Os mandados de prisão cumpridos nesta sexta-feira (17) pela Polícia Federal em Mossoró, dentro da terceira etapa da chamada Operação Salt, resultaram de ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), que apresentou quatro denúncias por lavagem de dinheiro, uma denúncia por organização criminosa, uma denúncia por falsidade ideológica e um pedido de prisão preventiva, envolvendo um total de 20 pessoas (ver lista abaixo).
O grupo é acusado de integrar uma organização criminosa que, desde 1990, especializou-se em praticar os crimes de sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Por meio de um grande emaranhado de empresas, muitas delas de “fachada”, o chamado Grupo Líder conseguiu sonegar mais de R$ 500 milhões. As ilegalidades já haviam levado a Polícia Federal a deflagrar outras duas operações, sendo uma delas em dezembro de 2013 (Operação Salt I) e a segunda em 26 de março deste ano (Operação Salt II).
“Muito embora algumas das empresas do grupo (ver lista abaixo) ostentem patrimônio e receita para saldar suas obrigações tributárias, a organização se utiliza do artifício de criar empresas que só existem no papel, inclusive constituídas a partir da utilização de ‘laranja’, para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas do grupo, assim como o branqueamento de bens, mediante complexo esquema de blindagem patrimonial contra as ações da Receita Federal do Brasil”, destacam as ações, de autoria dos procuradores da República Aécio Tarouco e Emanuel Ferreira.
De acordo com as investigações, o Grupo Líder teria como “matriz” a empresa Tecidos Líder Indústria e Comércio Ltda., autuada pela Receita Federal pela primeira vez em 2004. Tal grupo protegeria o seu patrimônio dos órgãos ficais e de todos os seus credores, mediante sobreposição de empresas, sucessão empresarial, confusão e transferência patrimonial, dissolução irregular de diversas sociedades e interposição de pessoas como sócias das empresas.
O grupo desenvolve atividades na indústria de plástico, tecidos, resinas, extração de sal, revenda de combustível, de veículos, construção civil, transportes, maricultura, nos mesmos estabelecimentos simultânea e, por vezes, sucessivamente sob uma mesma unidade de comando e direção.
Funcionamento
Investigações da Fazenda Nacional concluíram que os valores monetários e bens não permaneciam nas empresas ditas “sujas”, com muitas dívidas com o Fisco e credores em geral. Eles eram continuamente transferidos a novas pessoas jurídicas, com a constituição formal de diversos CNPJs, vinculados aos mesmos CPFs ou aos CPFs de “laranjas”, geralmente familiares e empregados de Edvaldo Fagundes de Albuquerque, figura central da organização.
Das cinco denúncias apresentadas até agora, uma delas diz respeitos ao crime de falsidade ideológica, três a lavagem de dinheiro e uma quinta está relacionada ao crime de organização criminosa.
As investigações envolvendo o Grupo Líder continuam em andamento, especialmente em relação ao crime de sonegação fiscal.
Em relação ao crime de apropriação indébita previdenciária, o MPF em Mossoró já ajuizou 11 denúncias, envolvendo diversas das empresas que integram o Grupo Líder, em momento anterior à operação denominada Salt.
Envolvidos
Núcleo Administrativo (detinha o poder de mando)
1. Edvaldo Fagundes de Albuquerque
2. Ana Catarina Fagundes de Albuquerque
3. Edvaldo Fagundes de Albuquerque Filho
4. Eduardo Fagundes de Albuquerque
5. Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque
6. Zulaide de Freitas Gadelha
Núcleo Contábil (responsável por instrumentalizar formalmente a constituição de diversas empresas fantasmas do grupo, contribuindo decisivamente para os delitos cometidos)
1. Tupinambá de Paiva Carvalho
Núcleo Operacional (composto pelas interpostas pessoas aliciadas pelos líderes da organização, compondo os popularmente chamados “laranjas”)
1. Antônia Martins de Araújo
2. Antônio Fagundes de Albuquerque Neto
3. Carla Lígia Leite Barra
4. Denise de Souza Borges
5. Felipe Vieira Pinto
6. Genival Silvino de Sousa
7. Ivan Freitas da Silva
8. Jerônimo Antônio Ferreira Neo
9. Jose Bonifácio Dantas de Almeida
10. Manoel Inovilton de Paiva
11. Marcos Reigracion Borges
12. Miguel Ângelo Barra e Silva
13. Sebastião Aécio Borges
Empresas envolvidas
1. ESS Empresa de Serviços Salineiros
2. EBS – Empresa de Sal LTDA
3. Diamante Cristal Indústria e Comércio de Sal LTDA – ME
4. Refinassal Indústria e Refinação de Sal LTDA
5. Líder Comércio e Indústria de Alimentos LTDA
6. West Import´s e Comércio LTDA
7. CBC Indpustria de Termoplástico Amazônia LTDA
8. Locmaquip Locadora & Construtora LTDA
9. Premolds Indústria & Comércio LTDA
10. EFA Gestão de Negócio LTDA
11. Revendedora de Combustível Portalegre LTDA
12. Realplast Indústria e Comércio LTDA
13. Comércio de Produtos de Petróleo Líder LTDA
14. Líder Comércio de Combustível de Lubrificantes LTDA
15. Revendedora de Combustíveis Portalegre LTDA
16. Ciemarsal Comércio e Indústria e Exportação de Sal LTDA
17. Ilha Refinaria de Sal LTDA
18. Dmarket Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos LTDA
19. Tecidos Líder Indústria e Comércio LTDA
20. Rafitex Rafia têxtil LTDA
21. F.A. Veículos, Peças e Agenciamento LTDA
Prisões
Na operação que começou às primeiras horas de hoje, terminaram presas as seguintes pessoas:
Ana Catarina Fagundes de Albuquerque – filha de Edvaldo Fagundes
Edvaldo Fagundes de Albuquerque Filho – filho de Edvaldo Fagundes
Eduardo Fagundes de Albuquerque – filho de Edvaldo Fagundes
Felipe Vieira Pinto – genro de Edvaldo Fagundes
Genival Silvano de Souza – administrador
Miguel Ângelo Barra e Silva – administrador
Tupinambá de Paiva Carvalho – contador
Zulaide de Freitas Gadelha – esposa de Edvaldo Fagundes.
Edvaldo Fagundes e seu filho Rodolfo Leonardo Soares Fagundes de Albuquerque são considerados foragidos.
Com informações do MPF (veja AQUI).
A GENTE SABE COMO FUNCIONA O NOSSO JUDICIÁRIO E ALGUMAS LEIS , A POLÍCIA PRENDE E O JUIZ SOLTA . ESPERO QUE A MÍDIA NÃO DEIXE ESTE CASO CAIR NO ESQUECIMENTO . CHEGA DE IMPUNIDADE PARA OS PODEROSOS , POIS O POBRE FICA PRESO MESMO . JUSTIÇA PARA TODOS , PARA SER DE FATO , JUSTIÇA .
Utopia!!!!
Não Carlos André,a Rosana está coberta de razão,não é utopia,utopia é se não podesse ser realizado,pode sim,agora para isso tem que ser filiado ao PT,Pobre pode ser preso,Putas podem serem presas,Pretos podem
serem presos,é o famoso PPP agora acrescenta outro P de Petista,agora são quatro PPPP,bandido, sonegador,propineiro,só no PT,existe até uma famosa indagação,será que existe vida fora da terra!? Nós aproveitamos e parafraseando,será que existe corrupto,propineiro,bandido,ladrão fora do PT!? Para o Judiciário Brasileiro parece que não,mas o negócio é tão escrachado,quando se trata de evasão fiscal que não se pode esconder ai é vemos a realidade nas nossas ventas.
A MENTIRA SÓ SE SUSTENTA,ENQUANTO A VERDADE NÃO CHEGA.
ISSO AI É APROVA QUE HÁ SEMPRE UM PÉ VIOLENTO PARA CADA BUNDA MOLE.
ROBERTÃO MACHISTA , ESTÁ DEFENDENDO PUTA LIXO POR QUÊ ? VOCÊ JÁ VIU ALGUMA PUTA SER PRESA , SÓ POR SER PUTA ? GERALMENTE NINGUÉM É PRESO PORQUE ESTÁ REZANDO . VOCÊ JÁ VIU ALGUM NEGRO RICO FICAR PRESO ? ENTÃO QUERIDINHO , SÓ O POBRE MESMO FICA PRESO . O RESTO É HIPOCRISIA BARATA .
As putas que eu falo Rosana são as putas pobres,puta de luxo vive em gabinetes atrás de Deputado,Senador,Ministros,Juízes enfim,a turma do poder!Sabe atrás de que!? De grana grossa!
Puta pobre vende o corpo para não morrer de fome!Além do mais se marginaliza e acabam
descanbando nas drogas,por que vivemos em um país em que uma elite sebosa e corrupta
dominou o país por 500 anos concentrou renda,terra,mídia e etc.na mão de uma minoria que também
são bandidos,mas como tem grana ficam impunes!Essa elite chulé que você defende,usa pessoas de classe média como cabo eleitorais em época de campanha para se manter no poder,todo país dito desenvolvido luta a todo custo para diminuir a desigualdade,por que a lógica é,povo com grana,consome mais consequentemente a grana circula e todos ou quase todos saem ganhando.
A MENTIRA SÓ SE SUSTENTA ENQUANTO A VERDADE NÃO CHEGA!
Sabe o que vai acontecer com essas pessoas que estão presas? Nada. Em poucos dias, estarão em liberdade, rindo da nossa cara.
Poucos dias? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Zé Ruela, pare de rir!
Como posso escrever com você dando estas gaitadas?
Danou-se, o Zé Buchudinho, quando leu EM POUCIOS DIAS estarão soltos, dansou-se a rir.
O que mais posso fazer?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
///////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
QUANDO O VEREADOR TOMAZ NETO MOSTRARÁ A CÓPIA DO RELATÓRIO DA AUDITÓRIA?
VEREADOR QUE FAZ USO DA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES NÃO PODE FALAR EM JUSTIÇA SOCIAL.
Acho que a Receita Federal deveria ver outros crescimentos de patrimônio, sem explicação, principalmente de assalariados públicos. Se controlarem a aquisição de imóveis pelos cartórios de registro de imóveis, pelas imobiliárias, construtoras, incorporadoras e a aquisição de carros, via concessionárias, vão ver o desmonte-lo. Não precisa ir fundo não, é só fazer isso, sem necessidade de contigentes de policiais federais. O MP nunca fez esse levantamento, então faça receita!
Em comentário anterior eu escrevi que abril chegaria com lindas flores e outras coisitas mais.
E não se enganem, que nada terminou. Outras coisistas mais ainda acontecerão. Coisitas SALGADAS.
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
NÃO EXISTE PAZ SEM JUSTIÇA.
O UNIFORME ESCOLAR NAAÃO FOI ENTRGUE EM MOSSORÓ.
O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
A MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ É A PIOR DO BRASIL.
.
Concordo amigo Inácio,todo mundo exigindo punição para a turma da LAVA JATO,não que isso não seja levado a sério,a segurança pública,a educação,a saúde,estão embutidos no que realmente deve-se reivindicar,mas a LAVA JATO se tornou a porta do céu para os brasileiros,se todos os “petralhas” forem presos,o Brasil virará um paraíso,quanta hipocrisia e medIocridade.A MENTIRA SÓ SUSTENTA ENQUANTO A VERDADE NÃO CHEGA,HÁ SEMPRE UM PÉ VIOLENTO PARA CADA BUNDA MOLE.
Robertão.
Pode ter certeza que o mês de maio de 2015 em Mossoró não será lembrado como o mês das noivas.
Este final de abril ainda promete muito. E mais teremos em maio.
“Ali haverá grande lamento e ranger de dentes.” Lucas 13:28.
/////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
VEREADOR QUE FAZ USO DA LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES NÃO PODE FALAR EM JUSTIÇA SOCIAL.
QUANDO TOMAZ NETO VAI MOSTRAR A CÓPIA DO RELATÓRIO DA AUDITORIA?
ABRIL TERMINANDO E A PROMESSA DE NOMEAÇÃO DOS CONCURSADOS NA SAÚDE…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….” Um belo histórico sobre os “gigantes que nunca dormiram…Cadeia neles
As relações entre grandes empresas e o poder em Mossoró vem desde a ditadura militar. Desde esse período os grandes empresários vem corrompendo servidores públicos para ganhar licitações! PF procura que tem mais nas campanhas passadas que esse sujeito abasteceu.A PF dewveria aprofundar e muito nessa investigação especificamente das eleições passadas.Quero ver agora eles enfartarem
Parabéns pela coragem de publicar esta matéria, pois a maioria da imprensa local é covarde, omissa aos fatos delituosos praticados por alguns dos ricos/poderosos de Mossoró!
FICO PENSANDO NOS JORNALISTAS SÉRIOS , QUE RECEBERAM UM PATROCÍNIO DE UMA DESSAS EMPRESAS , E AGORA ESTÃO CHOCADOS . COMO FICA A SITUAÇÃO DELES ? PUBLICAM OU NÃO PUBLICAM ? NÃO SEI COMO FUNCIONA NAS OUTRAS MÍDIAS . SERÁ QUE UM COMERCIAL DE EMPRESA ENVOLVIDA EM ESCÂNDALO ,CONTINUARIA SENDO EXIBIDO ? ACHO QUE SERIA UM MOTIVO PARA QUEBRA DE CONTRATO .
Que tristeza!
Dona Naide com todo respeito a senhora,mas não se esqueça ele financiou a campanha da Drª Claudia Regina,que a senhora aqui chegou a chamar de Rainha,lógico que isso não quer dizer que Drª Claudia tenha nada a ver com isso ai,inclusive o empresário fez vultosas apostas no pleito de 2012,resumindo o Sr.Edvaldo foi o fator,determinante,preponderante para a vitória Histórica do DEM/25,esse sonegador foi chamado de “HOMEM FORTE” pelo senador Agripino Maia líder Nacional do DEM/25 que também responde por atos podres no STF,com a palavra sobre isto a Ministra Carmem Lúcia. Há sempre um pé violento para cada bunda mole,a mentira só se sustenta enquanto a verdade não chega.E viva a democracia.É só!
Não devemos encarar essa situação com ironia e desprezo, e sim, como atos de fraqueza que a soberba nos proporciona . Lamentável !
Muito triste MELHOR o pouco com PAZ que muitas riquezas onde ha inquientação DEUS tenha misericórdia deles e se voltem para o Senhor .
Robertão.
Amigo, senti uma tristeza enorme ao ver a lista. O que doeu foi constatar a presença de uma família. Como pode um pai envolver sua prole em negócios escusos? Os meus filhos são a minha maior dádiva, jamais os conduziria por caminhos tenebrosos, errados, corruptos.
Os meus filhos estudaram muito. Venceram na vida. Fizeram concursos. Passaram. Nossa vida, como já disse outras vezes, é confortável. Não temos luxo. Temos a glória de filhos que brilham por conta do estudo, da educação.
Quando vi aquela lista dolorosa, penso que ninguém foi poupado. A formação do caráter, da integridade, passou longe.
BERÇO!
Eu sempre digo. BERÇO.
E ter BERÇO não é ter nascido em família rica ou pobre.
Ter BERÇO é ter nascido numa família onde HONRA é o bem maior.
Quem cresceu sem nunca ouvir o pai ou a mãe dizer, quando alguém batia à porta, que não estava.
Quem cresceu, mesmo na mais extrema pobreza, sem nunca ter visto um cobrador na porta.
Quem cresceu sem nunca ter ouvido o pai dizer que ganhou tanto porque passou alguém para trás.
Quem cresceu ouvindo estude, estude, estude.
ESTE TEM BERÇO.
Aquele que tem berço não valoriza o TER, foca mais no SER e se dedica por completo ao FAZER.
Pena que muitos poucos hoje possam dizer que tem BERÇO.
///
AQUELE QUE TEM BERÇO NÃO VALORIZA O TER, FOCA MAIS NO SER E SE DEDICA POR COMPLETO AO FAZER.
Inácio Augusto de Almeida
WEBLEITOR
D.Naide, para a grande maioria do povo brasileiro, o dinheiro é tudo. ”Tudo por Dinheiro”, bordão usado por Silvio Santos, era, a meu ver, o objetivo numero da família. Tenho minhas duvidas se existe alguém inocente no meio familiar. Se tem, sinto muito muito. Se não tem, o castigo é merecido.
Para a maioria dos brasileiros, o mais importante na vida é ganhar dinheiro, se possível, muito dinheiro, não importando a maneira de como é ganho, ou venha a ganhar.
A educação, a honestidade e a civilidade, ficam em ultimo plano. Se é que ficam.
O respeito? Ora, o respeito ao próximo acabou e já faz bastante tempo. Muito tempo. Isso é coisa do passado.
Um dos filhos de Edvaldo estudou no Colégio Diocesano com uma filha minha durante vários anos. Chegaram inclusive, a concluírem juntos o segundo grau.
Hoje a minha filha é bióloga, exerce a profissão, possui um bom apartamento (quitado) em bairro nobre de Natal, troca de carro anualmente, possui uma casa na Praia de Muriu e nunca teve o seu nome envolvido nas lista do SPC ou Serasa.
Comparando financeiramente a situação dela com a do ex colega ”rico”, desonesto e enjaulado, ela não passa de uma ”pobre coitada”, porém honesta e livre.
Hoje, ela está curtindo o feriadão em Gramado-RS, de onde me ligou se dizendo pasmada com o fato corrido
Ele, todos sabem onde está, e por um motivo óbvio:
”Tudo Por Dinheiro.”
Sim, João Cláudio. No caso eu teria dois tipos de tristeza. Um porque se a falta de integridade atinge a todos na família, lamento pelo DNA perverso. Outro resulta da possível ausência do cuidado com a prole. Vale dizer, ensinar, desde cedo, aos filhos o que é integridade, caráter e honra. Ou, simplesmente, dar-se o bom exemplo. Tanto o sr. como eu, independentemente de nossas crenças, devemos erguer as mãos aos céus por nossos filhos. João Claudio, nós acertamos! Esse acerto, ficará em nossa história. Parabéns por sua menina!
Eu fico a pensar se neste imbróglio todo não existe uma EMINÊNCIA PARDA.
Nota-se um ar pesado. Como se alguma ESPADA DE DÂMOCLES estivesse suspensa sobre a cabeça de alguma figura acima de qualquer suspeita.
Talvez tudo seja apenas fruto da minha imaginação.
Até porque, com a delação premiada tudo poderá ser posto em pratos limpos.
////////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
Sr. Inácio.
Lembro bem de o sr. prever essas explosões judiciais. Lembro muito bem.
ISTO É SÓ A PONTA DO ICEBERG. OU APENAS O COUVERT. O PRATO PRINCIPAL AINDA VAI SER SERVIDO.
MAIO DE 2015 NÃO SERÁ LEMBRADO EM MOSSORÓ COMO O MÊS DAS NOIVAS.
“Ali ( Mossoró) haverá grande lamento e ranger de dentes.”
Lucas 13:28.
////
QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
NOTA DO BLOG – Inácio, bom dia e um pedido. Escreva em letras minúsculas, pois se precisar botar seu texto na página principal eu terei que reescrevê-lo. Isso leva um tempo, está sujeito a erros de transcrição e digitação etc. Por favor, reitero. Abraços