quarta-feira - 11/09/2019 - 08:42h
Tudo como sempre

O foro dos eternos privilégios, custe o que custar


Um grupo de deputados começa a articular o retorno do foro privilegiado para políticos. Aprovada no Senado durante o governo Temer, a Proposta de Emenda à Constituição dava direito a foro apenas aos presidentes da República, da Câmara, do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o vice-presidente.

É esta PEC que os deputados querem emendar.Hoje, parlamentares tem direito a foro especial para os casos de crimes cometidos durante o mandato e relacionados a ele. A alteração da PEC, se aprovada, retorna a como era, ampliando as proteções. Eles justificam que é para evitar que juízes de primeira instância, como os da Lava Jato, possam determinar a prisão de deputados e senadores.

O caso dá uma boa mostra da mentalidade que faz parte de boa parcela do mundo político brasileiro. Precisam preservar o escudo, meios à própria proteção e ampliação de privilégios, em detrimento da maioria. É imprescindível manter o status quo, zelar pelo establishment.

Por essas e outras tantas situações, o brasileiro desconfia tanto de remédios milagrosos como a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência. A retirada de privilégios sempre preservará quem já os têm e pretende mais ainda. A panaceia existe, mas para eles – sempre.

No Congresso Nacional, o fim do foro privilegiado que ganhou novo texto há tão pouco tempo, já é objeto de reanálise. Assim ocorrerá com o reforma previdenciária. Ou alguém aí acredita que a turma do andar de cima chegará mesmo à aposentadoria à pão e água?

É bom não esquecermos, por exemplo, dos penduricalhos do STF e carreiras jurídicas abaixo dele. Foi negociado o fim do auxílio-moradia em troca de reajuste de 16,4% para os caríssimos ministros. Ficou subentendido que tudo não passou de um escambo e não de atendimento a uma normal legal e justa.

Auxílios daqui e dali vão continuar. Vantagens devidas ou indevidas não terão freio, em nome do espírito de corpo, jamais por espírito público.

Autopreservação e troca de favores entre poderosos vão seguir em frente. Quem estiver nos andares mais abaixo da pirâmide social e na escala institucional, que se vire. A República (coisa pública) é uma mera figura retórica no país. É, já foi pior. Porém ninguém imagine que isso venha a ficar bem melhor.

O Brasil realmente não é para principiantes, como lembrava o compositor Tom Jobim.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Que estendam o foro privilegiado aos vereadores.

  2. Odemirton Filho diz:

    Isso mesmo, meu caro. Engana-se quem pensa que algo vai mudar neste país. É só
    retórica. Os privilégios continuarão a ser de um pequeno grupo, encastelados nos
    três Poderes da República.

  3. François Silvestre diz:

    Pois é. Todos bons convencedores das suas “ideias”, como já se disse por aqui.

  4. João Claudio diz:

    O foro privilegiado é uma licença dada por ‘artoridades’ as ‘artoridades’ para que os mesmos sintam-se à vontade para roubar, matar, continuar em liberdade, recebendo gordo salário, rindo da justiça e peidando ao Deus dará. Fato, fato e fato.

    A deputada Flordelis é o exemplo mais recente desse esculhambeichon.

    Lembrando que, se o país tupiniquim melhorar, estraga, estraga e estraga.

    P.S – O país vibrou com a mais nova prisão dos lalaus Anthony/Rosinha Garotinhos Bandidos. O Botafogo, claro, condenou, pelo fato de jogar no mesmo time.

    Bandido unido jamais será vencido.

  5. João Claudio diz:

    O foro privilegiado é uma licença grave e uma grande vergonha para o pais, mas não tão grave e vergonhosa o quanto é a ‘licença para matar’ concedida aos bandidos menores de idade.

    Repito: Se melhorar estraga.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    É a nova política, política essa, não esqueçamos, a grande imprensa dia após dia , como sempre, deu corda e mais corda pra que os ingênuos, ignaros, analfabetos, estúpidos, energúmenos, ventríloquos, serviçais e reacionários à serviço da Casa Grande, engolissem e votassem nos ditos novos Partidos e novas figuras da política , exatamente para aplicar a dita nova receita, aprovar e promulgar isso que aí está, ou seja, à volta à idade media, tanto nos costumes quando na economia…!!!´

    Digo mais…Olhe olhe se não nos imporem uma Teocracia Pentescostal nos moldes Burro Narianos, sob a Messiânica figura eleito Presidente da Republica Federativa do Brasil, empunhando na mão direita a Bíblia e na mão esquerda um Fuzil, mais conhecido como de JAIR Messias Asco Naro juntamente com sua mafiosa famiglia, seus diletos Milicianos e maviosos Pastores Picaretas: EDIR MACEDO, SILAS MALAFIA, FELICIANO, VALDOMIRO DANTIAGO…!!!

    UM BARAÇO

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.