domingo - 04/05/2014 - 20:49h
Política em Mossoró

Um momento para se repensar e se avaliar muita coisa

Quando a “poeira” baixar, cada liderança política de Mossoró que faz parte de nossas “zelites“, tem o dever de avaliar e repensar muita coisa.

Pela primeira vez, em 26 anos, o casal Carlos Augusto Rosado (DEM)-Rosalba Ciarlini (DEM) esteve fora de um pleito municipal.

O grupo de Sandra Rosado (PSB) empilha seis derrotas seguidas à Prefeitura de Mossoró.

No mínimo, vão ter que aprender a dividir espaços e conviver com outras forças, situação estranha para eles.

O modelo oligárquico ortodoxo que produziu uma espécie de mentalidade de “eugenia política”, ou seja, de pureza e crença de superioridade com base apenas no sobrenome Rosado, está em xeque.

Na verdade, ruiu. Está esgotado.

É o fim dos Rosado?

Não. Não mesmo.

Talvez seja a chance para que repensem muito de seus métodos e conceitos.

Francisco José Júnior (PSD) – prefeito eleito – tem a oportunidade de mudar a história, dando ao mossoroense a chance de sonhar com a política para todos e não em favor de uns poucos.

Voltaremos ao tema numa série de matérias analítico-opinativas, contribuindo para o bom debate.

Aguarde.

Acompanhe-nos também pelo TWITTER clicando AQUI.

Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. ROSANA diz:

    ESSA ELEIÇÃO NÃO SIGNIFICA NADA DO QUE VOCÊ ESCREVEU , SE FOSSE ASSIM OS ALVES NÃO ESTARIAM ETERNAMENTE NO PODER , ALIENANDO COM SEUS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCIPALMENTE EM NATAL , VILMA COM O FILHO FORMANDO QUADRILHA NO GOVERNO , E ALGUNS GRITANDO “VOLTA VILMA ” SERÁ QUE O POVO ACORDOU MESMO , OU SEGUE ALIENADO ? ESTAMOS LONGE DO QUE VOCÊ ESCREVEU , ESSE PREFEITO ELEITO É SÓ MAIS UM LIXO DESSA LIXEIRA .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Dona “Rosana”, se possível modere sua linguagem para poder participar do fórum de debates desta página. Sua catilinária, para todos os lados, não condiz com nosso ambiente. É possível criticar, censurar, rejeitar, rosnar, sem que necessariamente precises insultar. Por favor. Aguardo sua compreensão. ABraços

      • Francisco de Sousa diz:

        Em apoio a leitora Rosana.
        Bom dia.!!

        Caro jornalista, admiro vosso trabalho, e acompanho com assiduidade esse blog, apesar de ser a primeira vez que tento comentar nele, mas fiquei, confesso, decepcionado com o tratamento dado á leitora “Rosana”, não vi em seu comentário, coeso, em minha opinião, qualquer forma de ofensa que viesse a denegrir a imagem desse veículo de comunicação, acho sinceramente que o senhor ficou mais preocupado em tolher a opinião dela, do que mesmo, ver as “regras” de convivência criadas pelo senhor serem respeitadas, apoio a opinião da leitora, e assino embaixo, penso que a liberdade de expressão é um direito sagrado, direito esse que se fosse cerceado, teria como vítimas maiores os que vivem da atividade jornalística, como o senhor, portanto, espero de forma respeitosa que meu comentário seja liberado, e ainda sim, que o senhor procure ser mais aberto á críticas e opiniões contrárias, continuarei lendo vosso blog, pois acho interessante e de utilidade pública para a nossa cidade, mas ficarei com essa ressalva.

        Atenciosamente: Francisco de Sousa. Graduando em administração pela Universidade Federal rural do Semi-árido – UFERSA.

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Caro Francisco, boa tarde. Certamente você não leu alguns comentários que precisaram ser cortados, por tratarem algumas pessoas com classificações ofensivas. Você pode censurar alguém, sem necessariamente ofendê-lo. Você pode se indignar, sem insultar.

          Cada comentário liberado aqui, é um comentário que possui meu endosso, por liberá-lo.

          Em mais de 30 processos judiciais – fora as ações de interpelação – movidos contra mim, não apareceu um único webleitor que se dispusesse a ser testemunha a meu favor.

          Em pelo menos cinco ou seis processos, as ações derivaram de textos escritos por webleitores. Nenhum foi processado, apenas eu. Pelo menos dois tentei contacto para que me ajudassem na defesa, mas se esquivaram e nunca mais apareceram por aqui. Um deles até tentou, usando nome falso etc.

          Não é fácil ser moderador, é sempre muito difícil.

          Mas poucas páginas em nosso universo social oferecem tamanha abertura como o Blog Carlos Santos, principalmente moderando a baixa linguagem.

          Existem várias páginas por aí que privilegiam o anonimato e a ofensa. Paciência.

          Nós continuaremos nos esforçando para manter o bom e alto nível de debates, onde todos levamos vantagem, aprendendo. Principalmente eu.

          Obrigado e um abraço

          • Francisco de Sousa. diz:

            Caro Jornalista.!!!

            Me referi apenas ao comentário da leitora Rosana exposto em vosso blog, mas entendo sua preocupação, e me solidarizo com o problema, fiquei satisfeito com a explicação, e também com o respeito por minha opinião, e a coragem de liberar meu comentário,continuarei lendo o blog, e agora com mais respeito ainda, desde já agradeço.

          • Carlos Santos diz:

            NOTA DO BLOG – Eu é que agradeço a leitura diária e os comentários que enriquecem, sobretudo porque nos ajudam no bom debate e no aprendizado permanente à civilidade. Boa noite

        • ROSANA diz:

          FRANCISCO DE SOUSA , MUITO OBRIGADA PELO APOIO ! FIQUEI MUITO FELIZ POR SABER QUE TEM MUITA GENTE LUTANDO PELO BEM SIM , PELA REAL JUSTIÇA . UM QUERENDO O BEM SOZINHO NÃO PODE MUITO , MAS A UNIÃO FAZ A DIFERENÇA .QUANTO AO CARLOS SANTOS , NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR COM OS MEUS COMENTÁRIOS , POIS NÃO CONSIGO MAIS ME INDIGNAR NESTE AMBIENTE .

  2. Diogo diz:

    Como pode ser o fim dos Rosados se Fafá foi uma das apoiadoras estratégicas? E o sobrenome Ciarlini da esposa? É só coincidência? Viva a oligarcia, filha da oligarquia com a democracia.

  3. farias diz:

    até concordo com seu comentário, mas o que essa eleição aponta para campanha estadual, acho que as oligarquias do estado em alerta, prova disso é a união das duas para a campanha estadual.

  4. ROSANA diz:

    CAROS SANTOS , EU ESCREVI TANTAS COISAS IMPORTANTES DE INDIGNAÇÃO , MAS VOCÊ SE IMPRESSIONOU COM ALGUMAS POSSÍVEIS “OFENSAS” , É COMO JESUS JÁ DIZIA ;”ENGOLEM UM CAMELO E SE ENGASGAM COM UM MOSQUITO” AS POSSÍVEIS OFENSAS SÃO O DE MENOS , O IMPORTANTE É A INDIGNAÇÃO QUE TODOS DEVERIAM TER CONTRA A CORRUPÇÃO DE TODOS OS PARTIDOS CLARO . SEU BLOG É UM AMBIENTE MUITO CULTO , QUE PROVAVELMENTE NÃO ACEITA NENHUM TIPO DE “OFENSA ” OU O QUE VOCÊ ENTENDA POR OFENSA , DEVERIA SER MAIS DEMOCRÁTICO .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – As regras do Blog são claras. Servem para a senhora, para mim, para Inácio, Naide, João Pedro, Cinquentinha, Fransueldo, Maria, Firmino, Diogo… etc. É possível se indignar, sem ofender, promover ofensas e levantar acusações que em juízo, por exemplo, a senhora precisará provar e não conseguirá em boa parte. Simples assim. Abraços

  5. Carlos diz:

    Repartir o pão é sempre melhor do que ficar sem ele.

  6. ROSANA diz:

    CARLOS SANTOS , QUANDO EU DIGO QUE FULANO É DA MESMA LIXEIRA QUE BELTRANO , FOI PORQUE A PRÓPRIA MÍDIA DIVULGOU , NO CASO OS PROCESSOS QUE O PREFEITO ELEITO ESTÁ SOFRENDO , POR ACASO NÃO POSSO CONFIAR NO QUE A MÍDIA DIVULGA ? ASSIM FICA DIFÍCIL NÉ ? EU NÃO DISSE QUE ELE ERA CORRUPTO ,APENAS QUIS DIZER QUE DE ALGUMA FORMA “DEVIDO AOS PROCESSOS ” ELE ESTÁ MISTURADO COM OS OUTROS , OU SEJA , TAMBÉM SOFRENDO PROCESSOS COMO OS DEMAIS . AS REGRAS DO BLOG SÃO IMPORTANTES SIM , MAS SE PREOCUPE MENOS COM AS REGRAS E MAIS COM O CONTEÚDO DO BLOG , ASSIM VOCÊ PODERÁ SER MAIS QUE UM JORNALISTA ,SERÁ UM GRANDE SER HUMANO , ESPERO QUE ESTEJA SEMPRE NO PARTIDO DO BEM .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – As regras são para todos, como já afirmei. Elas balizam nosso comportamento. O meu, o seu, o nosso. Ser melhor ser humano, por exemplo, é saber conviver com contrários, respeitar para ser respeitado. Ah, e um pedido e conselho. Escreva com letras maiúsculas e minúsculas, que ajuda mais na leitura de todos, às palavras que queres emitir. E até para aproveitamento em publicação na página principal do Blog, facilita a edição. Abraços

  7. Faustino diz:

    Parabéns ao novo prefeito, com essa eleição suplementar esperamos que seja um novo começo de um novo tempo político em nossa cidade. Gostei demais.

  8. toinho diz:

    Acho D.Rosana,Que essa eleição foi uma prova que o povo quer mudança,Foi uma grande tapa no topete do chapão,foi o que eles mereciam mesmo.O povo não aceita mais imposição,nem acordão desses políticos profissionais.

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Francisco José Júnior (PSD) – prefeito eleito – tem a oportunidade de mudar a história, dando ao mossoroense a chance de sonhar com a política para todos e não em favor de uns poucos.”
    Não, não acredito que seja com este prefeito que Mossoró mudará politicamente.
    Está umbilicalmente ligado aos ROSADO.
    Prova disto foi o apoio que recebeu da Fafá ROSADO.
    Quem acompanha política em Mossoró sabe que nem ele mesmo esperava esta estrondosa votação.
    Os cabos eleitorais de Cláudia Regina se bandearam para este prefeito.
    A Rosalba Ciarlini diz que cruzou os braços e eu me pergunto se cruzou mesmo.
    Tudo conspirou a favor dele.
    Por quê?
    Porque o objetivo era esmagar Larissa ROSADO.
    Na verdade os ROSADO praticaram autofagia política.
    E se insistirem nesta política de auto-extermínio terminarão sendo riscados do mapa político do RN como os Mariz foram.
    A hora é de repensar a maneira de fazer política, tirar o salto alto e voltar a serem os humildes dos anos 50/60.
    Recomeçar deve ser a palavra de ordem dos Rosados.
    Zé Buchudinho acaba de colocar na vitrola maluca uma música da Simone.
    COMEÇAR DE NOVO.
    Zé Ruela ri.
    Eu não consigo rir.
    Fico a pensar no que será dos velhinhos com a quase crônica falta de medicamentos,.
    Quando me lembro das crianças me entristeço.
    Com camisas puídas, calções remendados, sandálias com as tiras amarradas com arame, tudo porque não recebem o UNIFORME ESCOLAR a que tem direito.
    Futuros analfabetos funcionais, já que não poderão estudar, uma vez que o MATERIAL ESCOLAR não lhes é entregue.
    A MERENDA ESCOLAR certamente continuará a ser uma garapa feita com aromatizante e duas bolachas mofadas.
    Por que ninguém verifica o fato de TODAS as outras cidades brasileiras ter entregado UNIFORME ESCOLAR, MATERIAL ESCOLAR, servirem uma MERENDA ESCOLAR de qualidade e Mossoró não?
    Por que ninguém fiscaliza isto?
    Por que todos se calam, inclusive Padres, Pastores e Espíritas, que tanto pregam as palavras de Jesus Cristo e se dizem defensores da JUSTIÇA SOCIAL?
    Por que nunca nenhum deles levantou a voz contra esta gritante INJUSTIÇA SOCIAL que se comete contra os pequeninos que não sabem se defender?
    Por que calam, mesmo sabendo que as criancinhas nos colégios de Mossoró tomam água NÃO filtrada?
    Não, não será com este prefeito que administra sem nenhuma preocupação com o social que Mossoró mudará a sua maneira de fazer política.
    Não, não será com este prefeito que os mossoroenses irão sonhar com um porvir risonho.
    QUE DEUS PROTEJA MOSSORÓ.

  10. ANA diz:

    Concordo plenamente com você Carlos Santos. O povo mossoroense já estava cansado de ver sempre as mesmas pessoas (rosados), tomando conta da prefeitura. Silveira vai fazer história. Torço para que ele seja um excelente prefeito. Nossa cidade merece. Só mais uma coisa: Quero Parabenizar O Excelentíssimo Juiz Dr. Herval Sampaio, que em nenhum momento se curvou diante dos poderosos. Acho que ele é merecedor de ter o seu nome em algum monumento na cidade de Mossoró. Parabéns HERVAL SAMPAIO!

  11. isaura rosado diz:

    E o papel da justiça? Alguem ja esqueceu ? O grande artifice deste resultado !! Para mim carlos, os rosados estavam sim nesta campanha. Uns podendo ser votado: larissa. Outros nao podendo ter canidato: rosalba. Outros comandando a campanha: gustavo e fafa.
    O prefeito tem pouquissimo tempo.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, professora. O texto acima não sonega participação ou tira méritos dos Rosado. E uma série de matérias analítico-opinativas vai tentar mostrar isso. A vitória de “Silveira” não é dele apenas. O DNA é amplo. Saudades das nossas prosas. Abração

  12. João Azevedo diz:

    Boa noite caro Carlos!

    Acho sim, que deve ser feita esta reflexão por parte dos políticos locais, principalmente os que vem sendo derrotados sucessivas vezes (no caso, Larissa Rosado e seu grupo político que é liderado pela Deputada Federal, Sandra Rosado). Admiro tamanha persistência pela vitória, da deputada, mas chega o momento de se refletir algumas coisas. Por exemplo: A caducidade de todo o grupo que ao longo dos anos só colecionou derrotas, sem pelo menos tentar renová-lo (dar oportunidade a outros que compõem o mesmo grupo).
    É tempo de se fazer esta reflexão profunda e de se reconhecer os números da derrota como sendo da vontade do povo e não sempre querendo parar o processo com demandas judiciais. 31.862 votos de maioria não há qualquer contestação que justifique não vitória do adversário. Se amam de verdade a cidade de Mossoró, não reclamem por algo que vem do povo; o de querer mudança. Quando contestamos é porque não aceitamos e só que perde com isso é a cidade que terá de dispender altas quantias em dinheiro para bancar eleições suplementares. Vai este texto também para o ex vice prefeito Welington que agindo pela emoção entrou com 12 pedidos de impugnação contra o prefeito eleito Fco. José Jr.
    Ora, sabendo ele como advogado que é, e que não poderia entrar com tais ações, pois não tivemos candidatos pelo DEM. Amigo Welington, agindo assim sem a razão você parece às vezes que não gosta da cidade de Mossoró e sim tentar criar uma instabilidade política no município. Em vez de estar querendo melar as eleições; mesmo sendo com adversário, tente contribuir com a atual administração, levando sugestões e críticas. Afinal se gasta muito com eleições onde o dinheiro usado é de todos nós contribuintes.

  13. Israel lima diz:

    Concordo em numero grau e gênero com seu comentário Carlos além de sensato e extremamente oportuno.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia e obrigado, Israel. Bom você por aqui para concordar, discordar, participar. Somos da mesma geração do nosso querido Colégio Dom Bosco. Abração

  14. Hermiro Filho diz:

    Você disse:
    Na verdade, ruiu. Está esgotado.
    É o fim dos Rosado?
    Não. Não mesmo.
    Talvez seja a chance para que repensem muito de seus métodos e conceitos.
    Se o Francisco souber trabalhar direitinho gerando corretamente o dinheiro do cofre da PM vai dá dor de cabeça nas próximas eleições aos políticos tradicionais desse município.

  15. Antonio Rinaldo diz:

    Assisti agora há pouco uma entrevista do prefeito eleito, Francisco José Jr., num “plantão” da Inter TV Cabugi, sobre as eleições suplementares de Mossoró. Enquanto Silveira Jr. falava, ao fundo estavam Fafá Rosado e seu esposo Dr. Leonardo Nogueira. Cercado pela sombra dessa oligarquia, dificilmente o prefeito, agora não mais interino, mas eleito, mudará a história, “dando ao mossoroense a chance de sonhar com a política para todos e não em favor de uns poucos”. Não esqueçamos que os apoios para a eleição de hoje serão cobrados amanhã, em forma de favorecimentos, indicações e, até, poder de decisão por aqueles que não sabem fazer outra coisa senão “dar ordens”. Não é impossível, mas eu mesmo só acreditarei nessa “mudança” quando tiver a certeza que o prefeito eleito fará um Governo independente e sem intromissão, principalmente, de quem não sabe ser “subordinado”.

  16. Carla diz:

    Espero que o prefeito tenha uma gestão independente. Observe que Fafá Rosado e sua turma continua no poder. Lembre , prefeito, que não deve nada ela é que quem manda é você.

  17. Anderson diz:

    Está na hora da reforma política. Plebiscito Já!

  18. Daniel Santos diz:

    O mais divertido dessa campanha é ver o PT acreditando que ganhou essa campanha! Além de vice não servir de coisa nenhuma eles ainda perderam a vaga que tinham na câmara! A proposito quem assume a vaga de Luiz Carlos?

  19. Antonio Rinaldo diz:

    Carla disse: “Lembre , prefeito, que não deve nada ela (Fafá) é que quem manda é você”. Será? A formação do secretariado do prefeito eleito nos dará um noção sobre quem dará a última palavra na prefeitura nos próximos anos. Eu, particularmente, desejo, espero e torço muito que Fco. José Júnior consiga ser “o prefeito”, de direito e de fato. E que Mossoró se liberte de vez desses termos, prefeita “de direito” e prefeito “de fato”. Só no futuro saberemos se Francisco José Jr. será, ou não, um divisor de águas na política mossoroense, por enquanto, temos somente a expectativa.

  20. odair josé diz:

    EU SINCERAMENTE ACREDITO QUE SE O GRUPO DA GOVERNADORA TIVESSE UM CANDIDATO COMPETITIVO PARA SUBSTITUIR CLÁUDIO A COISA TERIA SIDO DIFERENTE, POREM AGORA É ESPERAR QUE A JUSTIÇA APURE OS PROCESSOS NO QUAL O NOVO PREFEITO ESTÁ ENVOLVIDO E TORSO PARA QUE O MESMO SEJA INOCENTE CASO CONTRÁRIO MOSSORÓ ESTARÁ EM MAUS LENÇOIS.

  21. Elias diz:

    Caro Carlos, creio que as lideranças estão refletindo, realmente. Não sei se tomarão medidas corretivas ou se serão engolidas, ainda que com os braços abertos. Sandra colhe o que tem plantado desde a morte do seu pai, Vingt, um dos grandes líderes que agregaram forças em torno de si. O desejo de Sandra de manter o protagonismo dentro da sua casa a trouxe onde está. Fafá é uma das grandes vitoriosas desta campanha, mas ainda não sabemos como ela capitalizará este êxito politicamente, nestas eleições. É importante lembrar que ela está no PMDB de Henrique, e apoiou o candidato de Robinson. Ela terá que pedir votos para Henrique e precisará do apoio do prefeito de Robinson para eleger-se, em resumo. Mas não tem bobo nesse jogo. Na hora da verdade, eles sempre descobrem um jeito de sobreviver.

  22. Luis Carlos diz:

    Não acho que esse Silveirinha é a diferença. Ele faz parte da família Rosado e foi apoiado por Rosados.
    Cheio de denúncias iguais a maioria dos políticos. qual a diferença.
    Mossoró continuará nas mãos de Rosado.

  23. gilmar h diz:

    Carlos Santos, faço uma sugestão em relação às práticas dialógicas nesta cibermídia: seria de boa serventia dispor de um marcador referente à análise discursiva dos comentaristas. Apenas um pequeno texto itemizando as principais estratégias falaciosas.

    Percebo que a maioria, para fazer valer sua opinião, recorre às mais variadas trapaças retóricas. Algumas são tão bem articuladas que lembram até os grandes sofistas das antigas Escolas Megáricas. Se o nosso sistema de ensino formal fosse mais dedicado às ciências da linguagem teríamos reduzido o número de analfabetismo funcional neste país.

    Como exemplo do que sugiro, apresento, a grosso modo, as seguintes trapaças retóricas, muito comuns em nossos comentários e por isso devemos ficar atentos:

    01) Ignoratio elenchi
    O leitor/interlocutor ignora o que ouviu/leu e argumenta OUTRA COISA por não ter condições de refutar a proposição do outro. Muda o foco da questão.

    02) Ad hominem
    Esta estratégia consiste em tentar desqualificar, vilipendiar (desonrar) o oponente e não sua proposição. Aqui o sofista pega carona nos “valores” sociais e preconceitos. As insinuações são os principais insumos discursivos. Por exemplo, é muito comum o sofista tentar aplicar uma “chave de rosca” no oponente, do tipo: “Sou casado”; “ procure sua turma, sou vacinado”. Com isso, o sofista insinua que o oponente é homossexual e…. gay, você sabe, né? Tem que ser por meio da insinuação por que o sofista não quer assumir o preconceito – de forma alguma ele é preconceituoso! Esse lixo retórico objetiva persuadir a ralé – que é uma maioria expressiva. O sofista, muito astucioso, usa a linguagem formal. Daí, a ralé se mete e usa a linguagem chula que lhe própria.
    03) Non sequitur
    Astuciosamente o sofista apresenta vários argumentos e conclui outra coisa. A conclusão que ele apresenta É UMA VERDADE UNIVERSAL, mas está dissociada dos argumentos anteriores.

    Há outros tipos de trapaças, como o Plurium Interrogationum (a falácia da pressuposição); o Sensacionalismo; a Descontextualização e a Generalização. Bom, sugiro apenas um pequeno texto para alertar os comentaristas que a linguagem é a “impressão digital” da alma. Nada na linguagem é por acaso e por isso, consciente ou não, o falante revela mais de si do que daquilo que comenta.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Complicado, meu caro. Sobretudo para esse editor, redator, repórter, revisor, moderador… ufa! Às vezes chegamos a receber mais de 150 comentários por dia, muitos deles longos demais, descontextualizados, outros tantos ofensivos, muitos com endereços falsos, sem se falar daqueles que apenas procuram insultar outros comentaristas, políticos ou seja lá quem for. Não tenho como administrar tamanho caos, nessa dimensão que sugeres. Infelizmente. Faço o possível para impedir excessos e garantir a livre expressão. ABraços

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.