domingo - 23/04/2017 - 14:48h

Promessas novas e oportunismo de sempre com a Porcellanati


Por Carlos Duarte

Não dá para acreditar nas promessas feitas pelo Gerente de Reestruturação do grupo Itagrês (veja AQUI), a qual pertence a Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda.

Vários créditos de confiança já foram dados a esse grupo empresarial, que sempre teve o apoio de políticos e gestores públicos locais e do Estado. Contabilizam-se inúmeros incentivos fiscais concedidos e de dezenas de milhões de reais tomados em empréstimos, com carências e juros baixos, mas o grupo empresarial nunca conseguiu mostrar a real viabilidade de seu projeto.

A Porcellanati veio para Mossoró atraída, em 2002, pela então prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP). Seu governo tratava a chegada da unidade fabril como a panaceia do desenvolvimento econômico de Mossoró e, todos os esforços foram concentrados nesse sentido, expurgando-se qualquer outro projeto de empreendimento local, por mais bem concebido que pudesse parecer.

À época, a mídia oficial do governo “Adoro Mossoró” explorou bastante esse feito, enfatizando a promessa de geração de milhares de empregos, renda e arrecadação.

O tempo mostrou que tudo não passou de má-fé, incompetência e utopia.

A Porcellanati nunca produziu o que prometeu, não gerou os milhares de empregos projetados e jamais promoveu arrecadação ou teve qualquer impacto na renda e/ou na balança comercial do município. Ao contrário, aumentou sua dívida contraindo novos contratos de empréstimos, deu calote nos fornecedores e prestadores de serviços e não pagou os direitos trabalhistas de seus funcionários, deixando diversas famílias desamparadas e com sonhos frustrados.

Agora, o governo da prefeita Rosalba Ciarlini ocupa outra posição nessa história, mas vai na mesma direção utópica. Não tem qualquer participação na atual fase de entendimentos. Porém pega carona num movimento iniciado por grupo de ex-empregados da empresa, que tem pressionado a  Justiça do Trabalho para recebimento de direitos trabalhistas e suposta reabertura dela em Mossoró.

Se os trabalhadores receberem esses direitos e a empresa for reaberta, veremos nova onda de propaganda irreal, atribuindo ao governo municipal esses novos “feitos”. Se der tudo errado, a culpa é transferida. Mas temos aí as redes sociais vigilantes.

O Blog Carlos Santos é um dos raros órgãos de imprensa da cidade e do estado que tem coberto esse enredo, dando a sua real situação.

SECOS & MOLHADOS

Reforma – O parecer do relator da Reforma Trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB), altera, entre outros pontos, a concessão de férias dos trabalhadores – que poderão gozar férias em até três períodos diferentes; a contribuição sindical – que ficará restrita aos trabalhadores e empregadores sindicalizados; e a prestação de serviços – que poderá ser de forma descontinua, cabendo ao empregador o pagamento pelas horas efetivamente trabalhadas.

Boff - O teólogo Leonardo Boff, antes ferrenho defensor de Lula, abre os olhos dos míopes e dos que preferem distorcer a realidade dos fatos a qualquer custo, fugindo da realidade do lamaçal da corrupção brasileira. Veja o que ele escreve em sua página na Net:

“Formou-se entre nós, praticamente, uma sociedade de ladrões e de bandidos que assaltaram o país, deixando milhões de vítimas, gente humilde de povo, sem saúde, sem escola, sem casa, sem trabalho e sem espaços de encontro e lazer. E o pior, sem esperança de que esse rumo possa facilmente ser mudado. Mas tem que mudar e vai mudar. É crime demasiado. Nenhuma sociedade minimamente humana e honesta pode sobreviver com semelhante câncer que vai corroendo as forças vitais de uma nação”. Leia restante do texto e artigo que ele avaliza, da jornalista espanhola Carla Jiménez (El Pais), clicando AQUI.

Placar – De acordo com um levantamento do jornal “O Estado de São Paulo”, até a última sexta-feira (21/04), o número de parlamentares contrários à Reforma da Previdência subiu para 186, enquanto o número de parlamentares que se posicionaram a favor subiu para 70. Ainda 43 estão indecisos e 89 não quiseram responder. Os demais não foram encontrados.

Pesar – Mossoró perde uma das figuras humanas mais decentes que este articulador já conheceu. Perde um grande homem. Que Deus conforte toda a família do Dr. Milton Marques.

Ranking – Um levantamento atualizado do Instituto Igarapé, divulgado pela revista The Economist, aponta Mossoró como a 18º cidade mais violenta do mundo (veja AQUI). O que está ruim vai ficar ainda pior, se o governo da “segurança”, Robinson Faria, insistir nas práticas ineficazes e medidas paliativas de combate à violência pública. Já foram contabilizados 81 homicídios (até o último dia 22). Nesse ritmo, infelizmente, daqui a alguns meses, poderemos disputar a liderança do ranking da violência com a cidade de San Salvador – campeã de violência em todo o mundo.

Palocci – A disposição do ex-ministro Antônio Palocci em fazer um acordo de delação premiada com a Operação Lava-Jato aumenta o temor de muita gente envolvida no esquema. Palocci foi captador de recursos das campanhas dos ex-presidentes Lula e Dilma. Como titular das pastas da Fazenda e Casa Civil, ele editou várias medidas de governo que podem ter beneficiado empresas, em troca apoio partidário. Também foi consultor de bancos e empresas importantes do País. Se realmente abrir o bico, não deixará pedra sobre pedra.

Veja a coluna anterior clicando AQUI.

Carlos Duarte é economista, consultor Ambiental e de Negócios, além de ex-editor e diretor do jornal Página Certa

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Se as dezenas de tentativas dos ”ruins de mira” tivessem tido exito, El Salvador estaria na rabichola.

    Perguntar não ofende:

    O 13º lugar da direito ao ”governador da segurança” receber algum tipo de homenagem, uma condecoração, o titulo de cidadão mossoroense, uma medalha…pelamôrdedeus….acorda meu povo de Mossoró, vamos valoriza-lo, nem que seja lhe premiando-o com lindo um anel de miçanga comprado na ”peda do mercado”, né não?

    ǝɔǝɹǝɯ ǝןe

  2. João Claudio diz:

    O cidadão ou cidadã que ainda defende escancaradamente os ladrões do PT, incluindo o chefe e a chefA, não estão míopes.

    Estão cegos e falta apenas ½ grau para comerem merda, salvo os que ainda recebem uma ”pontinha” para defender a raça gatuna.

    Mesmo assim, ao defende-los publicamente são taxado de ridículos e idiotas, até pelos analfabetos e desinformado que moram em grotões.

    Aos poucos o ”encanto” está se desfazendo, embora ”muitos” prefiram morrer ”encantados” KKKKKKKKKKK

    Decifra-me ”os muitos” ou te devoro.

  3. François Silvestre diz:

    O depoimento de Antônio Palocci, ao Juiz da Lava-Jato, foi a coisa mais pusilâmine que essa coisa já produziu. O cara que foi quase tudo nesse tempo do mando petista. Paparicado por petistas e aliados, pela mídia e pela “esquerda”. Desceu, eu disse desceu e não Dirceu, ao nível das ratazanas nos naufrágios. “Se o senhor quiser eu lhe entrego centenas de nomes, de fatos, de dados. Se o senhor não tiver tempo, indique alguém que eu entrego. Seu trabalho vai durar mais um ano, mas faz parte”… Falava com uma vozinha de vovó acariciando um neto. Eita paiseco sem eira nem beira.

  4. Francisco das Chagas Veras Leite diz:

    A Verdade no Brasil tornou-se artigo de luxo. Sou pobre de rico e não sabia!

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “não gerou os milhares de empregos projetados e jamais promoveu arrecadação ou teve qualquer impacto na renda e/ou na balança comercial do município.”
    E quantos empregos a A&C gerou com CARTEIRA ASSINADA?
    Prometeu gerar milhares de empregos, mas o que sabemos é que existem estagiários em demasia.
    Recebeu financiamento do BNDES de mais de 21 MILHÕES de reais. Recebeu doação de terreno e isenção de impostos.
    Qual empresário mossoroense foi tão apoiado como esta empresa de telemarketing que aqui chegou prometeu mundos e fundos.
    Mossoró é um Shangri-La para os que falam chiando e um purgatório para os seus filhos.
    Quando vão exigir da A&C o compromisso de gerar milhares de empregos com CARTEIRA ASSINADA?
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE 3 DE MAIO? ACHO QUE SIM.
    AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM ESTÃO SENDO APURADAS DESDE 06/12/2016.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A roubalheira foi tanta que nem o Boff aguentou. E paciência de Frei é grande.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ATÉ 3 DE MAIO? ACHO QUE SIM.

  7. François Silvestre diz:

    Onde se lê pusilâmine, leia-se pusilânime. Brigado.

  8. jose manoel diz:

    Pode-se dizer que o frei era míope ou mal intencionado, ou os dois. Já Bento XVI sim, viu longe e tratou de afastar Boff a mais de 2 décadas. Salve Bento.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.