• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 06/04/2020 - 15:20h
Opinião

Somos a humanidade?

Por François Silvestre

Essa é uma questão que levantei há tempos. Se nós somos mesmo a humanidade, decorrente da evolução dos nossos ancestrais primatas. Que viemos daí não há dúvida, pois qualquer outra tese levará à explicação criativa pelo sopapo. Faça-se isso e isso está feito. De tão infantil, não trato disso.

Nos últimos cinquenta anos nós evoluímos em tecnologia mais do que nos últimos quinhentos anos. E num compasso dialético nós regredimos em convívio com a Natureza, maltratando-a, nos últimos cinquenta anos mais do que nos últimos cinco séculos.

Essa conta a Natureza cobra.

Quando Edward Jenner, no Século Dezoito, observou na ordenha das vacas, que as mulheres acometidas das mesmas feridas que matavam pessoa na cidade, ao contato com a varíola bovina, imunizavam-se da peste urbana, nascia a vacina, de vacum, vaca.

Era original a descoberta de Jenner? Para o Ocidente, sim. Porém, os chineses há dois séculos antes já haviam descoberto a vacina.

Contra a mesma doença. O que faziam? Trituravam a casca da ferida seca de um doente e sopravam, num canudo, o pó dessa trituração no nariz de um sadio.

Ele estava imunizado.

Mas essa não é a discussão a que me proponho. Repito a pergunta: Somos a humanidade? Cumprimos o papel evolutivo que sacrificou a existência dos nossos ancestrais? Posto que desapareceram para dar lugar a nós. Não somos descendentes dos macacos existentes, descendemos de parentes deles que deixaram de existir para que ocupássemos seus lugares na Terra.

Para a evolução darwiniana, tudo aconteceu num processo natural de adaptação, superação e sobrevivência. Para o conhecimento deísta não fanático, da escola do Pe. Teilhard de Chardin, no seu fantástico Fenômeno Humano, foi assim que aconteceu, evolutivamente, sob a arbitragem de Deus.

A pergunta é: Somos a humanidade? Qualquer delas. A dos deuses gregos, moradores do Olimpo?; dos deuses caldaicos, quando a deusa Istar, do amor, ameaçou Anur, deus do tempo, de suspender por um segundo a sinfonia do erotismo universal?. De Tupã, nosso pobre deus dos Tupis?. A humanidade dos loucos, dos sábios, dos santos, dos gananciosos?

Não. Não somos ainda a humanidade. E nem sabemos se daremos a ela a chance de existir. Nós, pré-humanos, estamos de marcha batida para evitar o nascimento da humanidade que anseia por nascer. Infectamos diariamente o nosso útero. Diferentemente do que fizeram nossos ancestrais, sacrificados para que nascêssemos.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    François Silvestre. Brilhante opinião. Confusa fiquei com Teilhard de Chardin porque ele passou por minha vida na época do colégio. Não era da turma do Homem de Pequim ? Pois bem, meu colégio era católico apostólico romano. Mas eu lembro de uma freira jovem falando entusiasmada sobre Chardin. Nessa época ele ainda não fôra reabilitado no catolicismo. Intrigante.

    • Q1naide maria rosado de souza diz:

      Ante-ontem me esforcei tanto para lembrar o nome de quem me apresentou a Teilhard de Chardin. Hoje, veio o sopro.
      Salve, Mère Inês! Com certeza descansa em paz porque mostrou uma igreja atenta à cultura.

  2. José Roberto Pereira( PEREIRA ZÓRBHA diz:

    Quero colar o texto que se refeea a pergunta mas não consigo. COMO FAÇO? Reedito.

  3. José Roberto Pereira( PEREIRA ZÓRBHA diz:

    Quero colar o texto que se refeea a pergunta mas não consigo. COMO FAÇO? Reedito.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.