terça-feira - 31/03/2020 - 07:38h
Da caserna

Os militares


Por François Silvestre

Vejo nas folhas que os militares do governo defendem Bolsonaro. Onde está a estranheza? Normalíssimo. Quem está no governo defende o governo. O militar é um disciplinado por força de lei e por princípio de vocação. A hierarquia militar não permite questionar a ordem superior.

O tenente diz ao sargento: “Abra a torneira e deixe sair água à vontade”. O sargento discorda, mas pergunta: “É uma ordem”? O tenente responde: “É uma ordem”. Aí o sargento abre a torneira e deixa a água perder-se. É uma ordem equivocada, mas não ilegal.

Porém, o regimento militar abre exceção. Quando? Quando diz que o subordinado não se obriga a cumprir ordem manifestamente ilegal.

Dissesse o tenente ao sargento: “Abra a torneira e jogue água até bloquear o trânsito”. O sargento não precisaria perguntar se era uma ordem. Bastaria descumpri-la, por ser manifestamente ilegal.

Uma coisa são os militares do governo, outra coisa são os militares dos quarteis.

Lição não escrita do manual militar: Não tema o que seu inimigo quer contra você, tema o que ele pode contra você.

* Acompanha o blog Coluna da Palavra, de François Silvestre, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Artigo / Opinião

Comentários

  1. angela diz:

    se fosse assim, os que o apoiam seriam os da ativa -
    e na realidade é o contrário,
    melhore

    • François Silvestre diz:

      Vou melhorar. Os da ativa não poderão apoiá-lo por serem suas ordens manifestamente ilegais. Os da reserva encastelados no poder não são militares, são servidores públicos enquadrados na hierarquia administrativa. Com cargos em comissão. Melhorei?

      • François Silvestre diz:

        Cargos em comissão têm admissão e demissão ad nutum. Isto é, não possuem vínculo empregatício. O nomeante demite quando quiser. A boquinha, entendeu?

  2. João Claudio - Mãos lavadas e enxaguada com água do poço. diz:

    O problema do dublê de presidente não é o fato de ser ex militar com ideais ditatoriais. Longe disso.

    É falta de competência e, sobretudo, excesso de loucura. LOU-CU-RA.

    É um doido de pedra. Fato, fato e fato.

    Para azar de todos, somente após 1 ano e 3 meses a populaçāo ficou ciente da gravidade.

    Ou alguém mete o pé na bunda do pulha o mais rápido possível ou estaremos fadados a conviver com esta merda até o fim do seu mandato.

  3. Hermiro Filho diz:

    O mundo está ao avesso
    China, Rússia, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Síria, entre outros, são comandados por presidentes civis.

  4. François Silvestre diz:

    As Forças Armadas merecem respeito e são instituições permanentes necessárias à Democracia. Mas nem por isso pode-se negar o fato histórico de que elas, com o apoio de civis perdedores de eleições, e até a pedido deles, implantaram uma ditadura no Brasil. E muitos desses que pediram foram depois engolidos pelo regime que eles ajudaram a implantar. Exemplo clássico de Carlos Lacerda, que foi preso, cassado e morreu no ostracismo. Abandonado pelos seus e odiado pelos desafetos. Toda ditadura é nojenta. Seja onde for, seja de que tipo.

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Interessante e Engraçado, pra não dizer tragicômico, o conceito de Ditadura pra grande parte dos da extrema direita, em especial os Buro Narianos…reconhecidamente midiotas e vítimas de um continuo Processo de Desconstrução Cognitiva…!!!

    Vejam que, quando se trata de governos de esquerda, centro esquerda, social democratas e (ou) pelo menos com algum verniz nacionalista, logo a patuleia ocidental ecoa…Posto que, todos são tachados de Ditaduras, não obstante inegáveis avanços na condição social, educacional e política do seu povo.

    Rússia, Irã, China, Cuba atualmente dentre outros, algum tempo atrás Líbia, Iraque, Venezuela, sendo estas últimas nações, sobretudo em função das suas reservas petrolíferas, torpedeadas por invasões, guerras e bloqueios e sanções econômicas de toda ordem, todas de responsabilidade absoluta da suposta maior democracia do ocidente MADE USA….!!!

    Enquanto isso, de fato, Arábia Saudita, Haiti, Afeganistão, Sudão, Tanzânia e muitos outros países africanos(PRA FICAR APENAS EM ALGUNS) , há décadas mantém incólume, sangrentas ditaduras, as quais, em função da máquina de propaganda ocidental sob o comando dos americanos, praticamente passam despercebidos do grande público, exatamente por serem administrados e instrumentalizados por governos de direita e (ou) extrema direita…!!!

    Pra quem não atenta, a SUÍÇA suposto exemplo de civilidade e anti-corrupção, que vive desde sempre sob um verniz de democracia e estabilidade social e política, aparentemente inatacável. É também, desde sempre o maior, mais estratégico e mais silencioso Estado à serviço da corrupção na forma de lavagem de dinheiro e ouro ilegais, advindo das mais diferentes e distantes plagas do planeta…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.