quinta-feira - 15/09/2016 - 17:30h
Sucessão Municipal III

Nova tentativa a prefeito leva Josué a dificuldades maiores


O professor do Instituto Federal do Rn (IFRN), Josué Moreira (PSDC), tenta pela terceira vez consecutiva ser prefeito de Mossoró. Sua cruzada é quixotesca, tamanha as dificuldades à sua frente hoje, como foram em 2012 e 2014.

Dessa feita, pelo menos conseguiu articular com muita dificuldade e êxito, uma aliança até bem pouco tempo improvável, com o PSOL, que lhe deu como vice a odontóloga Karliana Fernandes.

Josué vai para a terceira tentativa e, dessa vez, com uma coligação com o PSOL (Foto: Facebook)

Nas duas outras ocasiões, Moreira marchou sozinho. Agora, não obstante a composição com o PSOL e uma chapa proporcional com 27 candidatos a vereador, seus problemas não são menores. Parece que se alargaram.

Nas campanhas de 2012 e 2014 (pleito suplementar), Josué Moreira chegou a ocupar espaço em rádio e TV como os demais concorrentes. Dessa feita, abdicou, por ter escassos 19 segundos e por absoluta falta de meios à própria produção microscópica.

Então, como ele pode se apresentar ao eleitor mossoroense como candidato, desfiar suas propostas, criticar adversários ou denunciar eventuais situações, sem esse privilegiado espaço?

Nome cotado a vice

A candidatura de Josué e Karliana, na Coligação Mossoró é do Povo, sofre de natural desnutrição com escassa possibilidade de se robustecer dentro da própria campanha, que é também pequena, com 45 dias.

No período de pré-campanha, Josué ainda chegou a abrir entendimento e diálogo com o movimento Mossoró Melhor, que acabou viabilizando a candidatura a prefeito do empresário Tião Couto (PSDB). Ele era um nome cotado para vice, mas logo saiu serpenteando à cata de vida própria e mesmo projeto de antes.

Teve habilidade para costurar associação com o PSOL do ex-candidato a prefeito Raimundo Nonato Sobirnho, o “Cinquentinha”, a ponto de fechar essa aliança, mesmo com combate de minoria dissidente desse partido.

Apesar de formar nominata até superior a partidos maiores e de forças tradicionais, Josué e seus novos aliados não criaram meios elementares para que a chapa pudesse ser vista e lembrada. Sua campanha desaparece em meio à concorrência e visibilidade das outras, caminhando para um resultado inferior às outras.

O que tem pela frente até o dia 2 é a oportunidade escassa de aparecer em debates e em entrevistas a emissoras de rádio e televisão, além de espaços (até aqui pouco aproveitado) na Internet.

Votação e eleições

Josué Moreira teve 1.932 (1,43%) votos em 2012, como um ilustre desconhecido. Menos de dois anos depois, estava mais uma vez entre candidatos a prefeito, quando obteve 3.025 (3,88%) votos no pleito suplementar.

Foi o terceiro mais votado em 2012 e o quarto colocado em 2014.

O que esperar de 2016?

É pouco provável que consiga surpreender favoritos e projetar-se no capital bem maior de votos. Há a chance de tentar puxar votação para eleger pelo menos um vereador.

É possível, mas não é muito provável que ocorra.

Vamos acompanhar.

Veja AQUI análise sobre campanha de Gutemberg Dias do PCdoB.

Veja AQUI análise sobre campanha de Francisco José Júnior do PSD, o “Francisco”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Eleições 2016

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Chegou a manter muitas conversas com Genivan Vale, apesar de por mim alertado de que jamais Genivan teria coragem de se lançar candidato a prefeito e arriscar perder a doce vida de vereador. Vida que lhe permite usar gasolina do povo e comer barra de cereal light debitando na VERBA DA MORDOMIA DOS VEREADORES. Disse várias vezes a Josué que quem recebe recomendação do TCE para devolver 52 mil reais gastos indevidamente em mordomias não possui nenhuma sensibilidade social e só tem compromisso com si mesmo. Falei a Josué que Genivan mantinha estas conversas de aproximação com ele e Cinquentinha para usá-los como moeda de troca no apoio a Tião ou Rosalba.
    Não deu outra coisa. Hoje Genivan é um apoiador da Rosalba a quem antes tanto criticava. Certamente Tião não aceitou pagar o preço da adesão. Rosalba, se pagou, não sei. Sei que Genivan está apoiando Rosalba como Pilatos está no Credo. Lembro que apoio não se paga apenas com dinheiro.
    Genivan cometeu o erro de pensar que Josué e Cinquentinha eram iguais a Tomaz Neto que ele manipula com toda tranquilidade e leva para onde quer. Se leva para os passeios da manhã nas praças em busca do banho de sol, não sei. Sei que Josué e Cinquentinha são dotados de personalidade forte.
    Resta agora a Josué usar os debates e mostrar aos mossoroenses que é possível mudar. Que existe um candidato que nunca foi auxiliar de nenhum político que teve computadores apreendidos e que está preparado intelectual e moralmente para bem administrar Mossoró.
    Infelizmente a total falta de condição financeira para desenvolver uma campanha que possa levar ao conhecimento de todos os projetos que tem para bem administrar Mossoró impede que Josué divulgue o seu programa de governo. Eu sempre digo que é possível levantar o mundo com uma alavanca e um ponto de apoio, mas que para isto é preciso ter a alavanca e o ponto de apoio. Josué nem tem a alavanca nem o ponto de apoio. Uma pena.
    Acredito que nas próximas eleições ouça mais os que lhe dizem as verdades com frases abertas e não forme opinião sobre ninguém por ouvir conversa de comedor de barra de cereal light paga com dinheiro do povo. Povo que vê seus filhos nos colégios recebendo merenda escolar, quando recebe, de baixíssima qualidade porque dizem que o dinheiro é pouco para ofertar uma merenda melhor. Povo que vê seus filhos sem receber UNIFORME ESCOLAR enquanto assiste a vereador queimar gasolina com dinheiro público.
    Que nas próximas eleições Josué sequer converse com gente assim.
    ///////
    NÃO É POSSÍVEL QUE AGORA OS RECURSOS SAL GROSSO NÃO SEJAM JULGADOS.
    A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO NÃO ENTREGOU AS BLUSAS QUE PROMETEU AOS ALUNOS.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      JOSUÉ
      Esta foto nunca deveria ter sido feita. Muito menos publicada. E com este sorriso…
      Mas conselho é como rapé.
      ////
      NÃO É POSSÍVEL QUE AGORA OS RECURSOS SAL GROSSO NÃO SEJAM JULGADOS.
      A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO NÃO ENTREGOU AS BLUSAS QUE PROMETEU AOS ALUNOS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.