segunda-feira - 16/07/2012 - 10:01h
Números

Pesquisa TCM/Certus dá 11,2% de maioria para Larissa

A TV Cabo Mossoró (TCM) divulgou hoje o resultado de sua primeira pesquisa à Prefeitura de Mossoró. O trabalho foi encomendado ao Instituto Certus de Natal. Ouviu 500 pessoas.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o  número 00032/2012. A margem de erro é de 3% e a coleta de dados ocorreu nos dias 12, 13 e 14 deste mês – informa a emissora em seu site.

Foi divulgada durante o programa “Vota Mossoró”, que foi ao ar às 8h10 desta segunda-feira (16).

Veja o resultado da pesquisa a prefeito nas modalidades de perguntas Estimulada e Espontânea, além de Rejeição:

Estimulada

– Larissa Rosado (PSB) – 42,60%
– Cláudia Regina (DEM) – 31,40%
– Josué Moreira (PSDC) – 2%
– Cinquentinha (Psol) – 0,80%
– Ednaldo Calixto (PRTB) – 0,20%
– Indecisos – 14,8%
– Nenhum – 8%
– Não Respondeu – 0,20%
* Maioria pró-Larissa de 11,2%

Espontânea

– Larissa Rosado (PSB) – 29,60%
– Cláudia Regina (DEM) – 22%
– Cinquentinha (Psol) – 0,40%
– Josué Moreira (PSDC) – 0,40%
– Ednaldo Calixto (PRTB) – Não foi citado
– Ninguém – 15,60%
– Não Sabe Dizer – 31%
– Outros – 0,60%
* Maioria pró-Larissa de 7,60%

Fidelização de Voto

– Intenção de voto é definitiva – 54,07%
– Pode mudar – 44,80%
– Não Sabe – 0,45%
– Não Respondeu – 0,68%

Rejeição

– Larissa Rosado (PSB) – 13%
– Cláudia Regina (DEM) – 11,80%
– Cinquentinha (Psol) – 17,40%
– Josué Moreira (PSDC) – 3,60%
– Edinaldo Calixto (PRTB) – 3%
– Outras Respostas – 4,80%
– Não rejeita nenhum – 31,40%
– Não sabe – 0,40%
– Não respondeu – 9,20%
– Rejeita todos – 5,40%

Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. jadson diz:

    kkkk eurir.. pesquisa tendenciosa… pegaram a rejeição de Cláudia e distribuíram p/ larissa e ciquentinha.

  2. Paulo Roberto diz:

    Na estimulada você colocou os números da outra pesquisa, e não essa da TCM.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Obrigado, Paulo. Já consertei. Foram textos sobrepostos que previamente eu tinha colocado na caixa de edição para apressar publicação, mas TCM demorou a botar material oficial no site, criando certo embaraço. ABração.

  3. Yano Oliveira diz:

    Cadê a rejeição de Larissa?????

  4. Edmiray diz:

    Carlos… reveja esses números aí… estão com erros grotescos… Por exemplo, no quesito “rejeição” não aparece a Larissa… e ainda coloca a Cláudia em primeiro lugar, sendo que a porcentagem dela é menor…

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Edmiray, obrigado pelas observações. Estou tentando arrumar esses dados, pois a TCM não os publicou em tempo ágil e estou catando informações por telefone e um vídeo que chegou primeiro a Net. Além disso, houver problema no transporte de dados do site da TCM para meu Blog. Até agora não consigo alinhar o ítem rejeição, sempre saindo da simetria. Obrigdo

  5. Edmiray diz:

    Pronto… consertou… Valeu!

  6. Mariana diz:

    Faltou a seguinte informação na modalidade “Rejeição”: *Maioria pró-Larissa de 1,20%

  7. vladenilsond aurte diz:

    Diz ai qual a margem de ERROS desta pesquisa CERTUS.??? Homi como pode duas pesquisa ter números tão contraditórios. Ô doutor milton e DONA zilene quero acreditar que seu grupo é IMparcial.! Mais assim é dar muita esperança as laranjas do cesto em chegarem ao MERCADO PÚBLICO municipal aqual chamamos de PMM.

  8. João Santos diz:

    Palhaçada da TCM. Não entendo como um orgão de imprensa tão conceituado(a) se presta a fazer pesquisas tendenciosas para beneficiar uma canditada de “quem paga suas contas”.
    Ainda bem que “colocou” Larissa à frente.

  9. celso nobrega lima diz:

    Tudo começou com a primeira psquisa, errada ? Certa. Os números foram precisos divulgados por Carlos Santos. 18% de maioria pró Larissa Rosado. A Mostragem cientifica da pesquisa é perfeita. Na recente pesquisa da TCM a vantagem baixou, agora são só 11 pontinhos. Errado Correto. Na expontanea, a diferença são de 7 pontos percentuais. Errado ? Certissima. Minha gente , carissimos amigos e comentaristas deste conceituado Blog comandado por uma pessoa a exemplo de Milton Marques, o corajoso Carlos Santos, eleição é uma roleta russa. E apenas orienta os postulantes e informa aos eleitores. Pelo sim, pelo não, Larissa Rosado estar em queda livre, enquanto que a outra candidata, Claudia Regina está numa crescente avassaladora. E ai ? A primeira pesquisa é correta ? Sim é correta. Para os apaixonados também. A segunda para oposição é forjada ? errado. È correta sim. Os números das duas pesquisas bateram, e muito bem. Como bateram ? Uma feita no preâmbulo da campanha (que merece todo crédito) e a outra 10 dias após. Então, essa para a oposição não valeu ? Errado. Valeu e muito. Parabénbs Carlos Santos e Milton Marques que tomaram adianteira, partiram na frente. Eu só acredito nesses dois orgãos de comunicação em relação a pesquisas também. Não adianta ouvir pesquisas da 93FM, e nem da TV Mossoró, como tambem da RPC . Nenhum desses merece crédito. Blog Carlos Santos e TCM são imparciais. Levo fé.

  10. Diego diz:

    Sera que alguem acredita nessa pesquisa??
    Gente meia duzia dos Rosalbistas estao com Larissa, sabem bem direitinho o jogo de Gustavo.

  11. vladenilsond aurte diz:

    Realmente a TCM mostra-se tendenciosa apartir do momento que boicota o sinal da TV_MOSSORÓ.! Ou será que lá não tem profissionais QUALIFICADOS para resolver esse problema do sinal.?!? VERGONHA.! esse jogo politico da emissora a qual acaba tirando o direito do assinante de ter os canais completo do pacote a qual comprou. Isso se chama PROPAGANDA ENGANOSA E TENDENCIOSA repito.

  12. Diego diz:

    A dieferença entre Larissa e Claudia pode ate ser essa dai, mas do meio para o final da campanha, hoje ainda não.
    Não acredito nessa rejeição de Cinquentinha é muito rejeição para uma pessoa que Mossoro nao conhece.
    Pesquisa ficou muito vaga, sem maiores explicações.
    A Militancia de Claudia esta comparando essa pesquisa com a da Consult, mostrando que Larissa diminuir, errada tambem, cada pesquisa tem sua metodologia de pesquisa, a consult entrevista mais de 800 pessoas a CERTUS menos de 500.

    • ana paula diz:

      tem certos tipos de comentário q eu n faço nem questao de fazer,até porq ninguem perguntou á mim nem aos meus vizinhos em quem nós vamos votar,por ai já posso chegar a conclusao!!!

  13. vladenilsond aurte diz:

    Aí vái! foi removido o vídeo com a tão sonhada pesquisa CERTUS? ô queria ver o rosto dos caras pálidas da TCM anunciando a boa nova. Mui prudente deste espaço. Alias este CERTUS tem caroço no angu.

  14. Robertha diz:

    Sinceramente essa pesquisa tá podre!!!!!!!!!!!!! Se fosse a TCM jamais teria divulgado essa pesquisa mas do que tendenciosa.. Graças à deus não sou assinante e jamais serei pois só gasto meu dinheiro com aquilo que é verdadeiro.. PALHAÇADA!!!!!!!!

  15. Monaliza Trigueiro diz:

    Não confio em nenhuma das duas pesquisas… Mas, a da TCM saiu triste, hein? Não vejo isso nas ruas…

  16. Emerson Rallison Castro Da Silva diz:

    Ta só começando o vira vira ,a ROSA vem por ai , agosto ta chegando e vai ter gente tomando muito remedio pra conseguir dormir!!!!! vai ser um desespero só afinal sao 16 anos de DERROTAS e mais uma entao!!!!!!!

    • Monaliza Trigueiro diz:

      Colega, pelo amor de Deus, contribua com o debate…

      • FRANCISCO diz:

        Colega, pelo amor de Deus, contribua com a moralidade pública….. Vc sabe informar quem “assumiria” no lugar da Deputada Larissa, na Assembléia Legislativa, caso ela “ganhasse” a eleição para prefeito ??? Se sabe ok…. se não sabe…. procure saber quem é a “peça” que “assumiria” e se possível faça um comentário sobre ele….. é sua contribuição para o bem do serviço público !!!

    • ana paula diz:

      sua rosa já esta murcha,e nao vai ser com suco de laranja q ela vai reviver nao!!!!

  17. vladenilsond aurte diz:

    Ouvie o diretor de jornalismo da TCM falando que a eleição não seria concentrada só nas candidaturas com mais estruturas no caso; LARISSA x CRÁUDIA . Engraçado imagine ai carol ribeiro e juliermes torres falando dos planos de governos de cinquentinha, zé moreira e calixto, Que a população não sabe nem que existe esses no jogo do bicho. Homi democracia é mostrar os FATOS, Não querer trazer novos fatos que de fato é uma verdadeira PIADA eleitoral. Realmente se concentrarem nas candidatas mulheres vão estar sempre atras já que CRÁUDIA regina (tendencia TCM certus) correr pra perder uns Kilinhos(KG) e tentar abocanhar alguns Votinhos das ZONAS eleitorais.

  18. Diego diz:

    Não entendo o porque de tanta comemoração da militancia de Claudia Regina, essa é a primeia pesquisa da CERTUS, Larissa esta na frente, apartir da segunda rodada é porque podemos saber quem deve comemorar ou não.

  19. José Raimundo diz:

    Bem que Gustavo Rosado havia falado há alguns dias atrás. A diferença era de apenas “DEZ” pontos.
    Não sou analista político não. Mas, a diferença é grande entre um instituto e outro. Em apenas uma semana, a diferença cair 7(sete) pontos.? Vale lembrar que: o instituto CONSULT, não trabalha para a PMM. Isso, mostra a diferença da pesquisa.

    • Pedrinho vale diz:

      SE VC NAO LEMBRA ESSE ” CON$ULT” MOSTROU O SEGUNDO TURNO DE IBERE E ROSALBA, COMO TAMBEM MOSTROU QUE VILAM DE FARIAS IRIA TOMAR A VAGA DE JOSE AGRIPINO MAIA! E AI ? A DA TCM ACERTOU EM 2008 E 2010! ESSA CONSULT ACERTOU QUAL?

  20. Angelo diz:

    As duas pesquisas mostram números bastantes diferentes em um curto espaço de tempo. Vamos aguardar as futuras pesquisas realizadas pelo Blog e pela TCM para avaliarmos melhor… Seria interessante o próximo resultado de pesquisa encomendada por este Blog sair depois da pesquisa encomendada pela TCM.

  21. Carlos Lopes diz:

    Carlos Santos,
    O que mais me “surpreendeu” nessa pesquisa divulgada pela TCM foi quanto a intenção de voto na “expontânea”. Na da consult as duas principais candidatas juntas somam aproximadamente 30%, já nesta Larissa sozinha atinge esse percentual (29,6%). A minha pergunta é: Pode o eleitor definir-se quanto a intenção de votos a passes de mágica???
    Claro que não…
    Tem um ditado ANTIGO que diz que a “mentira tem perna curta”.
    Vamos batizar essa pesquisa da TCM de PESQUISA DO PINÓQUIO.

    • Diego diz:

      muito bem lembrado Carlos Lopes, a campanha começou a 1 semana e mais de 50% dos eleitores ja tem na ponta da lingua em quem vão votar. muito suspeito.

  22. Ìtalo Martins diz:

    Nunca vi tanta hipocrisia de alguns “mestres” comentaristas radicais de plantão. Com todo respeito ao ser humano, mas me diga uma , só uma grande obra do trio-LAIRE-SANDRA-LARISSA ? Agora, dá pra somar o que fez o trio: ROSALBA-FAFÁ E A PRÓPRIA CANDIDATA quando antes de ser politica como assistente social , qual o resultado ? onde quero chegar. De onde saiu tanta força politica e empatia perante o eleitorado da candidata Larissa para ser ímbatível numa eleição e pesquisas ? me explique por favor. Pessoal a pesquisa da TCM só referendou os resultados anunciados nesse BLOG de credibilidade. A metodologia foi a mesma, a imparcialidade idem. Simplesmente a candidata da oposição estar num desfiladeiro descendo com mais de mil a ladeira. Enquanto a candidata de ROSALBA E FAFÁ vai a mil por hora subindo feito um carro de formula um. Meninos, a campanha está apenas começando. BYBYBYBY

  23. Ceiça Praxedes diz:

    Boa Tarde!
    Temos parceria comercial com Dr Milton Marques há muitos anos. Portanto me sinto dotada de responsabilidade e compromisso em afirmar que NUNCA em TEMPO ALGUM testemunhei um ato SEQUER que desabone o seu modo de agir como pessoa física e tampouco como empresa. É preciso ter muito cuidado ao se fazer julgamentos. Ainda Existem pessoas de carater, corretas e com conduta ilibada. Até o momento ninguém aqui tem motivos para atribuir atitude supeita a Dr. Milton e Zilene. A prova disto é que eles recolheram a pesquisa passada logo que foi detectado erro.
    A atual campanha será muito acirrada. A candidata de Sandra tem uma boa dianteira e ninguém pretende obscurecer isto.
    Mas não se pode negar que temos um embate entre duas candidatas fortes.
    Alguém aqui espera que os indíces de Cláudia Regina não cresçam durante a campanha?

    Como diz Carlos Santos, é bom colocar o ouvido no chão.

    • João Santos diz:

      A questão não é o Sr. Milton Marques de quem tenho o mais absoluto respeito. A minha dúvida é sobre que universo a CERTUS pesquisou.
      A propósito pergunto a Carlos Santos se ele sabe que Instituto vem servindo aos que fazem a PMM para avaliação de seu desempenho a frente da municipalidade?
      Se souber por favor responda…

      • Carlos Santos diz:

        NOTA DO BLOG – Sobre sua pergunta, João, o que posso afirmar com segurança é que existe o Instituto Start com contrato de prestação de serviço à Prefeitura, além do Instituto Ipespe (PE) que faz trabalho para o Governo do Estado. Ouvi falar, mas não posso confirmar, que Perfil e Índice estariam sendo sondados para trabalho. Mas como eu afirmei, não tenho confirmação de fontes seguras. Abração e obrigado pela leitura.

    • Francy Granjeiro diz:

      Porque a direção TCM decidiu cancelar a divulgação da primeira das quatro pesquisas contratadas pela emissora junto ao Instituto Certus??????? Ela precipitou.
      A TCM botou a carroça na frente dos bois.Que horror!!
      Pesquisa é pesquisa tal e qual Previsão do Tempo

  24. Raimundo Dantas Godeiro Filho diz:

    O maior anunciante da TCM é a prefeitura. A filha do dono da TCM é casada com parente próximo da prefeita. O Sr. Gustavo há alguns dias já cantava o resultado. E ai ? Será o PIG local?

    • FRANCISCO diz:

      AMIGO………. eu também posso cantar o resultado dessa eleição….. quer saber ???? CLÁUDIA REGINA , Prefeita de Mossoró, ou vc não acredita nisso ? OU TÁ PENSANDO QUE SERÁ DIFERENTE ???? kkkkkkkkkkk

      • ana paula diz:

        FRANCISCO quanto otimismo!!!!!mande fazerem uma pesquisa aqui no aeropoto 1 e 2 e quixabeirinha,aproveitem e façam nos paredoes e barrocas,isses sao só o começo!!!!!

  25. FERNANDO fF diz:

    Esse´pode ser o reflexo do autoritarismo que precedeu a escolha da chapa de Larissa.

  26. Luiz Costa diz:

    Nâo pretendo entrar no mérito se a pesquisa é correta ou não, mas, acho que está havendo um erro de avaliação em boa parte das opiniões, estão comparando uma pesquisa de um instituto com a de outro. Na verdade, apenas com a segunda pesquisa de cada instituto é que se pode ter uma visão da tendência do eleitorado. Se na pesquisa seguinte (da TCM) a diferença diminuir aí sim, se configura uma tendencia de crescimento de Cláudia Regina, caso contrário, Larissa se confirma como favorita.

  27. neilson diz:

    QUE VERGONHA TCM.COMO PODE DENTRO DE SETE DIAS CAIR 7 PONTOS…

  28. Everton diz:

    Com exceção de alguns comentários, o resto são eivados de paixões malucas de lado a lado. Quanta falta de bom senso, Carlos Santos!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Normal, Everton. Infelizmente, normal. Mas os de bom senso têm a obrigação de seguir mantendo o equilíbrio, que é uma forma de ajudar no debate sadio. DaQUI A pouco essa campanha passa, os protagonistas vão tomar vinho e aproveitar mesa farta e a maioria dos descabelados continuará na mesma situação. Pura massa de manobra, que toma dores, briga, arranja inimigos, por gente que é também passageira. Abração

      • ana paula diz:

        tem jente q se doi pelo fato da candidata LARISSA ROSADO estar a frente das pesquisas porq sao cargos comissionados e estao com medo de perder a boquinha ou seja;o desespero esta até causando em aguns, trantornos mentais ao ponto de dizerem q CLAUDIA REGINA sera eleita a prefeita.querem um conselho q vai mudar a vida de vcs? vao estudar ou fazer concursos q só assim terao noites de sono tranquilas!!!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.