• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 29/04/2020 - 05:22h
Economia

Redepetro/RN revela preocupação com cenário do petróleo

Gutemberg Dias vê cenário preocupante (Foto: arquivo)

Presidente da Associação Redepetro/RN, que agrega a cadeia produtiva de petróleo e gás no RN, o empresário e professor Gutemberg Dias comenta que “a hibernação (suspensão de atividades) das plataformas de produção dos campos offshore (no mar) da Bacia Potiguar começa a impactar a economia do RN em várias frentes”. O setor está preocupado.

“Temos um declínio ano a ano da produção total de petróleo no RN e essa crise passa a impactar sobremaneira a produção e, consequentemente, a arrecadação de impostos e royalties. Sem contar a desmobilização de mão-de-obra própria e terceirizada”.

No último dia 8, a Petrobras comunicou oficialmente ao Sindicato dos Petroleiros do RN (SINDIPETRO/RN), a decisão de hibernar plataformas no estado. Mas seu alcance chega a 62 plataformas em campos de águas rasas nas bacias de Campos, Sergipe, Potiguar e Ceará.

“A indústria do petróleo vive a pior crise nos últimos 100 anos. É uma combinação de queda acentuada no valor do brent, de forte diminuição de demanda e de excedente de produtos no mercado. As consequências já estão ocorrendo e são drásticas”, disse a Petrobras, através de Marta Regina Dal Cere Garcia, gerente de Relações Sindicais da estatal.

Mercado

No mercado do petróleo, o barril do WTI teve nova queda durante a madrugada, na ordem dos 20%, enquanto o Brent também recuou, embora bem menos.

Na manhã de ontem (terça-feira, 28), por exemplo, o Brent subia 3,3%, para US$ 20,65 o barril. A consultoria internacional Kpler relatou que “a demanda por combustíveis apresenta queda de 30% globalmente, enquanto os espaços de estoque estão se tornando algo precioso, com praticamente 85% do armazenamento onshore do mundo preenchido até a semana passada”.

Satélites dão localização de petroleiros no mundo com produto estocado, a custo médio de 30.000 dólares/dia por embarcação

Em termos de atividade onshore (em terra), Gutemberg Dias que o investimento do setor privado em campos maduros a partir do ano passado, passou a ser um alento e com bons números à indústria. Mas “a média da redução dos dois primeiros meses de 2020 em relação a Jan/Fev de 2019 chega a 11,71%”, comenta.

* O petróleo Brent é comercializado na Bolsa Londres, tendo como referência tanto o petróleo extraído no Mar do Norte como no Oriente Médio.

Com informações adicionais do Financial Times, Valor Econômico e G1.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog / Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.