quarta-feira - 31/07/2013 - 12:17h
Gedegilson Galvão da Silva Moisés

Promotor denuncia médico por homicídio


Do Portal No Ar

Ciro Marques

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, com atribuições na área criminal, ingressou na Justiça com denúncia contra um médico por homicídio doloso. O profissional, Gedegilson Galvão da Silva Moisés, teria, durante um plantão, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), se negado a realizar cirurgia a paciente que faleceu.

O fato ocorreu em abril do ano passado e a denúncia foi protocolada ontem, dia 30/07/2013, na 1ª Vara Criminal.

O Promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins denuncia que “a análise dos autos evidencia que o acusado Gedegilson Galvão da Silva Moisés, após omissão dolosa, deu causa à morte da vítima Rita Maria Batista, ocorrida no dia 05 de abril de 2012, por volta das 09h, nas dependências do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), nesta cidade, quando, pelas circunstâncias, ao se omitir, assumiu o risco de produzir na mesma o resultado morte.

Responsabilidade

Evidencia-se, ainda, que o denunciado deveria e poderia ter agido para evitar o óbito, pois tinha o dever legal de cuidado para com a paciente, além de ter assumido a responsabilidade de impedir o resultado (morte)”.

O médico teria se negado a realizar a cirurgia porque já estava no final do plantão. Para o representante do Ministério Público Estadual, o acusado possuía a plena ciência da gravidade da situação, todavia, optou por não fazer a cirurgia por mera “justificativa” temporal, tendo em vista que iria prolongar a permanência no hospital, para além das 19h, quando terminaria o plantão.

Pelos elementos de prova dos autos, a demora na realização da cirurgia agravou o quadro de saúde da vítima, diminuiu as chances de êxito do procedimento e contribuiu para o falecimento da paciente.

“Ao se omitir, quando deveria ter agido, demonstrou o denunciado pouco apreço pela vida humana, pois dolosamente assumiu o risco de produzir o resultado morte da vítima Rita Maria Batista”, apontou o Promotor de Justiça.

Veja denúncia, na íntegra, AQUI.

Nota do Blog – Como eu gostaria que o MP estivesse enganado.

É assustador a gente constatar que médico e monstro podem viver no mesmo indivíduo.

Deus proteja-nos.

 

Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde

Comentários

  1. RC 50 diz:

    Tragam os Cubanos pelo amor de DEUS! Não importa se são Cubanos,Marcianos,Plutanianos ou do raio que o parta,o que importa é se o cara é HUMANO!

  2. Iris Maia diz:

    Concordo RC 50.
    Temos excelentes médicoa em Mossoró, mas temos, também, profissionais com atitudes bem distante do juramento médico. Disseram-me que recentemente um médico foi colocado pra fora de uma residência no Santa Delmira por tratamento grosseiro em visita a um idoso.

  3. Francy Granjeiro diz:

    São esses malditos bandidos, marginais de branco, crápulas imundos, que são contra a vinda de médicos do exterior.
    Cadê o Conselho de Medicina não vai cassar o CRM desse assassino nao?????????
    A MAFIA DE BRANCO,A GLOBO, VEJA,FOLHA,ESTADÃO,JORNAL NACIONAL,TODOS BOICOTANDO A VINDA DE MEDICOS,DEFENDENDO INTERESSES DAS CLINICAS PARTICULARES E PLANOS DE SAUDE,SE TIVER MAIS MEDICOS NOS HSPITAIS,PRONTO SOCORROS TERÃO MENOS CLIENTES EM SEUS CONSULTORIOS E PLANOS DE SAUDE…..METE O FERRO DILMA/PADILHA,TRAGAM OS MEDICOS E MANDES ESTES FILHOS DE PAPAI QUE NÃO QUEREM TRABALHAR PRA RUA.

  4. Paulo Cesar diz:

    rápida googlada mostra que o profissional citado passou no concurso para prof. da Universidade do Amazonas.
    certamente vai embora e nem está ligando para o tal processo. é preciso alertar a UFAM sobre o perfil profissional do cidadão.

    [PDF]
    Aprovados na prova escrita – Ufam
    http://www.ufam.edu.br/…/1ª%20Classificação%20-Prova%…‎
    Translate this page
    Jul 8, 2013 – Disciplina. Candidato. Pontuação. Situação do Candidato. Adriano Pessoa Picanço Junior. 8,2. Aprovado. Gedegilson Galvão Da Silva Moisés.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Nesse caso, após verificadas todas as investigações de praxe, que esse médico fosse condenado á pena de morte.

  6. naide maria rosado de souza diz:

    Carlos Santos
    Não sabemos sobre a defesa apresentada pelo médico. De fato, não havendo engano do MP, o fato é perverso.
    Abraço.
    Naide.

  7. gildete diz:

    Existe muitos casos como este que nao sao denunciados ! parabéns sr. juiz ! nao podemos mais ficar calado , os medicos em Mossoró se acham os donos da verdade , a prepotencia é de um tamanho execessivo !porque estudaram para medicos ????? se nao querem salvar vidas nao façam , nao estudem medicina ! vcs precisam de salvar vidas é para isso que vcs se formaram , vamos denunciar a falta de respeito que muitos medicos tem com os pacientes com os acompanhantes , independente do dinheiro nao olhem somente o dinheiro e se nao quer atender os mais carentes nao trabalhem em hospitais publicos , nao façam concursos publicos . venham cubanos , espanhois , o raio que o parta venham e sejam bem vindos , para acabar com o topete desses que s edizem medicos !!!!! e so pensam no dinheiro em salvar vidas nao pensam , para ganhar dinheiro tem que trabalhar . E aprendam a atender os enfermos , os acompanhantes , basta de tanta soberbia !

  8. Carlos diz:

    Sr. Gedegilson Galvão da Silva Moisés, voçê não é Deus, é também um mero mortal que amanhã ou depois, poderá precisar de um outro médico que pode ser da mesma qualidade que voçê e poderá te dar o mesmo tratamento dispensado a esta senhora !!

  9. luiz diz:

    temos que acabar com isto, este fato acontece corriqueiramente. Os médicos tem que ter respeito pelo paciente, a presidente Dilma ta certa em trazer mais médicos e ta certa também em implantar novas faculdades de Medicina, nnao se pode mais suportar que a profissão de medica sejah tratada como0 artigo de luxo, para manter altos salários. Tem que acabar com essa de médicos estarem tratando mal a quem eles eram pra estar tratando bem.

  10. luiz diz:

    A imprensa não deve valorizar essa manifestação de Medicos contra as medidas da presidente Dilma. o Povo ansseia por mais profissionais médicos e não se ter poucos médicos com altos salários e ainda tratar mal a quem eles eram pra tratar bem.

  11. Jonas Yuri Carlos da Costa diz:

    é revoltante esse tipo de notícia. Cadê a presidente do centro acadêmico de medicina nessa hora?
    Onde estão os médicos que ocuparam as ruas de Mossoró contra o programa Mais Médicos do Governo Federal?

    Esse tipo de conduta é comum no HRTM, se falta 1 hora para o fim do plantão, os cirugiões deixam de atender para não correr o risco de chegar ao fim do plantão e ele ainda está na sala de cirurgia.

    Parabéns ao MP do Rio Grande do Norte pela denúncia.

  12. Francisco Cesar diz:

    Vou falar uma coisa se esse médico chegar a ser processado e condenado jamais ficará em uma cadeia pois com certeza vai aparecer um bom advogado e fazer com que ele responda o crime em liberdade, pois é só o que se vê neste pais quando o cabra tem GRANA. VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR EM GENTE QUE TEM GRANA IR PRA CADEIA ? NÃO QUEM TEM GRANA, FICA EM PRISÃO DOMICILIAR EM SUA MANSÕES CURTINDO A VIDA NUMA BOA

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.