• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 30/07/2015 - 23:52h
Parceria

Trabalho da Uern aponta caminhos para a Saúde Básica

Leodise (centro) participou de apresentação (Foto: cedida)

Profissionais da Residência de Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade apresentaram nesta quinta-feira (30), o resultado da territorialização realizada junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Foi no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do RN (UERN).

O trabalho é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pretende fortalecer a Atenção Básica de Mossoró.

Foram dois meses de estudo e pesquisa realizada em seis UBSs de cinco bairros: Pereiros, Dom Jaime Câmara, Bom Jesus, Walfredo Gurgel e Nova Vida.

Territorialização

“Sem dúvida, esse trabalho é mais uma experiência exitosa na saúde de Mossoró. Apostamos no trabalho desses profissionais e agora eles estão mostrando o resultado da pesquisa realizada e os dados serão fundamentais para a gente direcionar o planejamento das ações na Saúde”, falou a secretária municipal de Saúde Leodise Cruz, que fez questão de estar presente na apresentação.

Através da territorialização, será possível saber informações sobre a situação de vida das pessoas atendidas pelos serviços básicos de saúde, as fragilidades do sistema, os serviços ofertados, as necessidades de ampliação de equipes, bem como as experiências exitosas desenvolvidas nas áreas estudadas. Esses dados servirão de base para o planejamento da gestão na saúde municipal.

Cerca de 50 profissionais, entre médicos, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos e fisioterapeutas estiveram diretamente envolvidos no processo.

A apresentação aconteceu no auditório da Faculdade de Enfermagem da UERN, no Centro.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Discurso bonito. Mas nada disto funciona se dentista se recusa a extrair dente de usuário do SUS, por sinal um idoso, e fica tudo por isto mesmo. Onde isto aconteceu? Na UBS CHICO PORTO.
    Discurso bonito. Mas nada disto funciona se dentista se recusa a extrair dente de usuário do SUS, por sinal uma criança, e fica tudo por isto mesmo. Onde isto aconteceu? Na UBS CHICO PORTO.
    O idoso era eu. A criança, minha filha. Será que isto acontece proque critico esta administração desastrada?
    Discurso bonito. Mas nada disto funciona se faltam medicamentos de uso contínuo e de distribuição gratuita aos usuários do SUS. Onde isto aconteceu? Na UBS CHICO PORTO.
    Deixo claro que após a troca do encarregado por esta UBS as coisas melhoram. Melhoraram e muito. Uma mudança da água para o vinho. Mas medicamentos continuam quase todos os meses faltando. Se a dentista continua se recusando a extrair dente de idoso, não sei. Não ive mais coragem de abrir a minha boca para uma dentista que, mesmo vendo um raios-x dentário e examinando o dente, não consegue identificar um foco infeccioso e deixa de receitar antibiótico, MESMO O PACIENTE TENDO FEITO ESTA SOLICITAÇÃO.
    É preciso melhor remunerar o pessoal da saúde a fim de contratar profissionais melhor qualificados.
    O resto é apenas discurso bonito e boa intenção.]
    Reconheço o desejo da Secretária de Saúde de melhorar o atendimento na rede municipal de saúde em Mossoró. Infelizmente a politicagem blinda pessoas não vocacionadas ao serviço público.
    ////
    BREVE, MUITO EM BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    EM QUE FICOU O CASO INSULINA/OXIGÊNIO?
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ.
    FALTA MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ PORQUE FALTAM MERENDEIRAS. PARECE ATÉ PIADA.

    • ROSANA diz:

      Você é idoso com uma filha ainda criança ? O certo seria ser sua neta, exemplo imoral.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        NÃO SOU PSIQUIATRA.
        Mas é fácil perceber o trauma causado pela separação que aconteceu na sua vida.
        Você é inteligente. E toda mulher inteligente é encantadora. Tire um pouco do ódio que existe no seu coração e substitua por amor. Até porque nenhum bem faz mais bem do que o bem amor.
        Se fizer isto descobrirá a beleza que existe num nascer do sol e em passarinhos no quintal cantando e tornando o dia mais lindo. Abra esta janela que você fechou.
        Feche os olhos e imagine você de mãos dadas com alguém de quem gosta muito a sentir as gotas do orvalho que cai no seu rosto e que na grama brilham. E permita que este vento alegre traga até você uma linda canção de amor. Talvez você faça amor rolando nesta grama molhada.
        Depois, saia por aí a cantar, já que você não mais estará remoendo mágoas. E fique certa de que esta canção que você cantará fará com que se sinta feliz.
        Você tem direito à felicidade.
        Um bom fim de semana para você.
        ////
        BREVE, MUITO EM BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
        FALTA MERENDA ESCOLAR NAS ESCOLAS PORQUE FALTAM MERENDEIRAS.

        • ROSANA diz:

          NÃO SOU VIDENTE.
          Mas é fato que os hipócritas tem essa mania de culpar quem os acusam de imoralidades, como se o errado fosse perceber o mal dos outros, e não praticá-lo. Não é nem razoável um velho ter uma filha criança, é fora da ordem natural, geralmente fruto de uma imoralidade, abandono de família por mulher mais jovem, sendo os primeiros filhos de mais idade. Não me venha com esse papinho de felicidade, pois todo canalha egoísta é feliz, não confunda prazer com o bem. Você pode ter trocado o bem da família, pelo prazer da “mocinha” , e chama isso de bem por que está feliz ? O ladrão é feliz roubando. Não faltam pessoas para escolher ser feliz com o prazer, é por isso que o mundo está tão desumano, porque não tem o sacrifício pelo bem, mas os hipócritas querem que o mundo seja perfeito, desde que eles não tenham que se sacrificar para isso, que seja só sentir prazer, o que eles chamam hipocritamente de amor.

        • ROSANA diz:

          E outra coisa, como psiquiatra você é um ótimo jornalista, pois não tenho nenhum caso de separação na minha família, muito menos comigo. Eu não preciso sofrer um mal, para percebê-lo como mal, não preciso ser roubada, para perceber o mal do ladrão. É questão de consciência, coisa que nenhum hipócrita tem.

          • Inácio Augusto de Almeida diz:

            A sua fixação pela palavra HIPÓCRITA já diz tudo.
            A sua veneração por Rosalba Ciarlini elimina qualquer dúvida.
            Simpatizo com a política Rosalba Ciarlini, mas não ao ponto de considerá-la acima de tudo e de todos. Você venera Rosalba Ciarlini como se santa ela fosse. Meu medo é qualquer dia você lançar o movimento da construção do Santuário Rosalba Ciarlini. Talvez já não tenha feito isto por causa da crise, o que mostra ser você uma pessoa inteligente.
            Só para que você saia deste seu pequeno mundo:
            “Bruce Willis e Emma Heming
            Completando 60 anos, Bruce Willis recebeu uma bela declaração da amada, a modelo e atriz Emma Heming. “Feliz aniversário para o amor da minha vida e o melhor homem que eu conheço”, parabenizou. Eles são casados desde 2009. Evelyn, primeira filha do casal, nasceu em 2014.
            Diferença de idade: 23 anos”
            Você, Rosana, sabe que a INQUISIÇÃO já acabou faz um bom bocado?
            Escreva alguma coisa condenando a NÃO entrega do UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR.
            /////
            BREVE, MUITO EM BREVE, OS RCURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
            O PROCESSO DA OPERAÇÃO JÁ FOI CONCLUÍDO E AGUARDA JULGAMENTO.

          • ROSANA diz:

            Não é fixação pela palavra HIPÓCRITA, queria eu que fosse só uma palavra, mas é a realidade da maioria das pessoas iguais a você, infelizmente são HIPÓCRITAS. A minha situação com Rosalba, é só porque ela sofreu uma grande perseguição, porque nunca vi governantes de governos anteriores e piores, serem afastados, achei que pegaram pesado com ela, humilharam ela, essa injustiça me deixou indignada, considero ela a menos ruim, nunca disse que ela era perfeita, muito menos santa. Inácio hipócrita imoral, esse exemplo que você citou de suposta paixão, é quase uma piada. Você procurou um exemplo logo no meio artístico, que já é conhecido por ser imoral e fútil, todo mundo sabe que famoso não tem compromisso com o bem , nem com família, só com o prazer. Um ator rico idoso com uma modelo jovem, ou seja , dinheiro x juventude, está cheio de maus exemplos como este, com uma super dose de machismo, pois os machistas sempre trocam a esposa e família por cadela jovem, é sempre assim .Isso que a cadela falou não significa nada , pois até o diabo pode nos “amar” com a boca, é só hipocrisia mesmo. Será que uma jovem modelo se casaria com um idoso aposentado do INSS ? Esse exemplo você não encontra com facilidade, e um idoso rico casando com uma idosa ? Você sabia que o Bruce jamais se apaixonaria por uma idosa de 60 anos ? Como eu sei disso ? É a realidade que os hipócritas fingem não vê, para imorais e hipócritas feito você , é preciso ter dinheiro, ou juventude ou as duas coisas para ter o que vocês chamam de “amor”. Pode dizer que é “amor’, é assim que os hipócritas dormem, sem o pesadelo da verdade. Inácio, você pode escolher ser imoral, hipócrita e o que quiser, mas negar a própria realidade para se senti bem , usando a religião para justificar seus atos sórdidos e covardes.O bem não precisa de religião para ser bem, ele existe por si só. Esse bem Inácio, é difícil mesmo, se fosse fácil ninguém escolheria o prazeroso mal. São nas dificuldades que Deus sabe quem somos nós, se o trocamos pelo prazer do diabo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.