• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 25/01/2016 - 08:55h
Dramático

Sangue doado não pode ser usado por falta de kit para exame

Uma fonte no Hemonorte (sede em Natal) adianta ao Blog que faltam kits para a sorologia no Hemocentro (sede em Mossoró). Em face disso, mesmo coletado o material de doadores, não pode haver liberação dos produtos para pacientes em necessidades urgentes ou cirurgias eletivas.

Tentamos conversar com a direção do Hemocentro à manhã de hoje. Ainda contactamos com a diretora administrativa Jamili Aguiar – pelo aplicativo WhatsApp -, mas ela não soube dar detalhes sobre a questão.

O diretor geral substituto Samuel Sávio estava com celular fora de área. A diretora geral, Arinete Fernandes, estaria de férias.

Cirurgias adiadas

Desde a semana passada a situação se agravou. Até o final desta semana, se não houver reparação dessa deficiência, o cenário da saúde pública de Mossoró poderá chegar a um nível nunca antes visto.

Cirurgias cardíacas previamente definidas (eletivas) hoje já não podem ser realizadas, em face da grande demanda de material necessário. Os estoques com garantia sanitária precisam ser resguardados para casos mais críticos.

Procedência e garantia

Como funciona o processo de atendimento do Hemocentro?

Vamos tentar simplificar o caminho percorrido pelo material doado. O sangue é coletado, rapidamente é extraída amostra para envio ao Hemonorte em Natal. Em média, o laudo sai em dois dias, garantindo ou não a boa procedência do produto doado.

O sangue pode propagar Hepatite, HIV, Sífilis, Doença de Chagas etc. Sem o kit, não há exame.

A partir da garantia de sua qualidade, é que pode ser liberado.

Sem o kit para se realizar esse trabalho, que está faltando no Hemonorte, podemos marchar para gravíssima situação em Mossoró, com pacientes indo a óbito por falta de sangue, mesmo havendo estoque.

Veja bastidores e notícias em primeira mão em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Trackbacks

  1. […] reflexo da falta de kit para exames atinge o Hemocentro de Mossoró (veja AQUI, o que o Blog Carlos Santos noticiou em primeira […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.