segunda-feira - 18/05/2020 - 08:48h
Pandemia

Mossoró precisa de leitos e equipes para combate à Covid-19

Governos municipal e estadual negligenciam e comprometem enfrentamento à doença em fase difícil

Leito de UTI precisam ser abertos (Foto ilustrativa)

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e o Hospital São Luiz estão com suas UTI’s quase lotadas nesse início de semana, nos leitos destinados a pacientes com a Covid-19.

O HRTM não abriu os 20 leitos prometidos à sua estrutura. Tem 15. Desses, cinco estão sem poder receber pacientes.

No São Luiz estão abertos 20 de UTI’s e 30 de UCI’s (semi UTI). Sua capacidade-teto será de 100 leitos – sendo 35 de UTI’s e 65 de UCI’s

O Hospital Rafael Fernandes, do Estado, tem 14 leitos semi-intensivos e quatro desses possuem respiradores. Deve começar a receber pacientes.

Hospital da PM e Hospital de Campanha do município

O governo estadual prometeu montar 27 leitos no Hospital da Polícia Militar. Até agora, apenas a estrutura está preparada. Foi feita pela iniciativa privada.

Faltam profissionais de saúde e equipamentos. Na ordem cronológica de abertura de leitos, o Hospital da PM está por último.

A Prefeitura Municipal inaugurou seu Hospital de Campanha em anexo à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, com menos de 10 leitos clínicos, dos 39 prometidos e quase duas semanas de atraso. Não tem sala vermelha e dois respiradores foram emprestados pelo HRTM.

É de responsabilidade dos municípios o primeiro atendimento do paciente Covid-19. Sob diagnóstico, é colocado em observação e definido o nível da doença. Ele é encaminhado para se cuidar em casa ou internação numa semiuti ou numa UTI da rede conveniada, dependendo do quadro apresentado.

TAC salvador e falta de profissionais

O agravante é que não há profissionais suficientes e treinados para o enfrentamento. No São Luiz, por exemplo, da rede hospitalar privada, mas montado como hospital de campanha, paralelamente tem ocorrido treinamento às novas equipes.

Um detalhe: o São Luiz só está em atividade porque o juiz da 8ª Vara Federal, Orlan Donato, com apoio do promotor público Rodrigo Pessoas e outras pessoas, tomaram iniciativa de buscarem seu aproveitamento. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garantiu a iniciativa.

* Inscreva-se em nosso canal no Youtube (acesse clicando AQUI) para avançarmos e alargarmos projeto jornalístico.

Sua gestão é da bioquímica Larizza Queiroz, interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC).

Se não tivesse em funcionamento, já estaria ocorrendo tragédia de enormes proporções, devido negligência dos gestores públicos.

Leia também: RN soma 139 óbitos por Covid-19; Natal tem 36 e Mossoró registra 27.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Francisco diz:

    Cadê os recursos do “Mossoró Cidade Junina”????? Bora Petras !!!

  2. Jessé de Andrade Alexandria diz:

    Chamem o Capitão Cloroquina. Ele resolve. Os prefeitos que o apoiaram e que seguem o energúmeno têm os maiores índices de contaminação pela covid-19 do Estado. Mossoró, Areia Branca etc. Chamem o Capitão Cloroquina. Ah, e peçam que o Doctor Rey, man, seja the new minister of Saúde. Doctor Rey diz que sabe inglês fluentemente e quer meter cloroquina nos cornos de todo mundo. Ele também gosta muito dos “Bolsonários” (sic, chegou perto, só meter um “t” no lugar do “n”). Vivemos sob a égide da Pátria Mamada. Essa gente só pode estar bêbada.

  3. Lair solano vale diz:

    O Brasil não precisa de críticos e partidaristas do Ruim e do Coisa ruim. Precisamosde solução :
    Em Mossoró e Rn;
    1-a governadora perde uma grande oportunidade de concluir o Hospital da Mulher e transformar a Apamim em um ótimo Hospital Geral , que ficaria como está, em termos de dirigentes ou seria repassado pela justiça ao comando da PMM / Rosalba médica e prefeita ;
    2-mude o Secretário de Saúde do Estado , meu amigo e colega de faculdade que é ótimo professor e médico, dirigente não;
    3-deixem de politicar e cuidem das pessoas , elas estão e vão morrer nas filas , até agora , a diferença na administração do Rn : comversa muita , ouvir sabe , RESOLVER 00000000000000000000000000000000000000000;
    4-os Deputados têm a oportunidade de aprovar um projeto , OBRIGANDO toda cidade do Rn a ter um Hospital ou Upa 24 horas com médico treinado e em condições de entubar os pacientes . São dezenas de Médicos sem treinamento , e nem as equipes auxiliares ( uma equipe do Samú poderia fazer o treinamento por região );
    5-usar os protocolos da Unimed e ou outros da rede suplementar ou particular. SALVAR VIDAS ESSE É O PLANO;
    6-os prefeitos estão com muito dinheiro , fazendo caixa para as campanhas eleitorais . Kd MP , Tce e etc eles estão chorando e empurrando a conta para o Governo Federal. UM EXEMPLO , EM PATU , A AÇÃO MAIS RELEVANTE FOI A COLOCAÇÃO EM PONTOS MOVIMENTADIS DE LAVATÓRIOS ( cerca de 30 ) CUSTO UNITÁRIO , 400 REAIS = 12 mil reais . PATU JÁ RECEBEU QUASE um milhão e quatrocentos mil reais . Pode ARNALDO ? RUIMVELINO MALVADEZA é danadooooooooo e sobra arrogância , UM EGOLÁTRA ;
    7-isolamento horizontal , SIM , onde tem casos da COVID 19, se não tem , Isolamento vertical e cobrança das ações preventivas;
    Espero ter contribuído.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.