• Lion - Banner Topo-Painel - 11-02-2020
quarta-feira - 30/04/2014 - 18:55h
"Valorização"

Rosalba encaminha lei para beneficiar praças e bombeiros


A Governadora Rosalba Ciarlini (DEM) encaminhou à Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (30), o regime de promoção das praças da Polícia Militar Estadual e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Na prática, a lei revoga o decreto de promoção de 1977 e estabelece a primeira lei de valorização para os profissionais da segurança pública do estado.

Rosalba (centro) assina documento ao lado de auxiliares (Foto: Ivanízio Ramos)

O encaminhamento da lei obedece ao prazo estabelecido pela Chefe do Executivo Estadual com as categorias. A mensagem completa segue anexa.

A Chefe do Executivo Estadual declarou a importância da lei para os policiais militares. “A lei corrige uma distorção em relação à carreira. Da forma que estava era injusto com aqueles que desempenhavam seu trabalho com bravura e dedicação. Estamos assegurando os direitos e dando um estímulo à atividade tão importante para a população como a segurança pública”.

A lei de promoção garantirá os direitos e uma valorização ao ordenamento das carreiras das praças que estão há quase duas décadas sem as promoções. De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, o momento é histórico.

Carreira

“A mensagem está garantindo a carreira das praças na Polícia Militar. Isso é histórico. Não havia a lei que regulamentasse a carreira dos profissionais. Outra coisa é que nós teremos de volta o curso de formação, que não ocorre há 18 anos, e permite a ascensão dentro da instituição. A lei dá a segurança jurídica inclusive para aqueles que ainda entrarão na PM”, comentou Coronel Francisco Canindé Araújo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão, comentou que a assinatura da lei hierarquizou o desempenho da atividade policial nas ruas, permitindo o preenchimento dos quadros.

“A Governadora está comprovando que respeita a categoria profissional. Rosalba Ciarlini está preocupada em fazer uma ação para que o plano de vida das instituições possa ter profissionais em todos os níveis da carreira. Dessa forma, haverá um enquadramento de todas as praças que estão na ativa para que não sofram mais descontinuidade nas promoções”, observou.

Em 2011, a Governadora já tinha estabelecido o subsídio da Polícia Militar, que vigorou a partir de 2012, atendendo a um antigo pedido da categoria.

Nota do Blog – Existe uma reação esperada das categorias. Sentem-se traídas.

A governadora concordou em enviar à AL o projeto de promoção de praças e conseguiu por fim a greve que ameaçava causar pânico em todo o estado. Mas mudou projeto e compromisso, mandando à AL algo diferente do prometido.

O bicho vai pegar.

Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Lula Lopes diz:

    Amigo Carlos o projeto foi modificado em cantos cruciais, tornando-se inviável para categoria. Os praças e as associações já rejeitaram a proposta, no entanto o governo do Estado do RN insiste em mandar o projeto ao seu bel prazer, o que gerará uma insatisfação total da tropa, podendo vir a culminar em uma paralização.

  2. AVELINO diz:

    ISSO, PESSOAL PM: PARALISAÇÃO É O NOME DA ARMA! Acontecendo então no período da COPA, imagine a festa!!!

  3. luis carlos diz:

    essa governadora rosa fechadora depois de sucatear e levar a segurança ao maior estado de calamidade jamais visto e deixar os policiais ao abandono e sendo as vítmas dos bandidos, por falta de investimento enquanto ela gasta milhões em propaganda enganosa. O rn não merece.

  4. Lula Lopes diz:

    Amigo Carlos, ela cedeu em partes e a categoria ficou um pouco menos “revoltada”. O secretário justificou dizendo que houve um erro de digitação. Acredite se quiser. Até nisso esse governo erra. Havia uma promoção trintenaria que foi cortada, bem como a previsão de curso superior (indo na contramão da qualificação que se espera do serviço público). Aguardemos o que sairá do “debate” na assembleia legislativa. Lembro-lhe que dia 5 e 7 terá novas reuniões para definir as outras questões

  5. eu diz:

    Quando a esmola é demais o santo desconfia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A Governadora deve estar dizendo chupa PM .Vai colocar direitinho os PMs no bolso ou já colocou .

    A Governadora faz uma simples proposta aos praça da pm dizendo que vai mandar o projeto de lei para ser votado na assembleia fazendo com que os praça retorne ao trabalho . Era para ter colocado o pé no pescoço da Governadora em dizer : só voltamos a trabalhar se o governo enviar de imediato o projeto e que não aja alteração do mesmo .

  6. carlos jose cortez dantas diz:

    vergonha como esse governo trata os policiais militares pois merecem não só o plano de carreira como sua valorizaçao atravez de aumento salarial e data base vamos enfrente a vitoria é nossa

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.