomas, supostas meritocracias, arrumações fisiológicas e (ou) cores partidárias e ideológicas, sejam elas nazifascistas e estapafúrdias, como a que atualmente está posta na cadeira da Presidência da República do Brasil em nosso Planalto Central na figura de um analfabeto, misógino, homofóbico, racista e boneco de ventríloquo americano do norte….!!!

    O COISO, lá colocado, não esqueçamos com seu voto e de muitos que se vangloriam supostamente alfabetizados e pertencentes à classe mérdia brasileira…!!!

    CONFORME DIA-A-DIA SE VERIFICA, através das suas falas escritas, Vossa insolente egolatria Monarquista a enxergar de longe à idade média tanto nos costumes quanto na economia. Por favor, Não se apequene ainda mais, na defesa do indefensável, na justificação do injustificável e na explicação do inexplicável….!!!

    A TENTATIVA REITERADA DE TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA, DEVERAS É UM EXERCÍCIO BASTANTE SEMELHANTE AO CONHECIDO EXERCÍCIO DE ENXUGAR GELO, POREM, CADA QUAL COM SUA MAINAS…!!!

    Por último, apenas uma dica, a manutenção de privilégios (QUE NA VERDADE É O OBJETO PRINCIPAL DO EMBATE POLÍTICO DE TODO E TODA MONARQUISTA) , pode perfeitamente ser realizado de um modo mais civilizado, transparente e verdadeiro…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Dr.Fransueldo. Sua catilinária é muito cansativa. Li algo a respeito de meu nome. Cursei o melhor ensino de Direito do Estado do Rio de Janeiro, hoje, UERJ. Fiz pós graduação em Direito Internacional Público no Instituto Rio Branco. Sou doutora!
    Sua escrita é prolixa, mesmo assim me dirijo ao sr. , respeitosamente, como Dr., independentemente de saber se tem ou não doutorado. Caso possua, muito bem. Em contrapartida exijo que me trate como doutora. Bem entendido? Não me interessam os seus aplausos, mas me respeite.
    Não macule minha origem. Fonte de orgulho ser filha de meu pai. Estou viva e posso me defender. Ele, não. Não está mais entre nós. Portanto não se atreva a nublar memória tão exemplar. Recolha o seu fel.

  6. João Claudio - Sem Glúten. Aprecie com moderação. diz:

    Cai, satanás. Fecha, Jesus.

    Cai, satanás. Fecha, Jesus..

    Cai, satanás. Fecha, Jesus.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.