sexta-feira - 31/07/2020 - 22:44h
Mossoró

Pelo menos cinco mulheres estão no páreo, hoje, à prefeitura


Do Blog Carol Ribeiro

Ainda não se sabe se todas as candidaturas vão prosperar. Daqui para as convenções, no dia 16 de setembro, muitas variáveis deverão definir a viabilidade, ou não, dos nomes que se colocam.

Mas dentre as pré-candidaturas que se apresentam em Mossoró para a majoritária, cinco são de mulheres.

Rosalba, Isolda Dantas, Angela Schneider, Irmã Ceição e Claudia Regina estão com nomes postos (Fotomontagem: BCR)

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tentará a reeleição, é uma das pré-candidatas garantidas à disputa. Buscará o quinto mandato no Executivo Municipal.

Isolda Dantas (PT) é presidente do PT em Mossoró, ex-vereadora e hoje deputada estadual. Conseguiu popularizar a sigla no município para além dos muros intelectuais acadêmicos e ampliou a filiação jovem, negra, feminina e LGBT. Conta com isso para viabilização da candidatura.

Claudia Regina (DEM) é o elemento novo na corrida de 2020. Com candidatura possibilitada pelo adiamento das eleições, pode oficializar postulação nas próximas semanas. Após as 13 cassações em 2013, é hoje rival de Rosalba Ciarlini e vem trabalhando desde então para voltar à vida pública.

Bolsonarismo, ex-vereadora…

Já a dra Ângela Schneider (PRTB) é uma das alas do Bolsonarismo em Mossoró. A ortodontista foi uma das pessoas que mais trabalhou pela coleta de assinaturas na cidade para criação do Aliança pelo Brasil. O projeto ainda não vingou, mas Ângela se coloca como um dos nomes da direita conservadora a almejar o Executivo mossoroense.

Ainda tem Maria da Conceição Rosário, a Irmã Ceição (PTB): em 2008 obteve 130 votos a vereadora pelo PSL. Como suplente, chegou a ocupar cadeira na Câmara Municipal durante um mês em 2012 em face de afastamento de Maria das Malhas. Em 2018, foi candidata a deputada estadual pelo PT e conseguiu 412 votos em Mossoró e 627 no estado.

Além do PT, a esquerda teve a pré-candidatura de Telma Gurgel (PSOL) anunciada, mas em seguida retirada. Ela será candidata a vereador.

Entre os homens, estão Allyson Bezerra (Solidariedade), Gutemberg Dias (PCdoB) e dr Daniel (PSL). Jorge do Rosário (PL) se colocou como pré-candidato, mas já admitiu que poderá ser vice de Rosalba Ciarlini.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Apois se preparem para comprar duas cadeiras para duas prefeitas se sentarem quando assumirem o poder.

    - Duas prefeitas? Pode isso, Seu João?

    - Nunca pudeu, mas em 2021 vai pudê.

    - Pode explicar que chafurdo é esse?

    - Posso sim. É que as candidatas de Lula e Bolsonaro vão se eleger. Vão receber tanto voto que as urnas vão explodir. E olhe olhe se não houver um blackout na Chesf.

    - Mas….

    - …num tem mas não. Você num já viu escola de samba e time de futebol empatarem e mais de um ser o campeão?

    - Já!

    - Apois se prepare que aqui vai dar empate. Difícil vai ser segurar as tropas de burros dos dois lados ciscando e jogando pedra um no outro. De um lado, os burros do Capitão Bosta. Do outro, os burros encantados do Lularápio.

    - Deus nos acuda.

    - Eu já decidi.

    - Em quem vai votar?

    - Tu é doido, é????? Decidi que a partir do primeiro dia de campanha eu vou pra Tibau, vou alugar uma jangada, entrar mar adentro e só vou voltar depois que o último candidato fizer a infaltável e decisiva descida do Alto. Entendeu?

    - Entendi. Mas….e a viagem de ida sem volta para o Canadá? O povo da rua quer saber.

    - Só vou partir depois que fizer a mimha ‘live’. Preciso arrecadar dinheiro para comprar a passagem. Os ‘seiscentão’ do auxílio só dá pra eu chegar em Aracati.

    - ‘Live???’ Pode adiantar o conteúdo?

    - Não! Eu fui inventar de divulgar AQUI o Arraiá do Corona, a prefeita soube e abortou. Portanto, eu me impedi de divulgar meus próximos projetos. Só posso adiantar que Seu Ninga já confirmou que vai assistir na ‘front stage’. Pronto e não se fala mais nisso. E vou dizer pela última vez: eu só saiu de casa no dia da eleição se for pra votar em Rita Cadilac. E morreu Maria Preá.

    - Por mim já morreu também e pode até enterrar. Eu não pergunto mais. Pronto e acabou.

    - Passar bem.

  2. João Paulo diz:

    Para Cláudia, caso ela saia mesmo candidata, melhor seria se lançar à vereadora. Depois do período turbulento que passou com várias cassações e a inelegibilidade que a justiça lhe imputou, melhor seria voltar à cena político pública através da Câmara Municipal. Uma candidatura de Cláudia para prefeita só teria mais chances de vencer se a oposição lançasse uma candidatura única, com Cláudia sendo cabeça da chapa, ou sendo convencida à sair como vice, uma condição difícil de acomodar, pois Cláudia é uma política com estrela própria, perfil de vice que pode dar complicações. Mas a oposição vai para às urnas fracionada e a candidatura de Cláudia, por mais que conseguisse tirar alguns votos do Rosalbismo, ainda faria Rosalba ser reeleita, vide que Mossoró não tem segundo turno e a oposição se dividiria em várias candidaturas, possibilitando à reeleição da prefeita. Agora, há um entrave para Cláudia se lançar à vereança, Petras, que representou Cláudia na CMM durante esse período que a ex-prefeita esteve inelegível, teria que conceder sua candidatura de reeleição para Cláudia, e isso passa por uma conversa entre ambos. É aguardar se Cláudia virar a se lançar candidata e, assim sendo, a que cargo.

    • Francisco César. diz:

      Avalio assim também, a Cláudia Regina num entendimento com o vereador Petras, ela voltaria a câmara municipal e nesse período na câmara reorganizaria um grupo para futuras eleições. As eleiões estão ai muito próximas.

      • Francisco César. diz:

        Avalio assim também, a Cláudia Regina num entendimento com o vereador Petras, ela voltaria a câmara municipal e nesse período na câmara reorganizaria um grupo para futuras eleições. As eleições estão ai muito próximas.

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Essa pluralidade é a garantia da vitória da Rosa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.