• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 20/06/2021 - 10:50h

O papel do presidente na pandemia

Foto ilustrativa de O Globo

Foto ilustrativa de O Globo

Por Ney Lopes

Já se disse, que conselho se fosse bom, não se dava, se vendia.

Não se trata de “caça às bruxas”, com objetivos políticos, como tem feito a CPI da Covid-19, que perde credibilidade, pela forma como trata os depoentes e monta a sua pauta.

Entretanto, a verdade, que não pode ser escondida é a de que nada traz segurança de estar próxima uma melhora rápida do quadro sanitário nacional.

Não se nega que o Brasil tenta acelerar a vacinação, mas ainda mostra índices muito baixos de imunização completa da população.

Menos de 13% dos brasileiros receberam as duas doses necessárias da vacina contra a covid-19.

Por outro lado, a maior parte das regiões do país segue flexibilizando restrições de circulação, mesmo com a alta de contágios.

Em São Paulo, que acumula o maior número de mortes no país, foram 22.582 novos casos do novo coronavírus registrados ultimamente, o oitavo maior número diário desde o início da pandemia.

O ministro Marcelo Queiroga anunciou a antecipação da chegada de 7 milhões de doses da vacina da Pfizer em julho.

Boa providencia.

Como dito, existe inegavelmente o esforço de vacinação, porém, não vai conter uma nova onda de contágios e mortes, preveem os especialistas, citando os exemplos do Reino Unido e do Chile, onde a imunização já está bastante avançada.

Veja-se a decisão do premiê britânico Boris Johnson.

Ele adiou o final das restrições contra a Covid-19, em razão da expansão da variante indiana a um ritmo preocupante nas últimas semanas.

Já a cidade de Santiago, a capital chilena, volta ao “lockdown”, pela alta de internações, especialmente de jovens, ainda não vacinados.

Neste contexto, não é suficiente a ação isolada do ministro da Saúde.

Ele precisa ser publicamente prestigiado pelo presidente Bolsonaro, para que o trabalho do governo traga efeitos positivos.

O que não pode é o presidente Bolsonaro continuar na teimosia de dar argumentos contra si próprio, auto incriminando-se ao não recomendar o uso de máscaras, promover aglomerações e ostensivamente desacreditar a vacinação.

Esse é hoje um problema sério no Brasil, considerando o efeito demonstração dos atos e declarações do presidente Bolsonaro, que sendo um líder influi no comportamento da população.

O governo constrói com uma mão e destrói com a outra.

Não se deseja criminalizar o presidente, nem exigir dele o impossível, já que as dificuldades e consequências catastróficas da pandemia não ocorrem apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

O que se deseja é que ele faça a parte dele, deixando de oferecer diariamente argumentos à CPI para condená-lo e, sobretudo, não contestando o “resto do mundo”, ao desconhecer as regras de prevenção absolutamente necessárias para combater a Covid 19.

Não seria pedir demais, que o presidente num gesto de humildade fosse a TV e afirmasse que, pela evolução da doença epidêmica, adotaria outra postura.

Não se trataria de confessar erro na condução da pandemia, já que o vírus é até hoje absolutamente imprevisível, a própria ciência evolui e adota posições diferentes, dia a dia.

O maior beneficiário seria o próprio presidente Bolsonaro, o seu governo e o povo brasileiro.

Talvez sejam contra essa postura, aqueles que torcem pelo “quanto pior, melhor”.

O que se espera é que ocorra somente isso.

Nada mais!

Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal, professor de Direito Constitucional da UFRN e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Pedro Rodrigues diz:

    Bolsonaro recusou 70 milhões de doses da Pfizer e 160 milhões da CoronaVac. Caça às bruxas? É alguma piada?

  2. mdm diz:

    Quem está perdendo a credibilidade na CPI do Covid 19 é a turma de puxa $aco, bem remunerada pelo energúmeno.

  3. Carlos diz:

    Deixei de ler o texto no segundo parágrafo.

  4. Fatima Azz diz:

    Lastimavel esse ser do esgoto se promovendo nesse blog. Precisa de financiamento é verdade. Mas perde em.leitores. mas leitores nao financiam.
    Criatura dá nojo com obviedades e patacadas.
    Mas esse o blog nao vai criticar. Q pena. Rn sem sorte

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Dado o seu passado e triste histórico como De lutado e homem dito público..!!

    ,Então o que esperar da análise do Sr. NEY LOPES, acerca de uma questão tão séria e urgente como é a CPI DA PANDEMIA DA ,COVID -19..?!?l

    Chamar a CPI DE PALCO POLITICO E O DE MENOS, PRA QUEM APOIOU E CONTINUA APOIANDO IS GOLPISTAS DE SEMPRE EM SEU NEO-LIBERALISMO ATAVICO, PRA NAO DIZER ESCRAVISMO LATENTE..!!!

    Essa gente tacanha, reacionaria e estúpida, paga qualquer preço pra que o grupo do GENOCIDA MOR CONTINUE NO PODER, ASFIXIANDO A DEMOCRACIA, FAVORECENDO Z MEIA DUZIA DE SEMPRE E FECHANDO OS OLHOS E PASSANDO PANO PARA AS AÇÕES F OMISSÕES CRIMINOSAS DO EXCREMENTISSIMO.. !!

    Um baraco
    FRS.NSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO
    OAB/RN. 7318

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.