domingo - 01/04/2018 - 07:14h

Testemunho de uma história muito especial


Por José Bezerra Neto

Meu nome é José Bezerra Neto, conhecido como “Barbosa”, ou “Zezinho Barbosa”. Tenho muito orgulho em estudar na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Entrei no processo de  seleção  por cotas  e  hoje sou discente do Curso de  Administração de Empresa. Sou um aluno proativo, procuro resolver os desafios durante meu processo de aprendizado na universidade. Sei que não é fácil, para uma pessoa com necessidades especiais,  estudar.

Venho mostrar aos alunos com Deficiências e com Necessidades Educacionais Especiais que todos temos condição de superar nossas limitações.  Hoje sou convidado a proferir palestras, rodas de conversas e entrevistas.

Sou convidado para assistir defesa de monografia e defesa de dissertação nos Programas de Pós-Graduação e fui, recentemente, convidado para publicar um livro sobre minha história, mas optei por organizar o livro com minha orientadora a Professora-doutora Ana Lúcia Oliveira Aguiar e buscar a publicação nas Edições Uern. Não é tarefa fácil.

Levanto-me às 05 horas para me preparar para os estudos e hoje estou colhendo os frutos que estou plantando e quando terminar o curso desejo fazer mestrado e doutorado.

Em conjunto com a professora Ana Lucia Oliveira Aguiar, Pós-Doutora em Educação, que é a minha orientadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) participo de cursos, minicursos, oficinas levando minha experiência e contribuindo para a visibilidade das discussões sobre o direito das pessoas com deficiência, educação, diversidade e inclusão.

Sei que é muito difícil para uma pessoa conseguir estudar em uma universidade que não tenha uma Política de Inclusão e uma Diretoria de Políticas e Ações Inclusiva, como é o caso da Uern que tem o Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN). Temos uma equipe multiprofissional, composta de Pedagoga, Psicóloga Educacional, Psicóloga Clínica, Assistente Social, Ledores para nos acompanhar e orientar os professores nas necessidades de adequações avaliativas, curriculares, metodológicas e de tempo.

Hoje,  curso o 6º Período de Administração de Empresa. Sou bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da UERN e fui bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Alguns dos Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) que desenvolvi e desenvolvo com a Professora Ana Lúcia Aguiar, minha orientadora: Histórias Silenciadas: discentes com deficiência mútuas rompem barreiras do silêncio e contam histórias de inclusão.

Outro projeto intitulado Acessibilidade de Efetivação de Diretos de pessoas com deficiências mútuas: experiências exitosas no processo de adequação da avaliação dos conteúdos. Atualmente realizo a pesquisa Pibic como o título Indagando a universidade, sob a perspectiva dos discentes com deficiência, o acesso e o acompanhamento de estudantes com deficiências no Ensino Superior. Outra pesquisa Pibic muito importante foi “Iniciação científica como prática de reflexão crítica no ensino superior: construções e superações”.

Com a mesma importância tenho artigos publicados em Anais de Eventos como os seguintes: Acessibilidade e efetivação de direito das pessoas com deficiência intelectual: experiências exitosas no processo de adequação da avaliação dos conteúdos, publicado no III Seminário Potiguar: Educação, Diversidade, Acessibilidade e Direitos Humanos.

O artigo Histórias silenciadas: discentes com deficiências mútuas rompem barreiras do silêncio e contam histórias de inclusão, publicado no  IX Encontro Internacional ‘Presencia de Paulo Freire’, em Cuba.

Escrever um artigo, participar de eventos, ser bolsista de Iniciação Científica me fez amadurecer e poucos alunos tem essa oportunidade de um professor aceitar a sua pesquisa. Vou continuar me dedicando, com compromisso, aos meus estudos, pois é através da minha formação acadêmica que entrarei no mercado de trabalho com qualidade. Quero mostrar a minha capacidade e minha determinação deixando à sociedade que a pessoa com deficiência tem condição de superar barreira que surgiram.

Quando as oportunidades aparecem pela minha frente eu pego logo. As oportunidades na vida são poucas.  Não deixo passar.

Encerro a minha fala, como aluno com Necessidades Educacionais Especiais, que tem, dia a dia, buscado seus direitos e cumprindo seus deveres que com determinação, foco, planejamento e disciplina superamos os obstáculos que aparecem em nosso caminho.

Portanto esses anos todos de estudo na Uern trazem para minha vida conhecimentos, melhorias para a vida profissional e um futuro promissor.

Agradeço a minha orientadora professora-doutora Ana Lúcia Aguiar pelo incentivo diário e por acreditar no meu potencial estando comigo desde que eu fui aprovado no vestibular e ingressei na Uern. Também agradeço aos meus amigos Martiniano, Victoria Bica, Jailson, José Medeiros, Leandro, Amanda Lima e Pedro, os quais me incentivam diariamente no grupo em que frequentamos diariamente.

Por fim, agradeço ao professor José Raposo Coelho que, através dos seus ensinamentos, possibilitou o meu ingresso na Universidade, bem com ao ex-reitor Milton Marques de Medeiros (in memorian) que me incentivou e me colocou no caminho rumo à aprovação, me fornecendo a oportunidade de estudos em cursinhos preparatórios.

José Bezerra Neto (Zezinho Barbosa) – Discente da Uern

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. jb diz:

    Que belo depoimento.

  2. David Leite diz:

    Parabéns, Barbosa!

  3. Almeri Nogueira Júnior diz:

    Meu amigo Zezinho,
    Sou testemunha do seu esforço e dedicação diuturna em busca dessa formatura que tanto almeja. Não é surpresa para quem o conhece, essa determinação férrea com que busca o conhecimento e seu lugar ao sol, caminho que tens trilhado com brilho e luz própria.
    Orgulha-me muito tê-lo como amigo, mais ainda, ser testemunha dessa sua história mais que especial.
    Parabéns!

  4. Cláudio Garcia diz:

    Meu amigo Barbosa. Parabéns. Você é um vencedor e exemplo para muitos.

  5. Inacio Rodrigues diz:

    Linda historia de vida! Um exemplo! Parabéns Zezinho!

  6. PV diz:

    Um verdadeiro depoimento de quem realmente busca chegar, uma lição de vida pra quem sempre teve tudo mas mãos como eu, e outros vários que conheço e na maioria das vezes não valoriza nada. Ao mesmo tempo um soco no estômago de algumas pessoas que sedizem amigos do grande Barbosa. Siga em frente! Você inspira pessoas.

  7. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que beleza de Artigo, Zezinho Barbosa. Parabéns! Somos o produto de nosso esforço. Bendito aquele que nos inclui e nos mostra o caminho do sucesso no qual a nossa deficiência deixa de existir e alcançamos os cumes que nos pareciam inatingíveis, tal e qual aos demais.

  8. MANOEL diz:

    Valeu barbosa ! Vc é um exemplo de perseverança. Sou seu admirador

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.