• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 30/05/2018 - 15:40h
Justiça e Justiça

STF levou 1.183 dias até primeira condenação na Operação Lava Jato; juiz Sérgio Moro já condenou 132 nesse período

Do Congresso em Foco

Foram 1.183 dias; ou 169 semanas; 39 meses; ou 3 anos, 2 meses e 26 dias de espera. Esse foi o tempo que o Supremo Tribunal Federal (STF) levou para condenar o primeiro parlamentar na Operação Lava Jato – o deputado Nelson Meurer (PP-PR) – desde que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot entregou sua primeira lista de deputados e senadores suspeitos de se beneficiarem do esquema de corrupção da Petrobras.

STF: fila do atraso (Foto: Nelson Júnior)

Meurer fazia parte da relação – a famosa e temida “lista de Janot ” – entregue ao Supremo em 3 de março de 2015.

A demora na primeira condenação na mais alta corte do país contrasta com a celeridade com que foram julgados os casos em poder do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Até o último dia 14 Moro havia condenado 132 pessoas. Foram 203 condenações, pois alguns acusados foram sentenciados mais de uma vez. As penas somam quase 2 mil anos de prisão.

Desempenho de Moro

Meurer foi condenado a 13 anos e 9 meses em regime fechado.

A Operação Lava Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014. Moro condenou pela primeira vez em 22 de abril de 2015 – 370 dias depois. Na ocasião, considerou culpados o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. O caso se referia ao superfaturamento e desvio de dinheiro na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

De lá para cá, o tempo médio da tramitação dos processos com o juiz paranaense foi de nove meses.

Na prática, a diferença entre os 12 meses para a primeira condenação de Moro ante os 39 do Supremo mostra que os ministros demoram o triplo do tempo do juiz para sentenciar o primeiro réu da Lava Jato.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Nota do Blog Carlos Santos – O STF é uma vergonha para o Judiciário de verdade, um atraso para o país, o pior dos poderes da República. Boa parte de toda essa metástase política, institucional, econômica e moral que vivemos, deriva daí.

E vai piorar.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    1183 para sair a primeira condenação? Isto lá é demora.
    Demora é passados quase 11 anos e nenhum dos condenados na Operação SAL GROSSO ter conhecido o xilindró. Isto sim, isto é demora.
    Quando o TJRN vai julgar os recursos SAL GROSO, eu não sei.
    Por que este processo já se arrasta por quase 11 anos, eu não sei.
    Sei que existe um CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA que tem como uma das suas obrigações evitar que processos demorem anos e anos a serem julgados.
    Quando SAL GROSSO será julgado, não sei.
    Mesmo já tendo apelado para Bola de Cristal, Cartas de Tarô e até para o Mestre Armando Fortuna, não consegui descobrir quando SAL GROSSO será julgado.
    O que eu sei é que todo o BRASIL já tem conhecimento da demora que acontece no julgamento deste processo que, por não ser julgado, permite que uma condenada em primeira instância a mais de 5 anos de cadeia, por prática de improbidade, presida a Câmara Municipal de Mossoró.
    Até quando, meu Deus?
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NESTE SÉCULO?
    O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ALGUM DIA PELA POLÍCIA DO RIO GRANDE DO NORTE?

  2. João Claudio diz:

    A foto e o fato.

    O primeiro da fila é PTralha até a medula e não esconde que é serviçal de Lula e de Dilma. O segundo, ‘Afffff! Um bucho’. O terceiro é humano dos pés até o pescoço, mas possui cabeça de batráquio. Poucos Cururus Tei Tei possui uma boca tão ‘sapólica” quanto a dele. O quarto, ex ‘adevogado’ do PT e, claro, PTralha até a bosta. O quinto usa uma peruca ridícula e já beijou os pés da mulher de Cabral em agradecimento ao cargo que ocupa.

    Cadê o restante dos pavões?

  3. Amorim diz:

    A Corte Suprema levará então 431 anos para 11 Ministros julgar o que UM UM JUIZ FEZ.

  4. Carlos diz:

    O próximo deveria ser ele mesmo !!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.