segunda-feira - 19/08/2019 - 08:18h
Economia

Tripé do crescimento econômico do país está travado


Do Folha de São Paulo

O tripé do crescimento econômico brasileiro é formado pela venda de commodities para o exterior, o consumo das famílias, e os investimentos em infraestrutura e habitação. Esse tripé está travado.

Com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os economistas Guilherme Magacho e Igor Rocha calcularam que a queda de preços internacionais de commodities (produtos primários como café, soja, frutas) foi responsável por 34,5% do recuo na produção brasileira entre 2013 e 16.

Enquanto isso, a contração dos investimentos públicos e privados em infraestrutura e habitação, por sua vez, respondem por 20% e 21,2% da redução respectivamente. Só que, com fábricas ociosas, empresários não têm por que investir. E com o Orçamento engessado com altas despesas fixas, o Estado perdeu também capacidade de botar dinheiro na equação.

Construção civil

A taxa de investimento da construção civil como fatia do Produto Interno Bruto (PIB) teve, em 2018, seu pior desempenho em 70 anos. Já os investimentos em máquinas e equipamentos fecharam como 6,1% do PIB.

Em 2010, quando a economia crescia bem, correspondia a 8%.

Todos os indícios sugerem que os números de 2019 seguirão o mesmo ritmo.

A última crise econômica do Brasil, em 2001, fez o investimento demorar 39 meses para retornar ao nível inicial. A crise atual já se estende faz 62 meses.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Victor diz:

    A diferença é que após a crise de 2001, o Brasil passou a ser presidido por Lula que uniu forças de diferentes matizes para fazer o Brasil voltar a crescer. Agora temos o que temos aí, esse paspalhão que está transformando o país no paraíso dos milicianos.

  2. João Claudio diz:

    Cabe perguntar a Dilma, Lula e ao PT como desata o nó cego que ambos deram no país.

    Eeepa!!! Não percam tempo dizendo que, se Lula voltar o país volta a andar.

    Me poupem me, POR FAVOR!

  3. Rui Nascimento diz:

    Se não estou ficando doido, vi vários empresários, um pouco antes do golpe se confirmar, inclusive o norte-riograndense todo poderoso Flávio Rocha (dono da Riachuelo), cantando em prosa e verso que era só tirar Dima e o PeTê que em seis meses o Brasil seria a maior potência econômica da Via Láctea!
    A propósito quanto tempo faz mesmo que a crise econômico esfola os mais pobres e os ex-novos ricos?
    - “A crise atual já se estende faz 62 meses”. (Obrigado por lembrar CS)
    Ah tá!!! :) :) :)

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    A propósito onde anda as e os Mirians Leitões da cena editorialista do País de mossoró, inclusive Juízes, advogados e Promotores, que aqui atuavam, tal e qual ventríloquos diuturnamente, quando do ápice da instrumentalização do Judiciário e da mídia nativa à serviço da implementação do golpe que depôs uma Presidenta sem que efetivamente, esta, tenha cometido, nenhum crime de responsabilidade. Ainda assim, golpeada institucionalmente pelos traíras da Pátria mãe gentil, mais uma vez, como já ocorrera com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.

    No caso, não esqueçamos que o golpe, assim como antigamente, fora financiado, bem sabemos, pelo dito patronato capitalista daqui e de alhures…!!!

    Afinal, cadê os editorialistas de economia do Blog Carlos Santos, que aqui compareciam semanalmente pra dar seu pitaco em forma de verdade absoluta, especialmente quando dos governos Petistas…!!!

    Que eu saiba, não possuem o nome QUEIROZ, até prova em contrário não cometeram crimes. Todavia, tomaram chá de sumiço ante o vendaval neolibelês À lá pAULO gUEDES O pRIMATA, com seus mavioso efeitos deletérios à perder de vista na cena Social, Econômica e Política Brasileira.

    Por um acaso, será necessário o MP investigar o porquê do sumiço dos catedráticos em economia dita neoliberal do País de mossoró…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.