• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 05/03/2019 - 10:49h
Boa notícia

RN continua redução de crimes de homicídio em 2019

Boa nova em termos de violência no Rio Grande do Norte.

Em fevereiro, o número de homicídios no Rio Grande do Norte teve decréscimo 42,7%, num comparativo com fevereiro de 2018.

Nos dois primeiros meses do ano, Janeiro e Fevereiro, a queda chega a 40,2%, quando levantamos igual tempo do ano passado.Para a governadora Fátima Bezerra (PT), “a redução é resultado de um trabalho integrado de lógica da análise criminal e liderança proativa, observados na Operação Verão e agora na Operação Carnaval”.

Ocorreram 388 homicídios em janeiro/fevereiro de 2018, contra 232 nesses dois meses de 2019. Ou seja, 156 homicídios a menos.

Nota do Blog – Números a serem comemorados, mas é cedo para certezas no diagnóstico dessa retração no número de homicídios, como exprime a governadora de forma simplória. Em todo o país esse fenômeno tem-se verificado e já se mostrara em 2018, com exceções como em Roraima e Tocantins.

Boa parte desse freio, com certeza, deriva do rigor imposto pela gestão anterior (Governo Robinson Faria-PSD) à vida prisional e integração entre as forças de segurança federais e estaduais.

Em 2018, houve diminuição em 19,4% no total de homicídios no RN, num confronto com números de 2017. Na região metropolitana de Natal, por exemplo, atingira 27,1%. Até Mossoró caiu, mesmo que timidamente, com 3,7%.

Fica claro que se o Governo Fátima Bezerra afrouxar, os números vão se acentuar outra vez. No verão, no carnaval ou qualquer outra época do ano, mata-se por qualquer motivo, sobretudo na guerra das drogas – em boa parte comandada de dentro de presídios estaduais. Qualquer pessoa razoavelmente bem-informada sobre o setor, sabe disso.

Veja dados estatísticos clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    A governadora não pode afrouxar. Segurar as rédeas é movimento difícil. Precisa mantê-las no arrocho.

  2. Jose Manoel diz:

    Anos atrás correu a mesma coisa, uma redução da criminalidade ao acaso, como dito em estatística, logo o pessoal da secretaria e professores de universidades comemoravam. Vi alguém postando e advertindo sobre o festejo antes da hora (apressado come cru), não deu outra, dois meses depois estava tudo como antes, criminalidade em ascensão. Aguardar e ver.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.