quinta-feira - 09/10/2014 - 13:20h
Henrique Alves

Mossoró pode causar outro estrago em candidatura


Mossoró é o ponto nevrálgico da campanha ao Governo do Estado do candidato da Coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB).

Henrique: principais aliados tinham outras prioridades

Já fora no primeiro turno.

Será novamente no segundo turno.

No primeiro, derrota acachapante.

No segundo, tende a ser até maior se não conseguirem estancar a “sangria”. Uma vitória é perto de impossível. Impossível, não. Perto do impossível.

Pode pelo menos tentar diminuir a diferença, conquistando parte dos indecisos ou aqueles que simplesmente anularam voto ou se ausentaram do pleito.

No primeiro turno, maioria de 23.392 (25,57%) para Robinson Faria (PSD) da Liderados pelo Povo.

Uma conspiração de fatores convergiu para esse resultado.

Governo do Estado (Mossoró)

Robinson Faria (PSD) – 52.886 (57,82%) – Maioria - 23.392 (25,57%)
Henrique Alves (PMDB) – 29.494 (32,25%)
Robério Paulino (PSOL) – 7.084 (7,75%)
Simone Dutra (PSTU) – 1.175 (1,28%)
Araken Farias (PSL) – 823 (090%)
Eleitorado – 160.013 eleitores
Válidos – 91.462 (64,18%)
Abstenções – 17.500 (10,94%)
Brancos – 14.633 (10,27%)
Nulos – 36.406 (25,55%)

O rosalbismo em parte considerável votou no que considera um “mal menor”: Robinson. Ou nulo/branco.

A campanha de Robinson imperou praticamente sozinha, sob as ordens do prefeito Francisco José Júnior (PSD).

A campanha de Henrique foi marcada pela ausência de comando central e fracionamento de forças, além de vaidade e litigância entre seus principais apoios – Fafá Rosado (PMDB), Cláudia Regina (DEM) e Sandra Rosado (PSB) -, que tangiam outras prioridades.

Os recursos também foram escassos. Chegou ao final catando centavos e cada um no seu quadrado, se lixando para a chapa majoritária, que quase não teve campanha a maior parte do tempo

Bote nessa conta, ainda, o alheamento da própria cidade à disputa. Os números são reveladores da fragilidade das lideranças locais, que não conseguiram atrair o eleitor à participação no voto.

De um eleitorado de 160.013 pessoas, foram computados apenas 91.462 (64,18%) como válidos.

Multidão

Os brancos, nulos e abstenções atingiram 46,75% dos votos.

A multidão de votos anulados impressiona, com 36.406 (25,55%). É quase o número obtido por Henrique (29.494 votos).

Enfim, Mossoró não é um “país” à parte. O nítido protesto que foi pulverizado Brasil afora também desembarcou no município e nas urnas. O maior estrago na disputa majoritário no município foi mesmo para Henrique.

Contudo seus principais apoios locais não ficaram atrás. Exceção para Larissa Rosado (PSB), candidata à reeleição à Assembleia Legislativa, mas que apesar de votação expressiva (24.585 votos) não somou fora para se reeleger.

Como mudar ou atenuar isso no segundo turno?

O candidato, seu marketing e coordenação de campanha terão muito trabalho.

Talvez encontrem a resposta. Ou não.

ACOMPANHE informações políticas de forma mais ágil em nosso Twitter (Clique AQUI).

Categoria(s): Política

Comentários

  1. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Carlos Santos, parabéns pelo seu artigo.

    Esclarecedor! Elucidativo! Concordo em gênero, número e grau com tudo você disse!

    Mas, se me permite, tenho algo a acrescentar! A própria cassação da candidata eleita em 2012, a cassação da segunda colocada (em todo canto, pelo menos na maioria, quando o eleito(a), é cassado, o segundo(a) lugar assume), aqui, assim não ocorreu: o presidente da câmara assumiu! Quando todos o tinham elegido pra vereador, e não pra prefeito!. E ficou naquele volta não volta, com as diferentes estâncias judiciais tendo opiniões diferentes sobre o problema. Ainda hoje, alguns acham que Cláudia pode voltar! Seria, como se diz: cômico, se não fosse trágico!! Trágico, para a cidade!

    Se os políticos, já não gozam dessa credibilidade toda, numa circunstância normal, imaginem numa situação dessa! Daí, o desinteresse geral pelo pleito!

    Cabe aos líderes da Vontade pra Mudar no município se reorganizarem, e sobretudo, entenderem que, se pretendem reverterem o quadro em 2016, é mais fácil, com um ALIADO no GOVERNO. À vitória em 2016, passa por, pelo menos perder por pouco, AGORA!

    No resto do estado, quem tem que correr atrás, a meu ver, É ROBINSON! Ele perdeu por mais de 80.000 votos! Cê concorda Carlos Santos???

    • AVELINO diz:

      AA, agora é só esperar pelos votos, “conscientes e não comprados”, dos que votaram em Robério Paulino que, adicionados à maioria pró Robinson, só em Mossoró de apenas – 23.392 (25,57%), só isso, fará com folga Robinson vitorioso em 26/outubro, viu??? Agora é Robinson, AA, pois é muito mais honesto …votar nele!!!

    • AVELINO diz:

      Robinson, agora no debate da BAND, acaba de deixar Henriqueceu mudo, mudo, mudo, ao dizer que ele, Henriqueceu, só entende de “poço de petróleo”, isso em resposta ao propineiro que o chamou de secretário de um poço só!!!
      AAS, Antonio Augusto de Sousa, você é o remédio que eu preciso pra evitar AVC, viu??? KKKKKKKKKK

  2. eduardo mourão diz:

    Não entendi bem o comentário no seu todo. Algumas partes sim. 1- Que o acordão prejudicou a vitória de Henrique, não tenho dúvida. 2- Que a ROSA pendeu para Robinson ? Não tenho dúvida. Fafá.Sandra.Larisa. Leonardo , prejudicaram a vitória do filho de Lulu ? Sem dúvidas. 3- Não venha me dizer que o prefeito tampão obteve todos os votos para Robinson ? Me compre um bode,. Não tem, não terá nunca cacife para isso (me refiro ao atual prefeito .
    Mossoró , é uma cidade sui generes . Uma politicalha cheia de falcatruas, Alias, falar nisso, é verdade que o MP local, ja abriu inquérito, para apurar alo nas duas administrações- Claudia e Fco José ? Não afirmando to perguntando, como em sociedade tudo se sabe, a politica não fica atras. Vem BOMBA, e está estourando uma bomba , aguardem, e vcs da imprensa (me refiro a inprensa que não é marrom) se liguem ? Com dinheiro público não se brinca mais. Olha Bombaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – eDUARDO, boa noite. Em nenhuma matéria, nenhuma mesma, está escrito que o pr efeito deu vitória a Robinson. Releia o te xto, releia outros, se for do seu interesse. Abraços

  3. luis claudio diz:

    Sómente nesse PAÍS MOSSORÓ? onde á governadora é DONA DA CIDADE , AI MEU DEUS, AINDA EXISTE ISSO? É INACREDITÁVEL. Quando a mandatária governadora do RN, maior autoridade do nosso pobre RN prega o ÓDIO
    EXPLICITAMENTE EM TODOS OS LUGARES PELO SEU EX-LÍDER SENADOR JOSÉ AGRIPINO PELO MESMO NÃO TER APOIADO SEU NOME REJEITADO EM TODO RN PARA CONCORRER O ESTADO. COMO VINGANÇA, E PREGANDO O ÓDIO
    QUE EXEMPLO ESSA GOVERNADORA ROSA DE QUE? PASSA AS CRIANÇAS, AOS JOVENS.
    PORQUÊ A IGREJA NÃO SE PRONUNCIA?

    UMA COISA É CRITICAR UM GOVERNO QUANDO ELE NÃO ATENDE AOS ANSEIOS DO POVO, PRINCIPALMENTE O MAIS SOFRIDO DEIXANDO-OS ABANDONADO SEM QUE ELES TENHAM A QUEM RECORRER.
    ESSA GOVERNADORA ROSA, CRITICAVA OS GOVERNOS WILMA, IBERÊ E OS OUTROS GOVERNOS.
    O DELA ELA NÃO QUERIA SER CRITICADA, AI, Á RAINHA DA INGLATERRA ÉKKKKKKKKKKK

    PIOR E LAMENTÁVEL QUE TENHA PESSOAS QUE ATENDAM SUAS ORDENS, SIM, ORDENS MESMO,
    SUBSERVIENTES.
    O SEU VICE ROBSON FAKE FEZ UM ESTRAGO NO SEU JÁ DESATROSO GOVERNO, ASSIM COMO A DEPUTADA FÁTIMA TRAIDORA DOS PROFESSORES QUE A SATANIZAVAM. COMO PRÉMIO OS SEUS SÚDITOS SUBSERVIENTES A ATENDERAM E VOTARAM EM ROBSON FAKE E FA´TIMA TRAIDORA.

    ONDE ESTAMOS? POBRE RN, POBRE POVO SOFRIDO DO RN.

  4. Carlos Andre diz:

    Carlos Santos na minha humilde opinião, será que Henriquinho num deu um tiro no pé quando passou o comando de seu partido em Mossoró da mão vereadora Isabel para a de Fafá?

    • Carlos André diz:

      Digo isso porque nenhum desses trabalhou para alguém além deles, Sandra, Larissa , Leonardo, e Fala, nada além de si mesmo, e Henriquinho nada.

      É igual a uma piada popular, dos três sujeitos; Ninguém, alguém e todo mundo. Ninguém achou que todo mundo iria trabalhar para Henriquinho, então ninguém trabalhou em sua própria campanha, enquanto isso todo mundo concluiu que alguém faria está tarefa árdua e cuidou também em sua própria campanha, alguém tinha certeza que ninguém não deixaria de trabalhar para Henriquinho e também cuidou de sua própria campanha, para finalizar, ninguém achou que todo mundo iria fazer, já todo mundo sabia que alguém faria, mais só que sobrou para ninguém fazer, terminou que ninguém não fez o que todo mundo deveria fazer o que alguém poderia ter feito.

      Na verdade nem Henriquinho fez o que deveria fazer.

    • AVELINO diz:

      …pelo menos o voto da nobre vereadora Isabel, com certeza, Henriqueceu perdeu!!! E poderá até perder mais, no que se configura, realmente, um forte e estrondoso “tiro no pé!!!

  5. TOMAZ diz:

    Tem umas pessoas que comentam:Vem uma bomba,uma bomba vai explodir.E ninguém ver bomba,nem escuta bomba.Eu queria entender a H(Es)istória desta bomba.Eu acho que molharam esta bomba,deu Chabú.

  6. erico diz:

    Avante 55 !!!!!!!!!!!!!!!! Henrique sua hora estar chegando e a resposta o povo dará dia 26 /10 elegendo o candidato Robson .

  7. jb diz:

    O palanque do deputado Henrique Alves — principalmente em Mossoró — lembar-me isto: “Ah! meu caro Rubião, isto de política pode ser comparado à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; não falta nada, nem o discípulo que nega, nem o discípulo que vende. Coroa de espinhos, bofetadas, madeiro, e afinal morre-se na cruz das idéias, pregado pelos cravos da inveja, da calúnia e da ingratidão..” Machado de Assis, em ‘Quincas Borba’

    • AVELINO diz:

      JB, não me digas que o nobre evangélico descobriu que a política no tempo de Rubião e do Nosso Senhor Jesus Cristo já tinha uma Petrobras sendo saqueada por bandidos??? Vixe do furo de reportagem…

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Mais do que um tiro no pé. Uma verdadeira amputação.
    Colocar na coiordenação da campanha quem no primeiro turno se bandeou para oslados do PT…
    Incrível é ainda ser considerado uma raposa política.
    Será que acredita que com muito SAL GROSSO consiga reverter este quadro?
    Desconhece que SAL GROSSO sem ARRUDA não funciona?
    Vai leva rum capote e dos grandes dentro de Mossoró.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO
    É PRECISO QUE A GREVE NA SAÚDE TENHA FIM.
    A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES CONTINUA FUNCIONANDO A PLENO.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE.

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Inácio, boa noite!

      Quem está coordenando à campanha de Henrique no segundo turno homem de Deus?? Que no primeiro turno apoiava o PT. Tô voando! Só tenho tempo de ler “nosso blog”, como diz D. Naide. E aqui, não colhi essa informação!!!

      No primeiro turno acho que à majoritária nem coordenação tinha! Tamanho o vexame que passamos!!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Antônio
        Que passamos, vírgula, que você passou. Depois da foto na VEJA eu lavei as mãos. Tanto é que deixei de comentar sobre a política do RN.
        Difícil entender este seu desconhecimento sobre quem no PMDB posou ao lado da Fátima Bezerra jurando apoio, este blog publicou a foto, e recebeu a coordenação da campanha do Henrique neste segundo turno em Mossoró.
        Fiz um comentário alertando para este fato.
        Felizmente tudo já está resolvido e a Sandra Rosado assumiu a coordenação da campanha em Mossoró.
        Um abraço.
        //////
        QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
        O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  9. eduardo mourão diz:

    Sr. Erico, não deu Chabú não. As investigações estão em andamento. Envolve muita gente, soube até que , das duas gestões, a de Claudia e do atual prefeito na epoca interino. Procure saber ? O grande escriba jornalista de schooll, CARLOS SANTOS, ainda não soltou, poer que deve está apurando, mas, ele, esse responsável por este maravilhoso e democrático Blog sabe, só que, Carlos Santos só bombadeia com apura-se tudo,.Uma secretaria bem acolá. cala-te boca.

  10. Francy Granjeiro diz:

    E com o PSDB/DEM aí estraga de vez.
    Querer extinguir BNDES,BANCO do BRASIL,CAIXA ECONOMICA,sigunifica financiamento para pequeno micro empresa,até grande,passar mão do PIG,exatamente estrategia do PIG.O Aécio terá de negociar com o FMI para manter o bolsa família e os programas sociais……..
    Imagina só privatizar nossas universidades públicas e acabar com o ensino técnico. Que desastre,heim?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      E da corrupção na Petrobrás?
      Nada?
      Não será com lorotas de de extinção do BB, CAIXA e baboseiras outras que os fanaticos conseguirão instalar o terror.
      O POVO QUER O FIM DA CORRUPÇÃO.
      PAPUDA NELES TODOS.

Trackbacks

  1. [...] Henrique sofreu insucesso também superlativo (veja AQUI). [...]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.