domingo - 01/11/2020 - 10:50h

Quem danado é esse Menino?

Por David de Medeiros Leite

Seria um parente distante do Vigário Antônio Joaquim, primeiro gestor de Mossoró, cujo busto que o homenageia, contrariando o lógico, não está localizado na praça que leva seu nome?

Teria algum parentesco com Rodolfo Fernandes, o heroico prefeito que conclamou os cidadãos da Mossoró de 1927 a se entrincheirarem,  resistindo ao ataque do tenebroso Lampião à cidade?Ou é um descendente dos Motas? Do padre Mota, prefeito “gordo e buchudo” que construiu, entre outras coisas, a “ponte velha” sobre o rio Mossoró? Ou de Motinha, que foi deputado federal e é lembrado pela vasta popularidade?

Haveria familiaridade com Duarte Filho, médico altruista que ergueu o primeiro hospital de Mossoró? Sobre o senador Duarte, há um livro biográfico: Duarte Filho: Exemplo de Dignidade na Vida e na Política”; resultado de pesquisa que tivemos o prazer de dividir com o saudoso Lupercio Luiz de Azevedo (Ed. Sarau das letras, 2005).

Por acaso, ele teria algum laço consanguíneo com Leodécio Fernandes Neo, também médico, cuja militância política, no MDB da década de 1970, ainda não mereceu um devido resgate?

Não. O Menino não é aparentado de nenhuma das figuras citadas…

Mas, certamente estudou no Colégio Diocesano, Dom Bosco ou Colégio das Freiras… Não? Sempre estudou em escolas públicas? Andava de coletivo? E trabalhou como balconista numa loja no bairro Paraíba?

Vamos devagar com o andor: esse Menino passou num concurso público ao tempo que fazia graduação na Universidade Federal Rural do Semiárido?  E lá também fez Mestrado?

Foi presidente do Sindicato de Servidores da UFERSA? Sim, porém quando ele se elegeu deputado estadual deve ter tido apoio de robusto Grupo político, não é mesmo? Suporte de alguma prefeitura… Não?

Bem, tudo, até agora, pode ser entendido ou explicado. Porém, que audácia é essa de querer ser prefeito de Mossoró?

Menino, repare bem, já ficou evidente que você não é oriundo da chamada “classe média”… “Pré-requisito” bastante observado, percebes?

“Mas, Raimundo Soares de Souza e Antônio Rodrigues de Carvalho?”, perguntará um arguto memorialista. E, cá com meus botões, acho bom que esses nomes sejam lembrados. Porém, o autor da referida pergunta deve observar os significativos apoios que ambos receberam para sentarem na cadeira de prefeito da terra de Santa Luzia.

Pois é, como todo mundo anda vidrado em redes sociais, por vezes ficamos receosos em sugerir livros. No entanto, se alguém quiser entender, do ponto de vista analítico, a história recente da política mossoroense, terá que se render à leitura do A (Re)inveção do Lugar: os Rosados e o País de Mossoró”, autoria do professor José Lacerda Alves Felipe (Ed. Grafset , 2001).

Livro de Lacerda Felipe (Foto: reprodução)

Atentem que falamos do básico. Outros trabalhos existem, obviamente para quem pretenda aprofundamento acadêmico ou coisa que o valha.

Outra pergunta que poderá emergir: “Dix-huit Rosado foi um importante gestor? Sem dúvida. Dix-Huit era médico de formação, mas discutia aspectos econômicos com desenvoltura.

Certa vez, o senador Agenor Maria, em um debate, perguntou-lhe: “Qual seria a redenção de Mossoró?”

Resposta: “De Mossoró e do Rio Grande do Norte: aproveitamento das águas mães…” E passou a discorrer, com maestria, sobre o tema e suas derivações. A tricotomização do Rio Mossoró, no perímetro urbano da cidade, é uma obra emblemática de uma das gestões de Dix-huit, pois, estrategicamente, resolveu o recorrente problema das enchentes, vale destacar.

Voltemos ao Menino. “Ele é preparado”? Melhor reformularmos a indagação: “Alguém já assumiu o Executivo mossoroense sem ter exercido cargo eletivo anterior?” Há o caso de uma jovem médica, em 1988…

Como é? Naquela ocasião foi possível e, agora, com o Menino (que é deputado estadual) questionam? Entenderam?

Faz-se “necessário desenhar?” (expressão corriqueira do moderno papear…).

Então, avaliar o quadro político da província, sem levar em conta preconceitos e estigmas impregnados no chamado inconsciente coletivo, é bastante complicado.

O Menino aceitou o desafio. E o incômodo que isso tem gerado não é pequeno. Por outro lado, a saturação política do surrado discurso chegou ao limite.

A espontaneidade na campanha do Menino é prova concreta. E ele é consciente da responsabilidade.

Do Sitio Chafariz ao Palácio da Resistência.

David de Medeiros Leite é professor-doutor da Universidade do Estado do RN (UERN), escritor e editor literário

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Max diz:

    Belo texto!

  2. Marcos diz:

    O palanque de Alison é uma calçada a de Rosalba é uma estrutura de primeiro mundo. Foguete não tem freio nem ré! A prefeitura será devolvida ao povo pobre e quero observar o trabalho de Carlos Santos e do Mossoró hoje por defender os interesses da cidade! Mossoró vai mudar

  3. Odemirton Filho diz:

    Pois é, meu dileto, o menino vai dar trabalho.
    Ótimo texto. Um convite à reflexão sobre o “país de Mossoró”.
    Saudações, David.

  4. Guilherme diz:

    Muito bem, David! Vamos torcer por Alysson. Esse modelo que está hoje já está saturado demais. Vamos dar oportunidade a outras pessoas e outras equipes.

  5. ney diz:

    MOSSORO ESTA ILUDIDA COM ESSE MENINO,ROSALBA QUE SABE ADMINISTRAR ,TEM EXPERIENCIA ESTA ASSIM ,IMAGINE QUEM NAO TEM EXPERIENCIA

  6. Marcos Pinto. diz:

    Memorável e magnânimo artigo. Costumo afirmar, sem nenhum temor de incorrer em erros ou equívocos de avaliações, que, analisando-se as biografias dos gestores do município de Mossoró, afirmo que o maior e mais emblemático gestor de Mossoró foi o apodiense Professor FRANCISCO ISÓDIO DE SOUZA (Apodi/sítio Santa Rosa 01/04/1867 – Mossoró 28/11/1915. Foi o único Prefeito negro do município de Mossoró. Com apenas 10 anos de idade,na condição de escravos alforriados, ele e sua mãe Isabel Batista do Espírito Santo (Apodi/1827- Mossoró 05/10/1898) fugiram à pé da inclemente seca do ano de 1877. O menino Francisco Isôdio já aprendera rudimentos de leitura e matemática com o Prof. Francisco Saturnino dos Reis, que neste ano de 1877 já se encontrava lecionando em Mossoró, tendo acolhido o inteligente ex-aluno e sua genitora. Inteligente e obstinado, mesmo vivendo o estigma de ser escravo alforriado,logo conquistou a simpatia popular, alcançando os degraus do saber, destacando-se como notável Professor do Colégio Diocesano. Após dinâmica e performática trajetória em Mossoró, foi eleito Intendente e Presidente da Intendência Municipal para o triênio 1911-1913 (Cargo que em 1926 passou a denominação de Prefeito). Empreendeu admirável gestão administrativa, destacando-se incentivo e contribuição decisiva para a Construção e instalação do Colégio Sagrado Coração de Maria (Ano 1912), Fundação da Sociedade “União Caixeiral”. Como gestor de Mossoró, Foi pioneiro no fornecimento de Iluminação Pública e Particular. Foi o autor do Decreto-Lei que instituiu o feriado da magna data de 30 de Setembro. Com certeza, guardadas as devidas proporções, o Grande jovem ALLYSON é o Professor Francisco ISÓDIO reencarnado. Vamos que Vamos rumo à consagradora vitória no próximo dia 15 de Novembro. Vamos que Vamos !. PARABÉNS culto e erudito amigo e Confrade David Leite !. ‘Tamo junto’.

  7. luiz gregorio de melo diz:

    me u tio foi prefeito de mossoro duas vez tinha um rodoviaria no nome dele esses rosado tiraran e botaro o nome de dirao amaral son q nunca fez nada por nossa cidade esses rosado sao pesseguidor tenha cuidado alysson com esses rosados sao capases e tudo

  8. João Claudio diz:

    PER-FEI-TO. Acertou na mosca sem ferir ninguém.

    Ah, se eu tivesse um filho assim…

  9. João Claudio diz:

    O Ney está dizendo que ninguém deve dar chances a quem não tem experiência anterior comprada em carteira. Tô mentindo?

    Tradução:

    Na ótica do Ney, só tem vez quem já sentou na cadeira de prefeito por durante 16 anos. Tô mentindo?

    Tradução (2): segundo o Ney, apenas a família Rosado possui experiência para administrar Mossoró. Tô mentindo?

    Tradução(3):

    O ‘menino pobrezinho’ é figurante. Não sabe mamar na teta.

    Perguntar não ofende:

    O nobre comentarista é cargo ‘comi$$ionado’ indicado pela Rosa, ou é apenas mais um babão da família?

  10. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Muito lindo, David. Espero que, se o menino ganhar, traga novas luzes à nossa cidade. Agradeço a menção à Serra Grande.
    Um abraço, Serrinha.

  11. Benilson Silvs diz:

    O que dizer mais? Muito do ótimo.Como agora não temos mais o velho (Dix-Huit) pra chamar, chame o “menino”, que vem coisa boa e coisa nova”.

  12. Clóvis Pituleira diz:

    David você disse tudo.

  13. Fernando diz:

    David usou a pedra que derrotou Golias. Acertou no meio dos preconceitos .

  14. Fernando diz:

    O menino não tem maturidade pra admoestar Mossoró. Kadu Rosado era maduro e com competência suficiente pra administrar o RN. Tinha?

  15. João Claudio diz:

    Ops! Experiência anterior COMPROVADA em carteira.

  16. João Claudio diz:

    Sostô! A Rosa e a família Rosado não questionaram quando a menina Larissa, então com 30 anos de idade, disputou o cargo de prefeito em 2004.

    O ‘menino pobrezinho’ é show, papai.

    Tô apostando na inexperiêcia do bebê e ainda dou 5 mil votos de maioria.

    O dinheiro ganho na aposta será revertido na compra de fraldas para doar ao bebê.

    Repito: o povo quer apenas que a família devolva a chave da prefeitura.

    É pedir muito? É? Éeeee????

  17. Fernando diz:

    Outra coisa que chama atenção na campanha são os papéis das candidatas.,Cláudia Regina e Isolda a serviço das oligarquias . Papel ridícula dessa dupla de serviçais da oligarquia.

  18. MARIADOSOCORROMENEZESALVES diz:

    De geito nenhum João Claudio.

  19. Roncalli Guimarães diz:

    Ótimo texto David , parabéns .

  20. Evanice Fernandes diz:

    O menino vai derrotar os rosados. O povo já decidiu. Enquanto professora dele, observava sua vontade de vencer em tudo que planejava fazer, gincanas, Feiras de ciências, etc.

  21. MARIADOSOCORROMENEZESALVES diz:

    Por que só agora a rosa vai fazer? imagina que ela prometeu na picada. fundo municipal de apoio aagricultura. o programa somar, perfuração de poços. só faltou prometer um fundo novo. mais que apostar quanto que ela vai prometar daqui p/ dia 15? kkkkkkkkk.

  22. FLAVIO diz:

    Essa administração Rosalba ja saturou o povo,a Mesmice de Sempre,com 20 anos de administração,Rosalba ainda fala em “Reconstruir” Mossoró,Reconstrua ao menos seu Discurso Prefeita,Muda Mossoró !!!!!!

  23. Marcos diz:

    Escrevendo assim elogiando essa alma quer reza…

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Você usou dois endereços falsos, dois prenomes falsos, mas identificamos a mesma origem de sua máquina.

      Se quer elogiar ou criticar alguém, algum texto etc., pelo menos tenha a coragem de fazê-lo se identificando.

      Deixe de ser frouxo!

      Abraços e obrigado pela leitura diária de nossa página.

  24. Alcimar de Almeida Silva diz:

    Excelente texto, amigo. Inclusive útil à análise de gregos e troianos da Terra de Santa Luzia e do Rio Grande do Norte.

  25. Thiago Moura diz:

    Mossoró vai produzir mais uma vez uma das maiores lideranças políticas desse estado, Allyson Bezerra, “o menino” será um grande Prefeito.

  26. Rodrigo diz:

    Esse texto me fez lembrar da época em que fui treinado a ser sempre funcionário, lembro que quando decidir abrir o meu próprio negócio, meu ex patrão me falou que não ia dar certo, hj disputo o mercado com ele. Pq a vida é assim, as vezes o maior incentivo do oponente é empurrar para baixo, essa é o unico argumento que Rosalba tem contra Allyson77. Uma Prefeita altamente desgatada contra um “Menino do Chafariz”.

  27. Amorim diz:

    Obrigado pela resposta, excelente texto explicativo.
    Parabéns.

  28. Edinaldo Calixto Loreno diz:

    Este menino não é parente dos famosos ou heróicos políticos citados no texto,mas é parente (sobrinho) do mala já impugnado Manoel Bezerra,tem é o que se ligou sim a sindicatos,Característica dos malas. É o que pedia a eleição de Silveirinha e que tem apoio do Ex gov. Robinson,que foi Vice da Rosa, que tem blogueiros como acessor , que usa um “chapeuzinho de marqueting’ que nunca o ví usar nos três anos em que ele foi meu aluno. É o mesmo que se reunia em calçadas e ruas da cidade com o PT e o DEM que hj o acusam e que pediu a saída do Presidente e por Lula Livre nas ruas da cidade ano passado,mas que agora quer votos dos Bolsonaristas, ou seja, é um mala muito bem acessorado por figurões que querem controlar a cidade e que vendem a imagem dele de ‘pobrezinho! Nada mais que um mala e que também não foi eleito, foi “puxado” pelo coeficiente eleitoral,nada mais que um tremendo mala que desponta pela rejeição da prefeita e por falta de boas opções de votos!

  29. Faustino de Souza diz:

    Interessante o slogan de campanha da Rosa “RECONSTRUIR MOSSORÓ”. Afinal, qual a oligarquia que está no poder em Mossoró a várias décadas? Vá entender!

  30. Marcos - Fora Rosados diz:

    Bom dia Carlos Santos!
    Por alguns dos comentários em suas postagens, percebemos o tamanho do DESESPERO que toma conta dos BABÕES (COMISSIONADOS OU Ñ) da Rosa. Vemos hj, que sua hegemoniana política mossoroense está seriamente ameaçada. Espero que no dia 15 que se aproxima, os mossoroenses dêem um basta ao comando político desse pessoal.è chegada a hr da mudança, é chegada a hr de Mossoró respirar novos ares em sua política, e para tanto, se faz necessário a não reeleição da Sra Rosalba ROSADO, e de quebra, precisamos tbm de uma revigorada em nossa Câmara de Vereadores, algo em torno de uns 70% cairia de bom tamanho para nossa cidade. Por fim, desejo profundamente que o TRE faça justiça e devolva o mandato de Deputado Federal a Fernando Mineiro, eleito pelo voto do povo Norte Rio Grandense mas que hj encontra-se nas mãos de mais um ROSADO que em nada contribui com o povo do RN, VOTANDO sempre contra os anseios da classe dos trabalhadores. MUDA MOSSORÓ – FORA ROSADOS!!

  31. Marcos - Fora Rosados diz:

    Bom dia Carlos Santos!
    Por alguns dos comentários em suas postagens, percebemos o tamanho do DESESPERO que toma conta dos BABÕES (COMISSIONADOS OU Ñ) da Rosa. Vemos hj, que sua hegemonia na política mossoroense está seriamente ameaçada. Espero que no próximo dia 15 que se aproxima, os mossoroenses dêem um basta ao comando político desta FAMÍLIA. É chegada a hr da mudança, é chegada a hr de Mossoró respirar novos ares em sua política, e para tanto, se faz necessário a não reeleição da Sra Rosalba ROSADO, e de quebra, precisamos tbm dar uma oxigenada em nossa Câmara de Vereadores. Cairia muito bem para nossa cidade, a renovação de algo em torno de 70% no quadro dos futuros vereadores, Por fim, desejo profundamente que o TRE faça justiça e devolva o mandato de Deputado federal a FERNANDO MINEIRO, eleito pelo voto popular, cargo este, hj ocupado por mais um ROSADO (Ñ ELEITO PARA O CARGO QUE OCUPA) que em nada contribui positivamente para o RN, VOTANDO sempre contra os anseios da classe dos trabalhadores. MUDA MOSSORÓ – FORA ROSADOS !!

  32. Conceição Medeiros diz:

    Belíssimo texto e esta ai porque o preconceito não pode um minino inteligentissimo digno assumir odestino dessa pobre cidade que ficou parada no tempo por paixões por políticos com a decisão democrática escolhido pelo povo cansado sem esperança tentar mudar o destino eu aposto ehttp://blogcarlossantos.com.br/quem-danado-e-esse-menino/u quero a mudança.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.